A A A C
email

Terça-feira, 24/07/2012

Projeto E. M. Sergio Vieira de Mello e a Rio + 20

Tags: 2ªcre, meioambiente, eventos.

Aproveitando que a cidade do Rio de Janeiro foi sede da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20 no mês de junho, a E. M. Sérgio Vieira de Mello desenvolveu com seus alunos um projeto sobre conscientização ambiental.

 

 

O projeto desenvolvido por esta unidade escolar culminou com uma Feira Ambiental. Os trabalhos apresentados nesta feira foram desenvolvidos pelos alunos e professores durante o segundo bimestre de 2012.

 

 

Exposição de trabalhos durante a Feira Ambiental

 

É importante ressaltar que ao longo do projeto os alunos puderam conhecer sobre o Meio Ambiente e Sustentabilidade vivenciando práticas que colaborem com estes.


O início do projeto aconteceu quando a escola participou do concurso “Cartas para um Mundo Sustentável”, que teve como objetivo mobilizar e despertar nos alunos a consciência ambiental. Abaixo temos a carta escrita pelos alunos do grêmio da E. M. Sérgio Vieira de Mello, com a colaboração da professora responsável.

 


“Senhores Delegados da Conferência Rio+20,


Todos nós, alunos da Escola Municipal Sergio Vieira de Mello, situada no bairro do Leblon, temos a honra e a responsabilidade de compartilhar com os senhores as nossas preocupações e opiniões sobre a sustentabilidade e a conservação para com o Planeta Terra. Vale a pena registrar trechos do poema da autora Gabriella Mistral, constatando o ‘’Prazer de servir’’ da nossa rica natureza. 


“Toda natureza é um anseio de serviço. Serve a nuvem, serve o  vento, serve a chuva.
Onde houver uma árvore para plantar, plante-a você, onde houver  um erro para corrigir, corrija-o você. Onde houver um trabalho e todos se esquivem, o aceite você...”


Essa leitura contribui muito para nossas constatações e reflexões. É mesmo uma grande doadora a nossa natureza, mas por outro lado, ela exige ações responsáveis de cada humano do planeta.


Há vinte anos tivemos avanços preciosos: a vontade e a conscientização cada vez maior da população mundial, mas precisamos avançar mais. Nas aulas, tomamos conhecimento de ações de crianças de todo o mundo para desenvolver a saúde do planeta Terra.


Qual poderia ser a nossa contribuição imediata?


Cada um de nós deve e pode ser multiplicador das ações em favor da nossa grande casa. Com a ajuda dos nossos pais, amigos e vizinhos, cada um fazendo um pouquinho, muito ajudará ao planeta. Esperamos que esta Conferência assuma responsabilidades e tenha um olhar especial para com os nossos irmãos mais necessitados, até porque, no mundo de hoje, algumas pessoas têm  além  do que necessitam e muitas  outras nem tem o básico para sobreviver. Desejamos que todo o mundo se mobilize a reduzir, reciclar e reutilizar  todo o lixo. É urgente evitarmos o desperdício.


É importante que vocês, governantes, invistam em pesquisas para descobertas de novas formas de obter energia limpa; que haja incentivo e esclarecimento sobre o aproveitamento das águas das chuvas em escolas, prédios, estádios, fábricas, etc. É preciso exigir a redução de emissão de gás carbônico em todos os países. Não podemos mais aceitar que o esgoto seja jogado no mar.


Juntos, somos mais fortes. Com muitos amigos, podemos multiplicar e fazer uma grande diferença nesse mundo. Vamos abraçar o compromisso de sermos unidos. Somos parceiros!


Atenciosamente,


Grêmio Estudantil da Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello”


 

 

Alunos aprendendo atitudes que colaborem com o Meio Ambiente

 

Cada série ficou responsável por desenvolver um tema relacionado ao meio ambiente e, para trocar experiências, a escola resolveu realizar uma Feira Ambiental. Desta forma, estaria reunindo e compartilhando o aprendizado adquirido sobre o tema.


Ao longo do projeto, os alunos estiveram envolvidos em várias ações práticas relacionadas ao tema como: as atividades da cartilha ambiental, a cinemateca ambiental e a horta suspensa.

 

 

A Feira Ambiental da E. M. Sérgio Vieira de Mello foi um sucesso, pois reuniu professores, alunos, responsáveis e escolas convidadas, para prestigiar este trabalho de valorização do Meio Ambiente e conhecer práticas de sustentabilidade.

 

 

Para conhecer mais sobre o trabalho desta escola visite seu blog

http://escolamunicipalsergiovieirademello.blogspot.com.br/

 

Professor, divulgue também o blog ou projetos que desenvolvidos por sua escola. Entre em contato com o representante de sua CRE. Clique aqui para conhecê-lo!

 

Gostou desta publicação? Clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook e deixe um comentário.

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
eventos (322)
meioambiente (113)

Comentários
Parabéns aos alunos, professores e direção pelo belo trabalho apresentado! Como sempre vocês são demais!

Postado por Maria José do Carmo em 25/07/2012 03:05

Parabéns equipe Sergio Vieira!!!! O envolvimento da equipe é a marca desta escola. E isso reflete em todas as atividades que vocês realizam. Um grande beijo para todos!!!!

Postado por Morgana Rezende em 30/07/2012 02:52

Parabéns aos alunos, pais, professores e demais funcionários da escola pelo empenho e dedicação a este projeto. O resultado foi muito bom! Obrigada também aos visitantes da feira, que alegraram ainda mais o evento. Bjs, Ana Lucia

Postado por Ana Lucia em 30/07/2012 22:05

Sentimos muito orgulho de fazer parte dessa equipe. Nossos alunos são maravilhosos!!!

Postado por Cátia e Marcia Baptista em 31/07/2012 12:48