A A A C
email

Sexta-feira, 10/08/2012

Pequenos Leitores de Música

Tags: 6ªcre, creches, educaçãoinfantil, artesmusicais.

 

A C. M. Zuzu Angel trabalhou com os alunos, no 1º semestre de 2012, o projeto Pequenos Leitores de Música com o objetivo de desenvolver em seus alunos uma melhor expressão corporal e interação entre as crianças. Este projeto foi realizado a partir do centenário de aniversário de Luiz Gonzaga.

 

A fascinação  que a música exerce sobre a criança é visível! Basta tocar um CD infantil para vermos despertar na criança a alegria, a vontade de cantar, de dançar e de interagir com as outras crianças. Ao fazer isso, a criança aumenta sua capacidade corporal e a percepção do espaço que a cerca.

 

A musicalidade como recurso pedagógico é muito importante, pois é uma finalizadora do processo de ensino e aprendizagem. A sala de aula que tem a música como recurso pedagógico é um ambiente mais propenso à tranquilidade, ao entretenimento e à interação social.

 

Na C. M. Zuzu Angel, as professoras entendem que a Arte conduz à compreensão do próprio indivíduo, que a atividade lúdica, tão natural na vida da criança, é fundamental no desenvolvimento da vida afetiva e intelectual e que não existe cultura superior à outra, e sim, vivências diferentes, tradições e costumes próprios dos múltiplos segmentos da sociedade e que a musicalização é um processo de construção do conhecimento.

 

As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal e também permitem a comunicação com o outro. Weigel (1988) e Barreto (2000) afirmam que atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.

 

Sendo assim, a Creche tem por objetivo propiciar um ambiente desafiador, estimulador e rico na construção e respeito às diversidades através do Subprojeto Pequenos Leitores de Músicas.

 

No projeto, foi abordada  a biografia de Luís Gonzaga, que comemora, neste ano de 2012, o centenário de seu nascimento, ressaltando as tradições e costumes do povo nordestino, que muito têm a ver com a família das crianças de nossa comunidade

 

 

Luís Gonzaga inspirou o projeto Pequenos Leitores de Música da C. M. Zuzu Angel

 

 

Os professores realizaram com os alunos um aula passeio à Feira de São Cristóvão. O Centro Municipal Luís Gonzaga de Tradições Nordestinas sintetiza o nordeste e oferece ao visitante tudo de que a região dispõe, exibindo, nas suas quase setecentas barracas, sua riqueza tradicional e proporcionando, ainda, a aniimação caracterísitica da terrinha: o som do Nordeste.

 

 

Alunos da C. M. Zuzu Angel visitam a Feira de São Cristóvão

 

 

A culminância aconteceu na comemoração do Dia das Mães, onde as professoras aproveitaram para difundir as tradições nordestinas e a musicalidade na comunidade escolar através de belas apresentações musicais e atividades envolvendo crianças e responsáveis.

 

 

Alunos da C. M. Zuzu Angel fazem apresentações musicais na comemoração do Dia das Mães

 

 

As professoras trabalharam também a língua nordestina. Os nordestinos deram início à saga da Língua Portuguesa no Brasil, adaptando-a a novos hábitos fonéticos, recheando-a de termos de origem indígena e, depois, de origem africana. A língua do nordeste marca uma cultura rica em termos, ritmos e em expressão plástica.

 

 

Trabalhos realizados sobre a linguagem nordestina pelos alunos da C. M. Zuzu Angel

 

 

A culinária nordestina não ficou de fora do projeto! Ela é fortemente influenciada pelas condições geográficas e econômicas ao logo da história, assim como pela antiga mistura da culturas portuguesa, indígena e africana.

 

As comidas quase sempre têm como ingredientes carnes de gado bovino e caprino, peixes, frutos do mar e produtos vegetais, muitas vezes cultivados pelos índios desde muito antes da colonização.

 

 

Alunos da C. M. Zuzu Angel trabalham com os alunos a  culinária nordestina

 

 

Diante do sucesso na apresentação das atividades desenvolvidas durante o projeto Pequenos Leitores de Música na culminância, as professoras perceberam que os objetivos foram alcançados.

 

Com este projeto, a equipe da C. M. Zuzu Angel estimulou e facilitou o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com a utilização da  música e de diversas experimentações. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

 

Parabéns aos professores da C. M. Zuzu Angel, por perceber que a  música possui um papel importante na educação das crianças. A escola está contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e lingüístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. É um orgulho ter professores como vocês na 6ª CRE. Não é à toa que estamos crescendo cada vez mais! 

 

Você gostou deste projeto? Deixe uma mensagem para a equipe da C.M. Zuzu Angel! Envie o seu projeto para ser divulgado no Portal Rioeduca! Divulgue o seu trabalho! Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)
creches (105)
artesmusicais (37)

Comentários
Parabéns pelo trabalho de resgate da cultura brasileira/nordestina. Nossos pequeninos apresentam um grande desenvolvimento através da ludicidade; e, que, neste momento se faz pela música de Luiz Gonzaga. Adorei os modelitos e a apresentação dos trabalhos.

Postado por Silvana Rmos em 10/08/2012 15:44

Parabéns amigos da Creche Zuzu Angel por mais este maravilhoso trabalho! É de suma importância acreditarmos em nossos pequenos cidadãos para que tenhamos um grande futuro. Um grande abraço à todos!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado por Katia Barboza em 11/08/2012 21:09

Adorei o trabalho de vocês... fiquei encantada!!!

Postado por Christiane Penha em 20/08/2012 16:09

Parabéns aos professores da C. M. Zuzu Angel, por perceber que a música possui um papel importante na educação das crianças.

Postado por Helena(by troia) GED 10ª CRE em 25/05/2013 16:28