A A A C
email

Quinta-feira, 19/07/2012

Jornada Socioambiental no CIEP João Batista

Tags: 7ªcre, meioambiente.

 

 O CIEP João Batista dos Santos realizou diversas ações a partir do eixo temático de trabalho “CIEP, mostra a sua cara no país da Sustentabilidade”. O CIEP integrou a Jornada Socioambiental do ALFAZENDO - organização civil sem fins lucrativos, filantrópica, educativa e de promoção social, fundada por educadores/ moradores e ex-moradores que atuam no movimento social na Cidade de Deus, que iniciou uma proposta pensando acerca dos temas  abordados na Rio + 20, para realizar a “Jornada de Educação Socioambiental Cidade de Deus e Maré Rumo a Rio + 20.”

 

 

 

A Jornada teve como objetivo destacar iniciativas práticas e metodologias que pudessem promover o desenvolvimento socioambiental, dando visibilidade à articulação dos atores sociais, às conexões entre as ações locais e às mudanças globais a partir da Educação Socioambiental nos territórios Cidade de Deus e Maré.

 

A questão ambiental é um tema muito comentado por uma razão simples: a necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na escola.

 

 

 

O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, com atitudes de conservação.

 

Para falar sobre Educação Ambiental com crianças é importante abordar assuntos que produzam resultados ao alcance delas e a principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente e  Sustentabilidade é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade local e global, possuindo um desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

 

 

 

A educação ambiental, uma vez implantada, proporcionará à criança a oportunidade de manter um contato profundo com a natureza, ambientando-as às condições naturais que o mundo oferece em seu habitat.

 

Para se fazer um estudo ligado à área de meio ambiente não precisa de muitos recursos financeiros e sim boa vontade, pois com cartilhas educativas e a boa vontade de professores que sejam orientados para tal, com certeza o assunto será tratado de maneira fácil e esclarecedora. Para tanto, justifica-se a necessidade de se fazer um trabalho voltado para despertar o interesse das crianças, a fim de que elas possam fazer descobertas que contribuam para o enriquecimento do saber e para a preservação do meio em que vivem, e assim, cresçam conscientes para não destruirem o mundo que as rodeiam.
 

 

 Objetivos do Eixo Temático

 

Implantar desde a Educação Infantil um programa que procure tratar as questões ambientais; 

 

Relacionar os problemas causados pela degradação do meio ambiente;

 

Estudar os diversos fatores causadores da poluição na cidade;

 

Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da Sustentabilidade e da importância da sua preservação, assim como a necessidade do reaproveitamento do lixo por meio de reciclagem, e como o homem está inserido nesse meio;

 

Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado  à natureza.

 

 

 

 

O eixo de trabalho tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente nas ações de preservação do meio ambiente, mas refletir como colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade, abordando o princípio de sustentabilidade ambiental e associando-o às nossas atitudes cotidianas.


 

 

A avaliação aconteceu ao longo do desenvolvimento do eixo através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas e suas produções.

 


A equipe do CIEP João Batista acredita que é fundamental sensibilizar os alunos para se tornarem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida e  com o bem estar da sociedade. Para isso,  é necessário, mais do que informação e conceitos, deve-se  trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos.

 

Comportamentos ambientalmente corretos serão aprendidos na prática do dia-a-dia na escola adotando posturas no ambiente escolar, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.

 

 

 

 

 

 




PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!  

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

7ªcre (337)
meioambiente (113)

Comentários
Lindo trabalho.

Postado por Fatima Lucia Braga em 19/07/2012 00:21

Esse é um dos trabalhos que desenvolvemos, onde sempre há: união, integração e motivação da nossa equipe.

Postado por Fernanda em 19/07/2012 10:58

Parabéns para toda a equipe!

Postado por Cristiane Brandão em 19/07/2012 17:21

Bonito trabalho! Parabéns!!!

Postado por Bernadete de Lourdes em 19/07/2012 20:49

Prezados, excelente trabalho! Lindo... Parabéns aos alunos e aos professores desta UE. Senti falta de uma foto dos mediadores deste lindo trabalho. Temos de incentivar e reconhecer o trabalho dos nossos professores. Atenciosamente; Fernanda Nogueira F Porto

Postado por Fernanda Nogueira em 20/07/2012 22:22

Adorei ver minha antiga colega de escola nessa jornada tão bonita. Parabéns a equipe e especialmente a Cláudia Cruz

Postado por Lenira D'Avila em 22/07/2012 16:45

Parabéns a todos!!! Sei o trabalho desenvolvido foi muito maior do que o que está apresentado. Tenho certeza que vcs trabalharam muiuiuitoto! Parabéns Claudinha!!!!

Postado por Eenice Vieira em 23/07/2012 22:39