A A A C
email

Quarta-feira, 27/06/2012

Alunos da E. M. Joaquim da Silva Gomes participam da OBMEP

Tags: 10ª, cre, riocidadania, evento, obmep.

 

 

A OBMEP é considerada a maior olimpíada de matemática do mundo. Os alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, vêm participando das provas desde 2007.

 

Iniciada em 2005, com o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, o OBMEP está na sua 8ª realização, e vem contando com a participação de alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes desde 2007.

 


Segundo informações publicadas no site da OBMEP, a olimpíada vem crescendo de ano para ano. Em 2011, foram cerca de 18,7 milhões de alunos inscritos, procedentes de 98% dos municípios brasileiros.

 


Com as provas da primeira fase realizadas no dia 5 de junho de 2012, participaram mais de 19,1 milhões de alunos de 46.728 escolas, o que demarca um grande aumento nas adesões.
Na Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, localizada no bairro de Santa Cruz, periferia da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, o interesse pela participação dos alunos vem sendo incentivado pelo professor de matemática, João Luiz da Silva, atual diretor da Unidade Escolar, que no início de cada ano letivo procura informar-se a respeito do calendário da olimpíada, para não perder a inscrição e acompanhar, passo a passo, todas as fases e andamento da importante competição.

 


 

João Luiz vai de sala em sala, conversa com professores e alunos e procura convencê-los e prepará-los para a participação nas provas. Neste ano de 2012, a campanha de persuasão teve início em 13 de fevereiro, com a abertura das inscrições na 8ª OBMEP.

 


Segundo o diretor, que mesmo diante de tantas tarefas como gestor, faz questão de compartilhar voluntariamente seus conhecimentos de professor de matemática, dando aulas de reforço, após o segundo turno e também aos sábados, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, tem contribuído de forma significativa na preparação dos alunos dos últimos anos do ensino fundamental para a prestação de concursos em escolas e colégios técnicos de qualidade, em razão da metodologia utilizada pelos organizadores da OBMEP e excelente material didático disponível para professores e alunos.

 

 

 

 


João Luiz relata que no próprio site da OBMEP < www.obmep.org.br>, que poderá ser acessado por todos os interessados, há links para provas dos anos anteriores e também banco das questões formuladas, desde 2006 até hoje, abrangendo os níveis 1, 2 e 3, de Aritmética, Combinatória e Geometria, com as soluções propostas por nível.

 

 

 

 

 


Com a frequência de quase 100% dos alunos do 6º ao 9º ano, a Escola Joaquim da Silva Gomes participou, no dia 5 de junho de 2012, da prova da primeira fase da 8ª OBMEP, já com os olhos no calendário, pois até o dia 26, a escola terá que enviar os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase. Os resultados serão divulgados no dia 15 de agosto, para a realização da prova no dia 15 de setembro.

 


Como em 2011, a Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes conseguiu classificar três alunos com o diploma de Honra ao Mérito, dos 35 que chegaram à 2ª fase, sendo 18 do Nível 1 e 17 do Nível 2. O professor João Luiz aposta, para 2012, em resultados ainda mais promissores para a escola de Santa Cruz.
 

 

Saiba mais sobre a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas acessando o site

http://www.obmep.org.br/

 

Veja outras postagens publicadas no Portal do Rioeduca sobre a Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes

 

 Professores da EMJSG participam de palestra e oficina sobre Justiça Restaurativa & Educação


http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1900

Projeto Social da SME Rio em parceria com o IBEU promove ensino de inglês para alunos da EMJSG
 

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1503


 

 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

evento (32)
cre (17)
obmep (6)
riocidadania (5)
10ª (3)
10 (1)

Comentários
Parabéns Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes por incentivar o aprendizado da matemática junto aos alunos da escola.

Postado por Fatima Lucia Braga em 27/06/2012 19:15