A A A C
email

Sexta-feira, 31/08/2012

Aprender a Ser e a Conviver

Tags: 3ªcre, escoladafamília, blogsdeescolas, eventos.


 

 

O século XXI exige uma formação global do ser humano. Não basta somente ter conhecimento científico. Saber interagir com o outro, com a sociedade e a natureza também são valores essenciais, como bem trabalhou a E. M. Rubens Berardo 3ª CRE.

 

 

Em nossa sociedade notadamente consumista, expressões que nós, professores, costumamos chamar de palavras mágicas estão caindo em desuso. Bom dia, com licença, por favor, obrigado e desculpe-me muito vezes não fazem parte do vocabulário de algumas pessoas, mas são elas que mostram o grau de civilidade de um povo, bem como a gentileza no dia a dia e o respeito ao próximo e a si próprio.

A Escola Municipal Rubens Berardo apostou no trabalho com os quatro pilares da educação para este século: Aprender a Aprender, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Seu recorte focou nos dois últimos pilares. O aprender a ser e o aprender a conviver formaram a base do projeto que teve sua culminância do primeiro semestre no final de julho.

 

 

 

 

 

 

 

A valorização da gentileza e das regras de boa convivência como ponto de partida para um ambiente de estudo interacional e agradável. Os valores e virtudes foram subdivididos e trabalhados por quinzenas. Amizade, cooperação, respeito, responsabilidade, carinho, amor, bondade, honestidade, justiça e solidariedade foram discutidas em sala e colocados em prática por todos. O objetivo é " uma escola que seja um espaço aberto a mudanças e à troca de idéias, em que haja comprometimento com uma educação justa, inclusiva, dinâmica e solidária, que respeite as diferenças de sexo, cor, religião e ideais. Um espaço onde todos aprendam, na convivência harmoniosa, o valor de ser uma pessoa melhor a cada dia."
Claro que o respeito ao planeta em que vivemos não poderia ficar de fora neste ano de Rio +20. As ações de reciclagem e reutilização marcaram os trabalhos expostos.

 

 

 

 

 

 


A família, como primeiro lugar de convivência, não poderia ficar de fora do projeto. A participação foi ativa durante todo o processo e sua contribuição para a exposição foi a mensagem na Árvore Ecológica da Paz. Solidariedade, respeito a si mesmo, ao outro, ao patrimônio, ao planeta, amizade, carinho, amor, compreensão e tolerância deveriam vir da família para a escola, embora saibamos que as famílias nem sempre consigam suprir essa necessidade das crianças.

 

 

 

 

 

 

Tudo isso foi apenas a primeira parte do projeto. Vem muito mais no segundo semestre. Acompanhem no blog o desenvolvimento do projeto e vejam mais detalhes sobre a culminância da primeira parte.

 

 

 

 

Informações do blog e do PPP enviado pela Prof.ª Tânia Barbosa

 

 

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
3ªcre (329)
eventos (322)

Comentários
Trabalhar valores e regras de convivência é muito bom para que o aluno se torne um cidadão que respeite o outro e coloque em prática tais regras de convivência entre todos na escola e fora dela.Parabéns!

Postado por Fatima Lucia Braga em 31/08/2012 10:00

Essa é a escola da minha amiga Tânia!!! Equipe dedicada e comprometida com o que faz. Mesmo com os problemas do dia a dia aqui a Educação acontece!!!

Postado por Hozama Moura em 31/08/2012 18:07

Parabéns pelo PPP! Sucesso a escola Rubens Berardo que está sempre comprometida com uma educação de valores!

Postado por lucimere fernandes em 02/09/2012 19:17