
Segunda-feira, 16/04/2012
Escola Municipal Guandu
Nesta quinta-feira, dia 29 de março de 2012, estive visitando mais uma escola da 10ª CRE, para o Rioeduca.
A escola está localizada no lote 217, do Conjunto Habitacional conhecido como Guandu Velho. Solange explica que a ocupação daquela área, margeada pela Avenida João XXIII, teria começado a partir dali, somente depois surgindo os demais conjuntos.
A Rua Um, onde fica a Escola Municipal Guandu, nos dá a ideia de que foi a primeira a ser aberta, ocupada e pavimentada. Não posso afirmar que isso de fato aconteceu, mas vale mencionar, ainda me valendo das observações feitas pela diretora Solange, que a escola fica relativamente próxima à rodovia BR 101 Governador Mário Covas, que liga Santa Cruz à Itaguaí e à Costa Verde Fluminense.
Já na Escola Municipal Guandu, após percorrer um bom trecho da Avenida João XXIII, sou recebido pela sorridente funcionária Graciane, que me conduz até a diretora.
Sou apresentado também à diretora adjunta Márcia Ferreira Mariano que até 2011, ocupava o cargo de coordenadora pedagógica, e aos professores e funcionários da escola.
Na visita que faço às dependências da E. M. Guandu, a solícita diretora Solange vai mostrando tudo o que tem sido feito para proporcionar mais conforto e comodidade aos alunos, professores e funcionários. Tratando-se de uma escola do estilo “Lelé”, do qual tenho falado repetidamente em outras postagens, é conveniente observar a criatividade dos gestores para obter espaços de ampliação e mesmo algumas mudanças estruturais, sempre na expectativa de melhorar as condições de trabalho.
A sala da secretaria funciona também como sala da direção, mas há uma ampla e confortável sala multifuncional adaptada, com acervo bibliográfico e equipamentos de informática. Além da cozinha, refeitório, despensa, brinquedoteca e banheiros para os alunos e funcionários, visitei também as salas de aula, uma delas adaptada. Quando não chove e o sol não está muito forte, as crianças podem brincar no pátio externo, que ainda não possui cobertura.
O “Plano de Ação” da E. M. Guandu enumera pontos fundamentais de trabalho, que têm como objetivo, desde a conscientização dos responsáveis, para que todos mantenham uma relação harmoniosa com a comunidade escolar, até a preocupação com as crianças para que possam ter a nítida compreensão das relações entre a palavra falada e a escrita, assim como a inserção dos números na vida cotidiana e nas atividades escolares.
Como tem sido prática nos anos anteriores, a Escola Municipal Guandu também estará, neste ano letivo de 2012, dando a devida importância às atividades interdisciplinares, com a realização de projetos sobre alimentação saudável; hábitos e atitudes saudáveis; valores e virtudes; cuidados com o meio ambiente, inclusive com ações específicas sobre a importância de não se jogar lixo às margens ou área de entorno do Rio Guandu, que fica bem próximo à escola.
Todos os eventos tradicionais, como o “Dia Internacional da Mulher”; “Dia do Circo”; “Dia das Mães”; “Mês da Paternidade”; “Dia das Crianças” e outras comemorações do gênero estão sendo incluídas como atividades complementares já programadas e em desenvolvimento na E. M. Guandu.
Ainda segundo a diretora Solange, outro compromisso da Escola Municipal Guandu tem sido relacionado à educação inclusiva, com o currículo adaptado para atender os alunos portadores de necessidades especiais, sempre com atualização constante para receber e integrar qualquer criança que venha a ser matriculada na escola.
|


Postado por Fatima Lucia braga em 16/04/2012 22:32