A A A C
email

Terça-feira, 01/05/2012

Educopédia e a E. M. Oswaldo Aranha no Centro de Estudos Integral

Tags: 5ªcre, educopédia, rioeduca.

Dia 25 de abril foi dia de Centro de  Estudos,
onde professores da E. M. Oswaldo Aranha puderam conhecer a plataforma da Educopédia, além de obter informes sobre o Rioeduca, seu portal e e-mails.
 

 

 

No dia 25 de abril, aconteceu o Centro de Estudos Integral em todas as Unidades Escolares da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Muitas escolas se mobilizaram e, com antecedência, solicitaram a Capacitação da Educopédia que é dinamizada por Educopedistas e/ou representantes da Empresa MStech, responsáveis pela dinâmica da plataforma.

 

Na 5ª CRE, uma das escolas que recebeu a Capacitação foi a E. M. Oswaldo Aranha, em que MSTeck e Rioeduca estiveram presentes.  O encontro foi excelente e possibilitou aos professores um encontro aberto para o conhecimento desta plataforma colaborativa.

 

 

 

 

 

     
Os professores da escola estavam presentes, junto com a Coordenadora Pedagógica, Luzia de Fátima, e a Diretora Adjunta (e ex diretora), professora Wanda, todos orientados pela atual diretora, professora Denise.

 


Ao iniciar a Capacitação, a profª Denise, diretora da escola, deu boas-vindas às representantes, tanto da MSteck, professora Claudia Francez, assim como a representante do Rioeduca, professora Regina Bizarro e os professores foram unânimes em afirmar que querem trabalhar com as aulas digitais da Educopédia, além de terem a possibilidade de usarem todas as ferramentas que a Plataforma oferece.

 

A professora da Sala de Leitura, professora Lilian Mara da Silva, apresentou o curta “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore”, escrito por Willian Joyce, sensibilizando o grupo.

 

O filme narra uma história sobre pessoas que dedicam suas vidas aos livros e de livros que devolvem esse favor. É uma verdadeira carta de amor, afinal podemos encontrar nele beleza e a fonte da juventude!

 

Com o título original "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" o curta metragem foi o vencedor do Oscar 2012 para filme de animação.
 

 

 

 


O filme tem duração de 14min e 49s e vale a pena assistir, além de usá-lo em aulas nas Salas de Leitura e na própria sala de aula.

 

 


 

 

 

Após a apresentação do vídeo, a professora Denise, diretora da Unidade Escolar, falou que os livros tem o poder de nos fazer viajar por mundos fantásticos; que o vendaval acontecido na história nos remete ao aluno que não consegue aprender; temos que comer muitas letrinhas para ficar antenados ao novo; que a mágica da leitura nos traz alegria; a magia que fica, o lúdico e a importância da música na arte de ensinar. Com o livro, tudo ganha cor e vida.

 

  
Mas... Surgiu a pergunta: Os livros estão com dias contados?

 


Não, todos foram unanimes em responder! Eles estarão eternamente presentes, embora as novas tecnologias na arte de mediar o ensino sejam muito necessárias, pois temos que acompanhar as mudanças no mundo, superando dificuldades que venham existir nesta era digital.

 


Logo a seguir, a representante do Rioeduca, profª Regina Bizarro, falou da importância dos Blogs de professores e escolas no Portal Rioeduca, da importância de comentarem as postagens, pois são fundamentais para que possamos medir a intensidade do trabalho, que é fundamental para que o mundo reconheça a singularidade da educação carioca.

 

Falou, também, da importância dos e-mails de professores e alunos e orientou que acessem o Portal Rioeduca preenchendo um questionário, caso não conseguissem pelos meios normais.

Em destaque, aqueles que tiverem dificuldades de acesso poderão ir ao Portal a fim de comunicarem à Gerência da Educopédia, que estará pronta a resolver essa questão.

 

Instantes após, a representante do MsTech, profª Claudia Francez, apresentou a pergunta: “Para trabalhar com tecnologias nas escolas é necessário ser um especialista?”.

 

Começa assim a apresentação da Plataforma Educopédia e para assisti-la clique na imagem abaixo.

 

 

 

 

Foram momentos de prazer e descontração, além de serem de extrema necessidade, visto a importância que a Plataforma tem em relação a soma na aprendizagem dos alunos, assim como proporcionar ao professor mais uma ferramenta para que suas aulas sejam mais dinâmicas e colaborativas.
 

 

Informe-se sobre a Educopédia acessando o blog http://educopedia2010.blogspot.com

 

Acompanhem os trabalhos da EM Oswaldo Aranha através de seu blog http://escolamunicipaloswaldoaranha.blogspot.com.br/

 

 

 Professor, sua escola já tem blog ou desenvolve algum projeto interessante?

Entre em contato conosco AQUI para divulgá-los! O Portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores.

Participe também!

 

Profª Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca/5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

Facebook: https://www.facebook.com/#!/rebiza/

 

 

                                


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (418)
rioeduca (78)

Comentários
Parabéns E. M. Oswaldo Aranha pelo trabalho de qualidade oferecido aos alunos desta escola.Usar a Educopédia como ferramenta auxiliar do ensino/aprendizagem é tudo de bom. A Educopédia veio para Revolucionar a Educação Carioca!

Postado por Fatima Lucia Braga em 01/05/2012 13:51

Sou uma das professoras da E.M. Oswaldo Aranha com orgulho, pois a direção, coordenação e os colegas de trabalho abraçam a causa e o trabalho flui bem melhor.... As dificuldades existem mas, se todos vestem a camisa e atuam com os avanços tecnológicos que vieram para somar, poderemos mudar o final da história... Obrigada Regina, sua presença foi fundamental para o sucesso do nosso encontro...

Postado por Katia Rabello em 02/05/2012 19:32