A A A C
email

Segunda-feira, 18/06/2012

Formatura do PEJA da E. M. Tia Ciata

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

O PEJA é  a Educação de  Jovens e Adultos - uma modalidade de ensino voltada para aqueles que, por motivos diversos,  não puderam  completar seus estudos.  Com o objetivo de enfrentar este desafio, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro vem construindo, em parceria com os diretores e  professores da rede, ações voltadas para a fortificação de uma política de educação de jovens pautada nos eixos de aumento de escolaridade, educação permanente e inclusão no mundo do trabalho, aspectos fundamentais para o exercício pleno da cidadania.

 

A equipe de professores da Escola Municipal Tia Ciata está orgulhosa, pois aconteceu a primeira formatura da Turma de Peja de sua unidade. A Professora  Alessandra Souza escreveu um relato  contando como foi a  formatura. O Rioeduca tem a honra de compartilhar com os leitores  as palvras emocionadas de Alessandra:

 

 

 

"A conquista do diploma de conclusão do Ensino Fundamental ganha maior relevância no âmbito da EJA, já que o alunado, em sua maior parte, é formado por pessoas que, de alguma forma, acabaram por excluídas do ensino regular. Daí o desafio em não reproduzir modelos discriminatórios e articular os saberes construídos em outros espaços.

 


Além disso, como ressaltou a aluna Bianca Viteli em seu discurso de formatura, estudar à noite, após um longo dia de trabalho, exige dose extra de esforço, já que a ideia de desistência e o fantasma do fracasso surgem a cada obstáculo.

 


E para manter os estudantes nessa luta  é imprescindível o papel do professor, apoiando, mediando, mostrando a aprendizagem formal como um caminho possível. Nesse particular, a equipe de docentes da E. M. Tia Ciata tem grande expertise, pois atua no ramo há muitos anos.

 


Sob este aspecto e com base no estudo citado, percebe-se a necessidade de um olhar especial sobre os PEJA e a importância de sua expansão, encarando-se a Educação como meio de diminuição da desigualdade social.

 


A turma 164-3/2012 foi a primeira a concluir o PEJA da E. M. Tia Ciata, inaugurado nesse ano. Por isso, a vitória desses alunos tem sabor ainda mais especial. De qualquer forma, como bem destacado pelo paraninfo da turma, Prof. José Fernando Napoleão, esta foi apenas uma etapa concluída: em cerca de 3 anos aguardamos notícias ainda melhores: a de conclusão do Ensino Médio e, porque não, de ingresso no Curso Superior."

 

 

 

O Rioeduca parabeniza os  formandos da turma 164-3/2012

por mais esta conquista:


 Alexandre Timoteo da Silva,

Bianca Viteli Moreira,

Catia Firmino dos Santos,

Kevyn da Silva Schimidt,

Lincoln Cesar Lins de Mesquita,

Luiz Claudio dos Santos,

Marcelo Moreno Ferreira,

Maria Rosivânia de Sousa Carvalho,

Maricélia Monteiro de Oliveira,

Marilene Lopes Rocha,

Pablo de Oliveira Sousa,

Thayná Frazão Cardoso 

Leandro Machado Pinheiro

 

 

 

A equipe Rioeduca deseja a todos os formandos

muito sucesso e novas conquistas!

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
1ªcre (383)

Comentários
Que momento lindo! As formaturas do PEJA, sempre são emocionantes! Parabéns a todos!

Postado por JOSÉ LUIZ em 18/06/2012 07:33

É muito emociante tomar conhecimento de momento tão especial ! Parabéns aos envolvidos

Postado por CELIA MARIA SANTOS DE BESSA LOPES em 18/06/2012 15:54

Parabéns formandos da Escola Municipal Tia Ciata .Sucesso a todos os formandos.

Postado por Fatima Lucia Braga em 18/06/2012 18:56

O Zé Luiz tem razão quando fala da emoção de uma formatura do PEJA. As carinhas de felicidade e a certeza da superação tornam esse momento muito especial. Parabéns à equipe da Tia Ciata e um beijo bem grande no coração da Alessandra! Sucesso , minha linda, nessa nova experiência! bjos

Postado por Beth Lopes em 19/06/2012 18:14

Adorei trabalhar no Peja, as formaturas são uma realização para os alunos e para nós professores, saudades de todos esses professores!

Postado por Janete em 20/06/2012 07:36

Parabéns, vocês são guerreiros. Alunos e professores. Beijos.

Postado por Martha Gomes em 20/06/2012 11:20