A A A C
email

Segunda-feira, 02/07/2012

História e Arte no Blog da E. M. José da Silva Araújo

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, artesvisuais.

Visitando o blog da E. M. José da Silva Araújo, que está localizada no bairro do Alto da Boa Vista, encontramos informações sobre a história da unidade escolar e registros de uma visita que os alunos fizeram ao Museu Casa do Pontal.

 

História da E. M. José da Silva Araújo

 

“A E. M. José da Silva Araújo foi fundada em 24/04/1929 com o nome de Heitor Lira da Silva, após o prédio ter sido cedido pelo Sr José da Silva Araújo à antiga prefeitura do Distrito Federal.


José da Silva Araújo faleceu em 1939, aos 82 anos, e no mesmo ano, em homenagem ao doador do prédio, a escola passou a chamar-se E. M. José da Silva Araújo.


Atualmente, a escola conta com sete turmas da Educação Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental atendidas em dois turnos. Conta com uma equipe pedagógica comprometida com o desenvolvimento do alunado, composta de um Diretor, Diretora Adjunta, Coordenação Pedagógica, seis professores regentes e professores de Sala de Leitura, Artes, Inglês e Educação Física. Contamos ainda com funcionários de apoio como gari, merendeiros e porteiro.


No dia a dia, a escola conta com a participação da comunidade escolar que contribui acompanhando o processo ensino-aprendizagem dos alunos e atendendo às necessidades da escola sempre que necessário. Em 2010, a escola obteve ótimo desempenho na Prova Rio, tendo recebido uma carta de congratulações do Sr. Prefeito e da Sr.ª Secretária de Educação, parabenizando a Comunidade Escolar por estar entre as 25 melhores Instituições da Rede do Município do Rio de Janeiro.”


Nota: Retirado do blog da escola

 

Visita ao Museu Casa do Pontal

O Museu da Casa do Pontal está localizado em um sítio no bairro do Recreio dos Bandeirantes. Este espaço reúne obras de artes que representam a arte popular brasileira. No site do museu, encontramos a seguinte informação: “Segundo o International Council of Museums (ICOM), filiado à UNESCO, a Casa do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira, mas um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro".


Os alunos da E. M. José da Silva Araújo fizeram uma visita teatralizada ao Museu da Casa do Pontal, a fim de conhecer um pouco mais sobre a arte popular brasileira.


Esta visita teve como objetivos estimular a reflexão sobre as relações entre o mundo do campo e o das grandes cidades, os processos migratórios e as questões relativas ao uso do espaço urbano e, também, desenvolver a percepção sobre a peculiar leitura do mundo contemporâneo que os artistas dos segmentos populares oferecem.


“A equipe que recebeu nossos alunos é formada por arte-educadores que utilizam diversas linguagens como a música, o teatro de bonecos, o cordel, a contação de histórias, desafios, trovas e versos do nosso universo cultural, trabalhando conceitos ligados à educação artística e contextualizando historicamente o acervo do museu.” Retirado do blog da escola.

 

 

A visita ao Museu Casa do Pontal está relacionada a um projeto sobre os 100 anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Os alunos puderam conhecer, através desta aula passeio, a cultura popular brasileira e também nordestina, cantada nas músicas deste famoso cantor e compositor.

 

 

Mural e produções de textos sobre Luiz Gonzaga

 

Os alunos conheceram a vida de Luiz Gonzaga por meio de uma apresentação de slides preparada pela escola.


Conheça um pouco sobre a vida do “Rei do Baião” através dos slides abaixo.

 

Para conhecer mais sobre o trabalho desta unidade escolar visite seu blog

http://emjsaraujo2012.blogspot.com.br/

 

Professor, envie para nós o endereço do blog de sua escola ou relatos de projetos que estejam sendo desenvolvidos. Queremos conhecê-los e divulgá-los! Participe também deste espaço, basta entrar em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Professora Renata Carvalho _ Representante do Rioeduca na 2ªCRE

Twitter: @tatarcrj

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
2ªcre (328)
artesvisuais (69)

Comentários
Uma aula passeio onde os alunos foram levados a conhecer e vivenciar a Cultura Nordestina é tudo de bom.Parabéns!

Postado por Fatima Lucia Braga em 02/07/2012 20:53

Parabéns!!!! Fico feliz de ver a escola dando visibilidade ao seu trabalho e valorizando a cultura popular.

Postado por Morgana Rezende em 03/07/2012 01:09