A A A C
email

Quarta-feira, 21/03/2012

Professores e alunos da Rede refletem sobre espaços urbanos

 

A terceira edição da formação docente do Projeto Ciência Hoje de Apoio à Educação das Crianças no Rio de Janeiro foi uma grande surpresa para cerca de 200 professores dos 5º anos da rede municipal.

 

 

No Circuito de Oficinas “Aventure-se RIO”, os professores saíram a campo com um projeto de pesquisa bem definido: comparar realidades e paisagens da cidade do Rio de Janeiro, contribuindo na construção de uma visão ampla do ambiente e da vida urbana. A formação aconteceu entre os dias 6 e 10 de fevereiro e incluiu estudos de campo no Bosque da Barra.

 

A incorporação do estudo de campo à formação docente - um dos diferenciais do “Aventure-se RIO” - tem por objetivo desenvolver o espírito e o pensamento científico dos professores e, consequentemente, de seus alunos. Para a Diretora Pedagógica do Projeto, Maria Del Carmen Chude, este Circuito de Oficinas e a saída a campo representam um espaço para reflexão sobre os desafios da nossa vida social.

 

O Projeto Ciência Hoje de Apoio à Educação das Crianças é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Ciência Hoje (ICH) desde 2010. E neste Circuito de Oficinas, a formação já foi considerada positiva antes mesmo do final da formação. Após o estudo de campo, professores relataram que o curso superou as expectativas. “O formador incentivou-nos o tempo inteiro, tornando as aulas super interessantes e dinâmicas, além de despertar a nossa curiosidade científica”, ressaltou a professora Isabel Cristina de Oliveira Mendonça da Escola 05.15.032 Leonor Posada.


Agora, o próximo passo de Isabel e todos os outros professores é sair a campo com seus alunos, dando-lhes a oportunidade de aproximar os ecossistemas do seu cotidiano e de desenvolver um estudo comparativo com o local onde vivem. “Dessa forma, eles terão a oportunidade de estudar na prática, preparando-se para não somente compreender o mundo, mas para questioná-lo e, por fim, mudar sua própria realidade”, destaca a Gerente de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Ana Cristian Thomé Veneno.
 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
O Projeto Ciência Hoje é muito importante para os alunos e para os professores da rede municipal. É importante despertar nossos pequenos cientistas...

Postado por Neilda Silva em 06/03/2012 14:53

Que surjam os pequenos cientistas para num futuro próximo se tornarem grandes cientistas.

Postado por Fatima Lucia Braga em 06/03/2012 20:20