A A A C
email

Quinta-feira, 21/06/2012

Meio Ambiente e Sustentabilidade nas Creches da 7ª CRE

Tags: 7ªcre, rio+20, sustentabilidade, creches.

 


A Rio+20 está acontecendo na nossa cidade desde o dia 13 de junho e segue até sexta-feira, dia 22 de junho.  As creches municipais da 7ªCRE estão desenvolvendo o tema Sustentabilidade e Meio Ambiente com suas crianças.

 

 


Conheça um pouco as ações e projetos desenvolvidos nas creches municipais da 7ª CRE: Creche Municipal Rogério Cardoso Furtado e Creche Municipal Sebastião Bernardes de Souza Prata, ambas  localizadas em Vargem Pequena ; Creche Vitorino Freire localizada em Vila Valqueire; Creche Municipal Maria da Conceição Silveira de Carvalho, localizada em Jacarepaguá e a Creche Municipal Sempre Vida Nise da Silveira, localizada na Cidade de Deus. Todas estão desenvolvendo atividades para incentivar ações em defesa do Meio Ambiente e favorecer a Sustentabilidade.

 


Creche Municipal Rogério Cardoso Furtado

 


Na semana do meio ambiente, nossas crianças vivenciaram a reciclagem de garrafas PET e caixas de leite. As garrafas PET foram trazidas pelos responsáveis e funcionários; as caixas de leite foram aproveitadas da própria merenda escolar.

 

Temos um projeto chamado RECILATA, que já nos rendeu bons frutos. Este projeto começou em 2010, mas continua sendo inserido nos outros projetos que vão surgindo a cada ano. No ano de 2012, estamos trabalhando o Projeto "Brincar e Aprender, Tudo a Ver", por isto as crianças estão construindo brinquedos com sucata e as atividades são planejadas procurando utilizar material reciclável.

 

Nestas fotos, as crianças brincaram com as cores dentro das garrafas PET e com os brinquedos.

 

 

 

Creche Municipal Vitorino Freire

 

 

Durante todo o mês de junho, a C. M. Vitorino Freire estará abordando o tema: “Meio Ambiente”, inspirada pelas poesias de Manoel Barros. 


No dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), toda a creche saiu às ruas do bairro para “PANFLETAR” em defesa da sustentabilidade do nosso Planeta. Foram distribuídos panfletos confeccionados pelas próprias crianças. De mão em mão, nas caixas de correio e até nos carros, nossas crianças deram um “show” de cidadania e consciência ecológica.

 

 

 

Creche Municipal Sebastião Bernardes de Souza Prata

 

 

Desde o mês de maio, estamos trabalhando com questões relacionadas ao Meio Ambiente.


Objetivos:


- Identificar na comunidade os pontos positivos e as dificuldades,
- Possibilitar a atuação positiva da criança nas dificuldades encontradas na comunidade;
- Efetivar ações envolvendo as crianças e suas famílias de melhorias no cuidado com a água  com o lixo e com animais soltos na comunidade.


Atividades realizadas:


Iniciamos as atividades com visitas a alguns pontos da comunidade que poderiam servir de orientação para as crianças. Durante estas visitas, as crianças puderam observar também as condições gerais da comunidade onde moram, estudam e brincam. As crianças constataram que existe muito lixo espalhado, animais soltos e pouco cuidado com o uso da água.

 

Em seguida a cada semana, estamos trabalhando uma dessas questões. Iniciamos com as potencialidades da comunidade: comércio variado, órgãos públicos (Escola Municipal, Clínica da família, CRAS e outros). Na primeira semana de junho, começamos a trabalhar as questões do meio ambiente com a plantação de mudas de flores na creche e a partir daí, a cada semana, realizaremos o trabalho para combatermos cada um dos problemas encontrados e que prejudicam o meio ambiente, envolvendo  todos da comunidade escolar. Realizamos também a Campanha "Lixo no lixo", com oficinas de reciclagem de materiais e reaproveitamento de alimentos, cuidados com plantas, conscientização sobre os cuidados com animais de estimação e uma grande campanha de cuidado e preservação das fontes de água e seu uso racional.

 

 

 

Creche Municipal Maria da Conceição Silveira de Carvalho

 


PROJETO DE TRABALHO: APRENDENDO COM OS SERES VIVOS: GENTE, BICHO, PLANTA

"Não conseguimos ensinar as pessoas o amor à vida com argumentos econômicos e raciocínio lógico. A conscientização depende de um sentimento de comunhão com a natureza. Para amá-la, é preciso um contato direto, um pé na trilha, a caminhada em parques, o pôr-do-sol na praça. Não há argumentos que substituem a experiência direta com o mundo natural" 
(SOULÉ, 1999).

.

JUSTIFICATIVA


Você sabe o que é desenvolvimento sustentável? Não? Pois deveria, já que este termo representa a principal alternativa para viabilizar a sobrevivência do planeta Terra para as futuras gerações dos seres humanos. Diga-se de passagem, você não é o único a desconhecer. Milhões de pessoas mundo afora ainda não tem conhecimento do termo, nem de sua explicação. Ressalte-se também que o conceito é tão importante que deveria se tornar tópico discutido em salas de aula desde as primeiras séries do ensino fundamental, iniciando na creche.


As crianças devem ser as primeiras a conhecer bem essa imprescindível ideia criada pela ONU e que deslanchou mundialmente a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992.


Desenvolvimento Sustentável é um projeto de gestão dos recursos naturais que prevê a satisfação das necessidades imediatas e prementes da humanidade sem que se comprometa à existência das futuras gerações de pessoas que habitarão a Terra. Trata-se, na realidade, da capacidade que devemos ter de gerenciar de forma mais racional, comedida e inteligente os recursos e meios que nos são concedidos pela Terra para evitar que ocorra uma devastação da mesma que comprometa a existência futura não só dos seres humanos, mas também de todas as espécies que vivem por aqui.


Os questionamentos relacionados a seguir têm orientado o desenvolvimento das nossas ações. 

- De que forma podemos estimular as crianças a se interessarem pelo tema? 

 

 - Como e onde buscar informações?  


- Como participar ativamente de procedimentos e ações em defesa do meio ambiente? 

 


O amanhã nos pertence, mas também deve pertencer às futuras gerações de seres vivos que surgirão na Terra nos próximos anos, décadas e, esperamos, séculos. Superar os limites estreitos de uma visão egoísta que nos faz pensar apenas na satisfação de nossas necessidades imediatas (a que custo for) coloca em risco, a curto e médio prazo, a existência de inúmeras espécies que habitam o planeta pode ser o caminho a seguir.


Temos que agir em nosso cotidiano evitando os desperdícios. Guarde embalagens recicláveis e envie-as para pessoas, instituições ou empresas que se dedicam a esse trabalho. Poupe água em sua casa, durante o banho ou ao escovar os dentes. Apague as luzes dos ambientes em que não houver ninguém. São aparentemente pequenas ações que parecem não interferir globalmente, mas que interferem.


 

OBJETIVOS


Um número considerável de espécies tem desaparecido em virtude, principalmente, de ações humanas, indiretas ou diretas, como destruição de habitats, caça indiscriminada, poluição, queimadas, utilização excessiva dos recursos, e introdução de espécies exóticas. É importante saber que o desaparecimento de seres vivos provoca alterações significativas na dinâmica dos ambientes em que se inserem, causando perdas e problemas irreparáveis; e que, nos últimos tempos, o que tem acontecido é, em grande parte, consequência de atividades nada sustentáveis que partem de nossa espécie.


Diante de tais informações, percebe-se que a conservação do meio ambiente e proteção de espécies é responsabilidade de todos. E é esta responsabilidade que vamos transmitir às nossas crianças através da vivência de experiências lúdicas, elas serão inseridas “nessa importantíssima batalha em defesa do meio ambiente” objetivando: 


• o entendimento de como funciona o meio ambiente;


• de que forma causamos o desequilíbrio ambiental;


• quais são os animais brasileiros que correm risco de extinção.


• as ações para ajudar a preservá-los. 

 

DESENVOLVIMENTO


Este projeto terá como guia a Arara Azul, ela apresentará para as crianças os animais em extinção e as ações que poderão ajudar a amenizar essa extinção através de fotos, do filme “Rio”, da construção de um painel de alerta para a comunidade escolar e as sensações de estarem dentro de um mata através da criação de um ambiente cenográfico.

 

 

 

Creche Municipal Sempre Vida Nise da Silveira

 


Com o objetivo de estimular a comunidade escolar a perceber a importância da sustentabilidade, desde o início de 2012,  todas as turmas vêm fazendo a coleta de objetos deixados na área externa da Creche. O Projeto “10 minutos contra a Dengue” tem dado resultados à medida em que temos observado um número reduzido de objetos jogados no quintal e que podem acumular água e consequentemente serem focos de larvas do mosquito transmissor da Dengue.

Além disso, todos os projetos que envolvem material, estão sendo feitos com o reaproveitamento de caixas, garrafas e outros materiais recicláveis e, no Dia Mundial do Meio
Ambiente (05/06), iniciamos o Projeto Horta com sementeiras feitas de garrafas pet, caixas de leite vazias e pneus (as sementes foram tiradas pelas próprias crianças de frutas e legumes servidos na alimentação).


Assim, o corpo docente e alunos da Creche Municipal Sempre Vida Nise da Silveira estão cada vez mais habituados a trabalhar com práticas e projetos ambientais e temas tão importantes para a sociedade, pois quando se envolve a criança na causa como, por exemplo, trabalhar com eles a reciclagem, promovemos a noção de cidadania e sustentabilidade, beneficiando o planeta e seus futuros habitantes.

 

 

 

 

 

Parabenizamos as creches municipais pelo ótimo trabalho desenvolvido com nossas crianças, especialmente as creches presentes nesta publicação!

O meio ambiente agradece!

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

7ªcre (337)
creches (105)
sustentabilidade (24)
rio+20 (12)

Comentários
Parabéns às creches municipais da 7ª cre, pelo trabalho desenvolvido .É importante que, desde cedo,nossas crianças tenham conhecimento dos benefícios da conservação do meio ambiente.

Postado por bernadete de lourdes em 22/06/2012 14:20

Parabéns a toda equipe. É o caminho da educação sustentável semeando o futuro de nossas crianças. Vamos de mãos dadas!

Postado por joao maria @peddagestao em 23/06/2012 21:45

Como é gratificante verificar a preocupação de nossos educadores em transmitir, desde a mais tenra idade, a importãncia da conservação do meio ambiente.Parabéns às creches municipais da 7ª CRE pelo trabalho realizado.

Postado por Soeuso em 28/06/2012 23:39