A A A C
email

Segunda-feira, 23/07/2012

Festas Juninas nas Escolas da 2ª CRE

Tags: 2ªcre, artesmusicais, eventos.

 

Nesta publicação, conheceremos um pouco sobre a vida de Luiz Gonzaga e, também, momentos das Festas Juninas que aconteceram em algumas escolas da 2ª CRE, durante os meses de junho e julho.

 

 

De acordo com o site “Sua Pesquisa”, existem duas definições para a origem das Festas Juninas. A primeira diz que são festejos que acontecem no mês de junho e a outra afirma que é uma festa tradicional católica, em países da Europa, que homenageia São João.


Alguns historiadores acreditam que a festa foi trazida de Portugal para o Brasil ainda no período colonial.


As Festas Juninas são comemoradas em todo Brasil, porém, no Nordeste elas ganham mais expressão. Há pessoas que viajam para esta região nos meses de junho e julho para conhecer as tradicionais festas nordestinas e apreciar as comidas típicas da época como: milho cozido, canjica, pé-de-moleque e, também, assistir as famosas quadrilhas.


Neste ano de 2012, comemoramos o centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, um ilustre nordestino que influenciou a música e a cultura popular brasileira.

 

 

Luiz Gonzaga

 

Algumas escolas aproveitaram esta comemoração para pesquisar e estudar, junto com seus alunos, a vida deste famoso compositor e cantor que tanto contribuiu com a música de nosso país. Realizaram o “Arraiá do Gonzagão”, onde as canções de Luiz Gonzaga foram tema da festa.


“Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912, em Pernambuco. Desde criança, se interessou pela sanfona e ajudava o pai tocando zabumba nas festas religiosas e feiras.


Saiu de casa para servir o exército e logo depois foi para o Rio de Janeiro, com sua sanfona, tocando em vários lugares, até participar de shows de calouros e conseguir fazer parte de programas radiofônicos, e depois ser convidado para gravar como solista.


Nos anos 80, sua carreira tomou novo impulso. Gravou com Raimundo Fagner, Dominguinhos, Elba Ramalho, Milton Nascimento etc. Sua dupla com Gonzaguinha deu certo. Fizeram shows por todo o país com "A Vida de Viajante", passando a ser chamado de Gonzagão. Em 1984, recebeu o primeiro disco de ouro com "Danado de Bom". Por esta época, apresentou-se duas vezes na Europa.


Luiz Gonzaga morreu em Recife (PE), em 02 de agosto de 1989.”


Informações retiradas de http://educacao.uol.com.br/biografias/luiz-gonzaga.jhtm acesso em 17/07/2012

 

Visitando os blogs da 2ªCRE, encontrei escolas que registraram em seus ambientes virtuais fotos das Festas Juninas que foram realizadas ao longo dos meses junho e julho. Estes momentos estão reunidos no vídeo abaixo cujo título é: “Festas Juninas nas Escolas da 2ªCRE”.

 


Assista e confira estes momentos alegria!

 

 

 

O portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe enviando o endereço do blog de sua escola ou relatos de projetos que estejam acontecendo, basta entrar em contato com o representante de sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compatilhá-la com seus amigos no Facebook.


 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
eventos (322)
artesmusicais (37)

Comentários
Parabéns pela linda festinha.

Postado por Fatima Lucia Braga em 23/07/2012 00:56

Renata, parabéns pela postagem!! Um excelente trabalho de acompanhamento dos blogs da escolas. Muito obrigada!!!

Postado por Morgana Rezende em 30/07/2012 02:58

Renata ficou lindo o vídeo, parabéns. Seu trabalho é exemplar. Amei as festas realizadas nas escolas da 2ª CRE. Beijos

Postado por Valeria em 01/08/2012 07:17

Querida Renata, Parabéns pela postagem. Boa ideia pegar o gancho da vida e obra do Gonzagão e abordar a festa junina, integrando as escola em vídeo. Bem legal... Valeu mesmo. :-)

Postado por Lindomar Araujo em 01/08/2012 22:52