A A A C
email

Terça-feira, 17/07/2012

Projeto Semeando Valores

Tags: 2ªcre, meioambiente, projetos.

O projeto “Semeando Valores” está sendo desenvolvido pela E.M. Mário da Veiga Cabral e faz parte do tema do projeto anual da unidade escolar: “Atitude Sustentável”.

 

 

A Educação Infantil tem como propósito o desenvolvimento integral do aluno, desta forma a escola se propõe a atuar oportunizando o conhecimento e a aprendizagem sobre o mundo em que vivemos com afeto, significando o ato de educar. O projeto “Semeando Valores” começou no primeiro dia de aula e seguirá ao longo do ano letivo de 2012.


A professora Luciana Nogueira, diretora da E.M. Mário da Veiga Cabral, nos enviou um relato contando sobre a justificativa, objetivos e desenvolvimento deste projeto que visa formar cidadãos comprometidos com o meio ambiente e a sustentabilidade.

 

 


Justificativa


“Necessidade do desenvolvimento infantil nos aspectos de socialização, psicomotricidade, respeito à diversidade, proteção do meio ambiente avançando nas possibilidades de articulação das diversas áreas de conhecimento.”

 

Objetivos

  • Estabelecer vínculos afetivos com os adultos, os colegas, o meio ambiente e nosso planeta;

 

  • Desenvolver uma autoimagem positiva e de preservação do meio em que vivemos;

 

  • Conhecer hábitos e atitudes de sustentabilidade;

 

  • Possibilitar o contato da criança com a natureza e a experimentação.

 


 

Desenvolvimento


O primeiro momento do projeto “Semeando Valores” foi uma roda de leitura com os alunos, onde estes puderam ouvir a história e apreciar o livro “João e o Pé de Feijão”. O objetivo desta leitura era identificar valores como: amor, solidariedade e respeito.


Após a leitura foi proposto aos alunos que plantassem um pé de feijão, deixando claro que não seriam feijões mágicos como os da história. Este momento da atividade proporcionou a integração com conteúdos da Matemática e das Ciências.


A professora apresentou aos alunos o material que seria utilizado na plantação dos feijões e depois estes foram colocados no algodão para iniciar o processo de germinação.


Este estágio do projeto despertou a curiosidade dos pequeninos, pois precisavam aguardar o processo de transformação do feijão, que era regado diariamente por eles. É importante ressaltar que nesta fase o objetivo era valorizar a dedicação, o carinho e o cuidado que devemos ter com o meio ambiente.


A etapa seguinte gerou surpresa, pois foi o momento de ver a plantinha começando a crescer e depois levá-la para casa e, como a ajuda de um adulto, plantá-la na terra para dar continuidade ao crescimento do pé de feijão.

 

 

Atividades realizadas durante o projeto "Semeando Valores"

 

Parabéns a equipe da E.M. Mário da Veiga Cabral, por desenvolver este projeto de incentivo a valorização e cuidado com o meio ambiente.

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho da E.M. Mário da Veiga Cabral?

Visite seu blog clicando em http://mariovcabral.blogspot.com.br/

 

Professor, envie para o representante de sua CRE o endereço do blog ou relatos de projetos que estejam sendo desenvolvidos em sua escola. Queremos conhecê-los e divulgá-los!

 

Clique aqui para conhecer o representante do Rioeduca em sua CRE.

 

Gostou da publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
2ªcre (328)
meioambiente (113)

Comentários
Parabéns equipe Mário da Veiga Cabral!!!! Com certeza vocês estão semeando valores para o resto da vida. Isso faz a diferença!!!!!!

Postado por Morgana Rezende em 17/07/2012 20:11

Parabéns E.M. Mário da Veiga Cabral pelo "Projeto Semeando Valores".Semear e desenvolver valores na vida dos alunos é muito importante.Com toda certeza estes valopres semeados jamais serão esquecidos pelos alunos.

Postado por Fatima Lucia Braga em 17/07/2012 22:54