
Quinta-feira, 26/07/2012
I Expo de Ciência e Tecnologia
A I Expo de Ciência e Tecnologia aconteceu no dia 12 de julho na E. M. Doutor Nelcy Noronha e contou com a participação de professores, direção, funcionários, alunos, responsáveis e comunidade.
O tema estava relacionado com a questão do Meio Ambiente: SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA, que já havia sido explorado durante o Aulão Rio + 20.
Mais uma vez a E. M. Doutor Nelcy Noronha inova e lança sua I Expo de Ciência e Tecnologia dando continuidade ao trabalho desenvolvido em junho pela U. E. e quem nos conta sobre esta atividade é a professora Carla. Lembram?
Professora Carla (direita)e Professora Márcia Abreu (esquerda)
Enfrentamos diversos tipos de problemas, pois nossas tarefas eram imensas. A carga de trabalho excessiva nos deixavam desanimados porque o momento era de fechamento do bimestre. Contudo, nossa equipe acreditou no projeto. Promover a integração de toda a escola e fazer os alunos pesquisarem, produzir trabalhos e assimilar conteúdos acerca da questão ambiental, esse era nosso objetivo.
Os professores abordaram vários temas como: Energia Eólica; Linha do Tempo Tecnológica; Preservação da Água dos Rios; Química/Experimentos (uma aliada para um mundo melhor); Sistema Solar; Vulcão; Os 3 R'S (reciclagem); Casa Ecológica; Jardim de Temperos; Lixo Tecnológico; IMC; Aquecimento Global e Efeito Estufa; Sistema Respiratório; Polígonos Representando Ar, Terra, Fogo e Água; Consumo Consciente; Gravidez e Aborto; Ecobairros.
Na Casa Ecológica, os alunos foram orientados pela profª Amanda e produziram com garrafas PET's, vassoura, sofá, cama, casa e jardim vertical. A cada dia na escola, chegavam muitas garrafas trazidas pelos alunos vindas inclusive de lixões. Além disso, a Casa Ecológica contou com barco movido a vapor, luz produzida com limões, forno solar, alimentos feitos com sobras (um bolo delicioso feito com cascas de banana e suco produzido com cascas de abacaxi) e sabão produzido com óleo reciclável.
O trabalho Ecobairros contou com a participação efetiva do 9° ano que reproduziu um bairro da Espanha que utiliza a energia eólica, captação das chuvas e a compostagem do lixo. O Alexandre, professor de Língua Estrangeira (Espanhol), esteve com os alunos diretamente na produção da maquete, pois foi necessário furadeira, eletricidade e motivação para que tudo ficasse pronto.Todas as luzes dos postos da maquete acendiam, os cata-vento giravam e os alunos ainda apresentavam a explicação em português ou espanhol, de acordo com o pedido do visitante. Muitos pais se emocionaram ao ver o trabalho concretizado com a participação de seus filhos.
O trabalho IMC contou com a orientação da Professora Márcia de matemática. Os alunos calculavam o IMC dos visitantes e ainda ofereciam dicas de uma alimentação saudável. A professora também coordenou os alunos no trabalho sobre aquecimento global e efeito estufa.
A professora Carla orientou os alunos da turma 1905, com Experimentos de Química. A partir do conteúdo dado sobre sublimação, funções químicas, tensão superficial e reações químicas, os alunos produziram bebida esfumaçante, sangue do diabo, leite psicodélico, experimentos com balões e indicador químico a partir de suco de repolho roxo, lembrando que a química é uma grande aliada para um mundo melhor. A professora também orientou os alunos da 1904 sobre o descarte correto de pilhas e baterias e o consumo exagerado, sob o título de Lixo Tecnológico. A turma 1604 trabalhou o tema Rio Sujo/Rio Limpo: só jogue na água o que o peixe pode comer. O tempo de decomposição do lixo foi amplamente trabalhado.
As turmas de projeto também tiveram participação na Expo com as professoras Mariângela e Greice Mara: Energia Eólica e Reciclagem.
O tema reciclagem também foi orientado pela professora Nane de Artes Visuais: Reciclagem com Arte. Os alunos produziram pulseiras, porta-trecos, bolsas, diversos utilitários com caixas de ovos, latinhas, caixas de leite, garrafas pet, rolo de papel higiênico e etc. A professora também produziu com os alunos blocos (lembranças) produzidos com cartolina reciclável.
A professora Fátima Alves trabalhou a Pirâmide Alimentar que ficou linda! Com outra turma, ela produziu um jardim de temperos com cebolinha, hortelã, salsa, manjericão e pimenta.
Josemar, professor de geografia coordenou os trabalhos com as turmas 1601 e 1603 sobre Vulcões e Sistema Solar. As crianças ficaram encantadas vendo seu astro suspenso sobre a quadra da escola e os vulcões entrando em erupção.
Outros professores também estiveram envolvidos: professora Rosângela, de Artes, professora Daniela, de História, professora Rita Simone e professora Nádia.
A escola CEFET esteve presente, sendo representada pela professora Marta e pelos alunos da MAFIA (Muitas Atividades de Física Interativa e Aplicada) que demonstraram experimentos de Física, como o Disco de Newton. Nossos alunos do 9º ano demonstraram bastante interesse, uma vez que Física será o conteúdo do 2º semestre.
Os responsáveis foram presença marcante durante todo o período da feira, das 9h às 16h. Os alunos receberam convite para que os pais pudessem participar do evento.
O empenho dos alunos na nossa I Expo de Ciência e Tecnologia foi surpreendente. Descobrimos vários talentos e a solidariedade, a cooperação, a integração e o comprometimento foi fundamental para que nosso projeto desse certo.
Veja nos links a seguir a Página do CEFET e as fotos cedidas pela Professora Marta da MAFIA.
https://plus.google.com/photos/107909415937564545900/albums/5765760447691034497?banner=pwa
A seguir poderemos conferir o vídeo e a justificativa do professor Alexandre, coordenador do trabalho Ecobairros.
O desejo de confeccionar um “Ecobarrio” surgiu durante os trabalhos desenvolvidos com as turmas sobre desenvolvimento sustentável. Trabalhamos em sala de aula com o vídeo de Leonardo Boff “La Carta de la Tierra” e discutimos o texto na íntegra. Um semana depois, nossa escola realizou o projeto de divulgação e explicação do que seria o Rio + 20, idealizado pela professora Carla Maria em conjunto com as professoras Amanda Santos e Fátima Alves. Todos nós demos, ao mesmo tempo, a mesma aula planejada. O resultado foi um sucesso! Semanas depois aconteceria a I Expo de Ciência e Tecnologia da Nelcy e decidimos que seria o momento de colocarmos em prática o tão idealizado projeto de construirmos um “Ecobarrio”. O projeto seria baseado no modelo espanhol de desenvolvimento sustentável. Convidamos alunos das turmas de 9º ano para que participassem dele. Os alunos o abraçaram com muita determinação e, durante oito dias de trabalho intenso, foram descobertos muitos talentos individuais que foram coadunados em torno de um objetivo comum: transformar o que já é real na Espanha e em outras partes do mundo em algo que pudesse, mesmo sendo fictício, explicitar aquilo que almejamos para nossa realidade local.
Os vídeos a seguir mostram o Making of da Expo e um vídeo completo com depoimentos, vamos conferir?
Parabéns E. M. Doutor Nelcy Noronha por mais uma vez abrilhantar nossa página do blog, mostrando que a Revolução Acontece nas escolas da nossa prefeitura.
Um agradecimento especial a professora Carla que veio mantendo contato e enviando todo este material. Essa parceria é fundamental para que este trabalho aconteça.
Venha você também fazer parte desta REVOLUÇÃO, envie seu trabalho.
Representante do Rioeduca na 9ªCRE
|


9ªcre (326)
expociencias (1)
Postado por Carla Maria em 26/07/2012 12:03
Postado por KAREN PATRÍCIA CORRÊA CURY em 26/07/2012 13:48
Postado por Amanda Santos em 26/07/2012 16:14
Postado por Roberta Vitagliano em 26/07/2012 16:46
Postado por CLAUDIA MACHADO em 26/07/2012 20:10
Postado por Fátima Alves em 26/07/2012 20:35
Postado por Fátima Alves em 27/07/2012 13:32
Postado por Claudia Mayrinck em 28/07/2012 15:27
Postado por Fátima Alves em 28/07/2012 21:07
Postado por Angela Vidal em 02/08/2012 01:26