A A A C
email

Sexta-feira, 29/06/2012

Contando História na Escola

Tags: 6ªcre, educação, infantil, projetos.

 

A E. M. Dep. Pedro Fernandes realizou com os alunos o projeto Contando Histórias na Escola. O projeto parte do princípio que difundir o gosto pela leitura através da união escola e família, é um benefício à comunidade e aos alunos.

 

A E. M. Dep. Pedro Fernandes atende crianças na faixa etária de 3 anos a seis meses à 6 anos. São crianças com personalidades e características bastante diferentes e intensas. Nesta fase, é percebida a necessidade de desenvolvimento da autonomia, concentração, a construção da identidade, o desenvolvimento da imaginação e de formas adequadas para expressar ideias e sentimentos, de compartilhar conhecimento, trabalhar a linguagem oral, o respeito e a capacidade de escutar o outro e o saber esperar a vez.

 

Pensando numa forma prazerosa, para as crianças, de desenvolver essas necessidades, surgiu a ideia de convidar os responsáveis para contar histórias. Este projeto foi pensado quando a equipe pedagógica percebeu, na comemoração do Dia dos Avós, o interesse e alegria das vovós em contar histórias e cantar para as crianças. Era visível o prazer que as avós sentiam por estarem narrando suas histórias. E, assim, surgiu o projeto Contando Histórias na Escola!

 

 

Momentos do Projeto Contando Histórias na Escola

 

 

O projeto parte do princípio de que difundir o gosto pela leitura, através da união escola e família, é benefício à comunidade e aos alunos. A equipe da E.M. Dep. Pedro Fernandes entende que com a união e a soma de esforços de todos, num trabalho conjunto, conseguir-se-á uma sociedade mais preparada para a vida.

 

 

O ato de leitura é um ato cultural e social e ter acesso à boa literatura é dispor de uma informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura. A importância dos livros e demais portadores de textos  é incorporada pelas crianças na medida que possibilitamos momentos de leitura, onde as crianças possam manusear e ler os livros. Um outro fato que consideramos importante é deixar as crianças levarem um livro para casa, para ser lido junto com seus familiares permitindo que as crianças desde muito pequenas, possam construir uma relação prazerosa com a leitura. Compartilhar essas descobertas com seu familiares é um fator positivo nas aprendizagens das crianças, dando um sentido  mais amplo para a leitura. (Referencial Curricular Nacional de  Educação Infantil)


 

Este projeto tem por objetivo geral, desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos através da leitura e contação de histórias, integrando família e escola.

 

Veremos abaixo a turma da professora Hildene. Nesta turma, a contação de histórias foi feita pela mãe do aluno Daniel, a senhora Maria Estela. A mãe do Daniel contou a história Bibi, vai pra cama para os pequeninos. Ele ficou muito feliz com a presença da mamãe na escola!

 

 

Mamãe Maria Estela conta histórias para os alunos do EI

 

 

No dia 1º de junho de 2012, a senhora Valdiva, avó do aluno Ryann Lucas, visitou a turma EI 10 para contar a história O Baile, de Mary França.

 

 

A vovó Valdiva conta histórias para os alunos do EI 10

 

 

A turma ficou super empolgada! Eles queriam ver as imagens e fazer muitas perguntas sobre os animais do livro. Os alunos ficaram felizes com a presença de alguém fora da rotina para animá-los com uma bonita história.

  

 

Alunos do EI 10 ficam encantados com a história

 

O netinho da senhora Valdiva ficou muito orgulhoso com a vovó dele! Parabéns à vovó Valdiva!

 

 

Vovó Valdiva e seu netinho Ryann Lucas

 

 

Abaixo, a mamãe Lucilene  conta a história O Mundinho, no auditório da escola. Os alunos da professora Susana prestaram atenção em tudo. Não perderam nenhum detalhe!

 

 

Mamãe Lucilene conta para os alunos a história O Mundinho

 

 

Na turma EI 17, da prof.ª Cristiane, quem contou história foi a Flávia, mãe da aluna Hellen.

 

 

Mamãe Flávia conta histórias para os amiguinhos de sua  filha Hellen

 

 

Na turma da professora Patrícia, a vovó Marlene contou a história Os Dez Amigos. Seu netinho Victor e as outras crianças da turma ficaram encantadas!

 

 

Vovó Marlene encanta os alunos com a história Os Dez Amigos

 

 

No EI 10, Luciflávia, mãe do aluno Hugo Henrique contou a história Magnólia. Foi um sucesso! Seu filho Hugo ficou orgulhoso da mamãe!

 

 

Mamãe Luciflávia conta a história Magnólia para os alunos do EI

 

No dia 19 de junho a turma do EI recebeu a visita de Angélica, mãe da aluna Emanuelle. A mamãe escolheu um clássico da literatura, A Bela e a Fera, que é uma das histórias de princesa que a filha adora.

 

Também participou da contação de histórias o primo da Emanuelle, o Raul, que é de nacionalidade espanhola e veio passar as férias com a prima.

 

 

Mamãe Angélica conta a história A Bela e a Fera para os alunos do EI

 

 

Parabéns à equipe da E.M. Dep. Pedro Fernandes por possibilitar momentos de leitura prazerosa aos alunos e à comunidade escolar.

 

Envie você também o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca! Este espaço é meu, é seu, é nosso! Aproveite para divulgar o maravilhoso trabalho que você realiza em sua escola! Nós somos a seXta CRE!

 

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rieoduca na 6ª CRE

Twitter: PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
6ªcre (346)
infantil (37)

Comentários
Parabéns à equipe da E.M. Pedro Fernandes. A iniciativa de vocês de trazer os responsáveis para a escola é maravilhosa!!!!!!

Postado por Patricia Fernandes em 29/06/2012 14:39

Parabéns a todos os profissionais envolvidos, nossos alunos merecem uma educação de qualidade. Vocês estão de parabéns!!!!

Postado por Christiane Penha em 29/06/2012 16:25

Parabéns à todos da E.M. Dep. Pedro Fernandes pelo excelente trabalho realizado e aos responsáveis, nossos parceiros do dia-a-dia.

Postado por Ana Lúcia Coutinho em 29/06/2012 18:26

Agradeço a Equipe da GED/6ªCRE pela LINDA postagem do Projeto da escola. Parabéns para Coordenadora da escola e as professoras (minhas meninas) pela Educação de Excelência.

Postado por Júnia Raquel em 29/06/2012 20:06

Parabéns Júnia e Equipe pelo maravilhoso trabalho. Parabenize e agradeça aos responsáveis em meu nome. Dê muitos abraços apertados nos miudinhos!!!!!!!!!!!!

Postado por Katia Barboza em 29/06/2012 20:35

Parabéns à equipe da E.M. Dep. Pedro Fernandes! O sucesso do trabalho desenvolvido por vocês é fruto do comprometimento com a educação! Beijo grande e muitas saudades...

Postado por Renata Azevedo em 30/06/2012 09:15

É delicioso ver a integração escola/família acontecer através da Contação de Histórias. Parabéns e muitas leituras para todos.

Postado por Cássia em 30/06/2012 15:38

Parabéns pelo belíssimo trabalho!!!

Postado por Andrea Guerra em 04/07/2012 22:54