A A A C
email

Quarta-feira, 25/01/2012

Desenvolvimento Sustentável em pauta: as escolas da 10ª CRE preparando-se para a conferência Rio+20

Tags: 10ªcre, eventos.

 

 O NEA10 – Núcleo de Educação Ambiental da 10ª Coordenadoria Regional de Educação vem realizando há vários anos, trabalho em parceria com escolas e creches de Santa Cruz, Guaratiba, Paciência e Sepetiba, antecipando a participação da 10ª CRE na Rio+20 e elaboração da “Carta de Princípios Escolares para um Mundo Sustentável.”

 

 

Começou a contagem regressiva. Faltam 146 dias para o início da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que estará acontecendo na Cidade do Rio de Janeiro, de 20 a 22 de junho de 2012.

 


Tal como aconteceu em 1992, há vinte anos, o Rio de Janeiro estará recebendo cerca de duas centenas de líderes vindos de todos os países do mundo. Serão chefes de Estado, chefes de Governo e outros representantes, no mais alto nível, que estarão produzindo um documento político focado no desenvolvimento sustentável.

 


Ainda que os preparativos para a Rio+20 não apresentem o mesmo aparato nem o aspecto glamouroso da Eco 92, os objetivos e temas que serão tratados persistirão na abordagem dos novos desafios emergentes, procurando assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, além, é claro, de fazer uma avaliação do progresso alcançado nos últimos vinte anos e o que ainda tem que ser feito daqui para a frente.

 


Quanto aos dois temas que estarão sendo focalizados na Conferência: 1) a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e 2) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável, penso que as escolas municipais do Rio de Janeiro poderão desenvolver uma série de trabalhos começando por esclarecer o conceito de economia verde.

 


Há vários anos o NEA1O – Núcleo de Educação Ambiental da 10ª CRE, coordenado pelo professor Álvaro Jorge M. B. Almeida vem promovendo e incentivando projetos que contemplam a ideia de sustentabilidade, partindo de ações aparentemente simples, mas de grande importância para o meio ambiente, como, por exemplo, promover o reaproveitamento, reutilização e reciclagem das embalagens dos alimentos que são fornecidos diariamente para o preparo da merenda nas escolas.

 


Também por intermédio do NEA10, o professor Álvaro vem mantendo parceria com o Programa de Comunicação e Educação Ambiental (Procea), desenvolvido pela empresa Ciclos Consultoria, que é uma iniciativa da Thyssenkrupp CSA Siderúrgica do Atlântico, com apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 


Desde 2009 o programa vem desenvolvendo atividades voltadas para a sensibilização e a educação ambiental de professores, funcionários e alunos, com palestras, oficinas, cursos, exposições, visitas às instalações industriais e apresentação de peças teatrais.
 

 

De forma mais efetiva, professores e gestores de escolas da 10ª CRE começaram os preparativos para a Conferência Rio+20 participando, no mês de agosto de 2011, do Pré-Fórum Sustentabilidades e a sala de aula, com discussão abrangente para a fundamentação do texto com as sugestões para a Carta de Princípios Escolares para um Mundo Sustentável.

 


Em um dia de muitas propostas e debates, no auditório da 10ª CRE, professores e gestores representantes das escolas e creches, elencaram os problemas ambientais em cada bairro ou região da cidade do Rio de Janeiro e apresentaram possíveis propostas para a solução.

 


O Pré-Fórum, que também foi um passo importante para a discussão dos conceitos de desenvolvimento sustentável e economia verde, foi sequenciado pelo Fórum de Sustentabilidade e a Sala de Aula, realizado nos dias 14 e 15 de setembro de 2011, no Centro Cultural Veneza, em Botafogo, contando com a presença de vários especialistas em meio ambiente e com a participação de professores da 10ª CRE.

 


Além de inúmeras outras iniciativas isoladas, de professores e de escolas, que poderíamos relacionar como ações preliminares para a inserção da 10ª CRE na temática da Conferência Rio+20, vale ressaltar a participação de professores e alunos das Escolas Municipais Nair da Fonseca e Nelson Romero no Dia Mundial de Limpeza na Praia, em 17 de setembro de 2011, que é um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos e participativos do mundo, segundo o Instituto Ecológico Aqualung, um dos organizadores do evento no Brasil.

 


Outro destaque elogiável é para a direção, professores e alunos da Escola Municipal Otelo de Souza Reis, que promoveram e participaram de campanhas e trabalhos para a reutilização de papeis no Ano Internacional das Florestas, com diversas atividades que tiveram a sua culminância no final do mês de outubro de 2011.
 

 

Leia também:

Escola Municipal Otelo de Souza Reis,reutilizando papéis no Ano Internacional das Florestas.

http://migre.me/7rLmC


Escolas da 10ª CRE participam do “Dia Mundial de Limpeza na Praia”
http://migre.me/7rLoZ


Fórum de Sustentabilidades e a Sala de Aula

http://migre.me/7rLqT
 

Professores da 10ª CRE participam de curso de sensibilização ambiental em Angra dos Reis

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1339

 

 

 

 

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
eventos (322)
10 (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.