A A A C
email

Sexta-feira, 20/04/2012

Resgatando Valores com a E. M. Hermenegildo de Barros

Tags: 3ªcre, escoladafamília, cidadania, blogsdeescolas, artescênicas.



 

 

O Projeto Político Pedagógico de uma escola precisa estar intimamente ligado àquela comunidade escolar. Precisa atender os anseios dos indivíduos que ali vivem e se relacionam. Assim pensa a E. M. Hermenegildo de Barros, ao definir seu projeto para 2012. Vamos conhecê-lo?

 

Localizada no bairro do Engenho da Rainha, a E. M. Hermenegildo de Barros decidiu no início do ano criar um Projeto Político Pedagógico que atendesse as demandas da comunidade escolar, conhecidas através de questionários preenchidos no final do ano letivo de 2011.

 

Era urgente buscar a revalorização da escola e da comunidade e o estudo do passado foi o caminho escolhido por eles. O projeto foi elaborado em conjunto por pais, alunos e equipe da escola que insistiu na criação conjunta e foi conhecer com pessoalmente a comunidade que atende.

 

 

 

Relato da equipe do Bairro Educador que acompanhou a escola

 

 

Assim, de volta à escola, o PPP tomou corpo nas mãos de todos e ficou resumido no logo criado por todos os participantes da elaboração. A imagem central foi uma caricatura da escola de 2008, de autoria desconhecida, para simbolizar esse mergulho no passado. As mãos que protegem e envolvem a escola são as que participaram e participarão do dia a dia desse resgate.

 

 

 

 

 

Então, a primeira parte era descobrir que rainha era esta que possuía um engenho. E o que é um engenho? O que significa ser rainha?

 

 

 

 

Dois momentos do projeto

 

 

E, além de revalorizar a comunidade, é preciso dar valor aos seus habitantes, à escola e aos alunos. A escola preparou atividades em que os pais e responsáveis foram ouvidos e acolhidos em suas reivindicações e anseios. Na Escola de Pais e nas Rodas de Leitura de pais, eles podem participar ativamente da vida escolar de seus filhos.

 

 

 

 

E os alunos? Estão adorando! Já tiveram um dia de reis e rainhas com direito a coroa e tudo. Refletiram que rainha é essa que tinha um engenho e as diferenças entre ela e as rainhas que eles conhecem (dos contos de fadas e do Carnaval). Até experimentaram uma sobremesa com o alimento preferido da D. Carlota Joaquina (ela mesma, a dona do engenho!): frutas. E, para continuar, pois o projeto está só começando, assistiram à peça preparada e encenada por professores e funcionários (confiram o vídeo em destaque): Será que o Engenho é da Rainha? Com direito a debate e making of registrados no post NOSSA PEÇA TEATRAL FOI UM SUCESSO !!!

 

 

Tudo isso e muito mais está registrado no blog E.M. Hermenegildo de Barros. Lá, estão o vídeo da visita ao Morro do Engenho, o trabalho da Sala de Leitura, uma deliciosa receita de gelatina de abacaxi, a fruta que tem coroa, e outras atividades. Não percam!!!

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
3ªcre (329)
cidadania (16)

Comentários
Trabalhei nessa escola durante 1 ano e tenho muitas recordações boas do meu trabalho e muito carinho por todas as crianças de lá. Mesmo de longe, estou sempre torcendo pelo sucesso da escola. Parabéns e sucesso sempre!! Joice

Postado por Joice Pinter em 20/04/2012 00:47

Parabéns, pelo lindo resgate da história da comunidade! Tenho certeza que através dele, uma nova história poderá ser construída!!! Parabéns Equipe!!!

Postado por Daniele Peres Nunes em 20/04/2012 14:16

Estamos realizados por termos lançado nosso blog, pois através dele todos podem acompanhar o dia-a-dia de nossa escola e todas as conquistas que estamos tendo. Também estamos muito felizes por vcs terem prestigiado o nosso blog com comentários tão ricos e terem dado destaque a ele aqui no RioEduca. EM NOME DE TODA A EQUIPE HERMÊ: OBRIGADA PELO RECONHECIMENTO E CARINHO !!!

Postado por Escola Hermenegildo de Barros em 21/04/2012 21:53