A A A C
email

Quarta-feira, 20/06/2012

Viajando pelo Mundo da Leitura

Tags: 3ªcre, riodeleitores, blogsdeescolas.

 

 

Este portal se orgulha de divulgar os trabalhos da maior rede municipal de educação da América Latina. Mostrar à cidade trabalhos que, muitas vezes, ficam restritos aos muros da escola valoriza profissionais e alunos. Mas também nos orgulha ver outras mídias reconhecerem este valor. Acompanhemos o projeto Viajando pelo Mundo da Leitura.

 

 

A Escola Municipal Mário Augusto Teixeira de Freitas, da  3ª CRE, teve seu projeto registrado na reportagem Escola de Leitores, assinada por Cláudia Sanches, com fotos de Marcelo Ávila, da Revista Appai Educar, número 77.

 

O projeto Viajando pelo Mundo da Leitura tem como objetivo: “ levar as crianças ao universo dos livros de uma forma lúdica e incorporar a leitura a sua vida.” Cada dia da semana uma turma é subdividida em grupos menores que se revezam visitando a sala de leitura e a de informática. Segundo a professora Elizabete Rodrigues, da Sala de Leitura, este rodízio otimiza o trabalho permitindo aos alunos a pesquisa nos livros e a utilização da internet.

 

 

 

Alunos no primeiro momento: Visita à Sala de Leitura

 

 

 

Na sala de leitura, os livros são explorados através “ da leitura e contação de histórias. Assim, os alunos podem se divertir com desenhos, pinturas, e confeccionar seus próprios livros com auxílio dos professores.”

 

na Sala de Informática, o professor Rafael Bastos trabalha com a praticidade de jogos, quadrinhos e e desenhos e tarefas simples como cortar e colar para que os alunos possam ilustrar textos selecionados durante a visita à Sala de Leitura.

 

 

 

Segundo momento na Sala de Informática

 

 

 

O projeto já rendeu um sarau para a declamação de poesias da Arca de Noé, de Vinícius de Moraes e Cecília Meirelles. Além disso, a coordenadora Rosaura D' Ávila “ ressalta que a ideia é formar indivíduos que leiam com prazer e não por obrigação.” Para isso, cada sala de aula conta com uma caixa de livros variados para satisfazer todos os gostos e matar toda a sede de leitura dos alunos.

 

 

 

 

Para saber mais um pouco dos projetos, acompanhem a construção do blog da escola. O Projeto Político Pedagógico que inspirou esse subprojeto já está lá.

 

 

 

 

Fonte: Appai Educar 77/2012
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
3ªcre (329)
riodeleitores (213)

Comentários
Muito lindo ! Continuem! Nossas crianças merecem e agradecem.

Postado por Maria Lucia em 20/06/2012 13:22