A A A C
email

Quinta-feira, 21/06/2012

Educação Ambiental na E. M. Floriano Peixoto

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A equipe de professores da Escola Municipal Floriano Peixoto acredita que Sustentabilidade é um tema que sempre deve ser trabalhado com todos os alunos . Desta forma, a escola se preocupa em realizar projetos que tenham como objetivo  desenvolver e ensinar aos pequenos cidadãos a importância de  cuidar e proteger o planeta.

 

 

Baseado no livro "Educação Ambiental", adotado pelas turmas de 5° ano, da E. M. Floriano Peixoto, sob orientação da professora Alice Patrício, as turmas 1501 e 1502 desenvoveram o Projeto "Estrada para a Cidadania"  e produziram na sala de aula diversas atividades voltadas para a conscientização e desenvolvimento da educação ambiental. Como resultado, o lixo deu lugar à reciclagem, que teve como objetivo a construção de bonecos de materiais recicláveis que concorreram ao título de Mascote da turma. 

 

A culminância do projeto aconteceu dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com a campanha "Ajudando a Quinta da Boa Vista". Nesta Campanha,  os alunos promoveram um dia de coleta de lixo no Parque da Quinta da Boa Vista.  Depois da tarefa cumprida, as turmas foram visitar o evento "Green Nation Fest" e participaram de oficinas de construção de fantoches de dedo, adoção de árvores, pedalando com energia e assistiram aos vídeos sensoriais sobre as queimadas, degelo e inundaçõesO evento foi considerado pela comunidade escolar  uma ótima oportunidade de reforçar para todos que o lixo prejudica o meio ambiente, os animais e as pessoas e que,  por isso,  precisa ser reciclado e ter o descarte correto.

 

 

 

 

Rio +20 na E. M Floriano Peixoto

 

Diretores, professores e alunos da E. M Floriano Peixoto acompanham de perto todas as notícias da Rio +20. Além disso, realizam atividades que mostram a importância de se preocupar com o presente e o futuro do planeta.

 

 A comunidade da escola também está ativa nos projetos voltados para Sustentabilidade. Assim, diante de todos os alunos, a diretora da escola, professora Otilia Miller, repassou à avó, Zulmira Costa, responsável pela aluna Amélia da turma 1401, uma muda de Mata Atlântica, doada pela Prefeitura/CEDAE, que  prontamente foi replantada nos jardins da escola, com ajuda das crianças.

 

 

A ação da avó Zulmira, responsável pelo plantio e cuidados dos jardins da escola, e também Amiga da Escola, é um exemplo para as crianças e adultos. Sua atitude demonstra que cada um de nós pode fazer um pouquinho pelo nosso planeta . A escola agradeceu pela lição e pela beleza que ficou nos jardins, antes um espaço vazio e sem vida.


O Rio educa parabeniza a Escola Floriano Peixoto pelo exemplo que dá a toda a comunidade pois com estas importantes atitudes , ensina que devemos respeitar o meio ambiente e   cuidar das gerações futuras.
 

 

Fonte: Jornal da Floriano

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
1ªcre (383)

Comentários
Sou suspeito em falar, mas tenho uma admiração muito grande pelo trabalho dos meus amigos da Escola Floriano Peixoto. Parabéns à Professora Alice, à Otília e Fátima, aos professores e , em especial, à coordenadora e amiga Solange Comerlato.

Postado por Alexandre Roque em 21/06/2012 08:14

Fiquei muito feliz de ver nossas atividades no Rioeduca.

Postado por Antonio Carlos Fernandes em 21/06/2012 17:20

Tentamos estar sempre participando ativamente de tudo que acontece e os alunos amam isso tudo! Parabéns a todos da E. M. Floriano Peixoto e, especialmente ao prof. Antonio Carlos Fernandes que ajuda a sermos reconhecidos! Obrigada à parceria do coordenador Alexandre Roque da E. M. Portugal, que estende seu apoio, sem limites, à nossa escola.

Postado por Alice Patricio em 23/06/2012 10:37

fui aluno da professora alice no ano de 2002, e sei que concerteza ela esta fazendo um otimo trabalho no floriano peixoto...se vc poder entrar em contato professora ficaria agradecido...

Postado por andrew araujo em 27/04/2015 14:43