A A A C
email

Quinta-feira, 09/08/2012

E. M. Jorge Amado Comemora o Centenário de seu Patrono

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A E. M. Jorge Amado  está proporcionando aos alunos diversas vivências sobre a       vida e obra do escritor, desde o início do ano letivo, através do projeto Jorge Amado – 100 anos.

 

 

 

No dia 10 de agosto, é comemorado o centenário do nascimento do escritor Jorge Amado. Entre as atividades desenvolvidas na E. M. Jorge Amado, temos Jorge na Roda, que acontece  na sala de leitura  e que visa contar histórias do autor, que serão desdobradas em outras produções realizadas pelos alunos .

 

Mural permanente da escola

 


Em abril, o 1ºano participou da contação das histórias Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e também realizou diversas atividades.

 

 Contação da história Gato Malhado e Andorinha Sinhá no pátio interno da escola

 

No mês de maio, a vida do escritor também serviu de inspiração para as atividades desenvolvidas. Afinal, pode-se dizer que Jorge Amado teve muitas mães e todas participaram de sua vida de várias formas: Eulália, a mãe que o gerou, com quem aprendeu a ler e a escrever. Mãe que sempre esteve presente desejando que seu filho pudesse ter chance de melhorar de vida através da escola; a mãe Menininha do Gantois, a mãe religiosa; a mãe que gerou seus filhos: Zélia, mãe, mulher e o grande amor de sua vida.

 

 Apresentação do Dia das Mães


Murais feitos pelos alunos sobre a vida e obra de Jorge Amado

 

Mural no pátio da escola com biografia de Jorge Amado

 

Sala de Leitura

 

A Sala de Leitura Zélia Gattai tem feito releituras das obras de Jorge Amado, de forma a tornar a obra do escritor mais acessível aos alunos da escola. Através da pintura de trechos e cenas das histórias em caixas de papelão, a temática da obra do escritor pode ser contada e recontada, inclusive pelas crianças menores. As professoras da Sala de Leitura, Darose e Maria Antonia, estão à frente deste trabalho, que também será exposto para a comunidade escolar, em breve.

 

Pinturas feitas pelos alunos, em caixas de papelão fechadas, retratando obras de Jorge Amado

( Mar Morto/ Capitães de Areia)

 

Pinturas feitas por alunos de uma escola particular e doadas para a E. M. Jorge Amado

 

Desenhos feitos pelos alunos : 
Rian, da turma  1301, profª Maria Paula (esq.) – personagem Zé Gato;
Larissa, da turma 1307, profª Jacira – personagens Dora e  Pedro Bala (dir)
 

 

Homenagem Especial no Mês de Agosto

 

Durante o mês de agosto, a escola realizará várias atividades em homenagem aos 100 anos de Jorge Amado. No dia 10 de agosto, acontecerá a cerimônia de abertura, onde os alunos do 2ºano apresentarão relatos da vida do autor e a capoeira, com orientação dos professores de Educação Física. Será hasteada a bandeira da Bahia, estado de nascimento de Jorge Amado.

No dia 22 de agosto, será a vez do 3ºano apresentar Capitães de Areia. No dia 29 de agosto, o 4ºano e a Educação Especial, com músicas do Dorival Caymmi. No dia 30 de agosto, será a culminância do projeto, com exposição de trabalhos e a vez das Baianinhas e Capoeiristas da Educação Infantil se apresentarem.
 

 

 

 

Para conhecer mais sobre a vida e obra de Jorge Amado:

 

http://educacao.uol.com.br/biografias/jorge-amado.jhtm

 

Fundação Casa de Jorge Amado:

 

http://www.jorgeamado.org.br/?page_id=75

 

 

Para conhecer o blog da E.M. Jorge Amado:

 

http://www.emjorgeamado.blogspot.com.br/

 

 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!   

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
7ªcre (337)

Comentários
Amei os trabalhos e o" Projeto Jorge Amado 100 anos."Conhecer um pouco da vida e obra do patrono é muito bom para os alunos e ainda mais quando se trata do nosso grande escritor Jorge Amado.Parabéns equipe da E.M.Jorge Amado.

Postado por Fatima Lucia Braga em 09/08/2012 10:58

Lindos trabalhos! Que escola bonita e talentosa! Orgulho para a Rede Municipal! Parabéns, pela postagem! A ideia da caixa precisa ser compartilhada... rsrsr!

Postado por Neilda Silva em 09/08/2012 15:33