A A A C
email

Quinta-feira, 20/09/2012

Escola e Alunos que São Destaque na OBMEP

Tags: 7ªcre, obmep.

  

 


A premiação da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi realizada em dois momentos: uma, no dia 27 de julho, onde foram premiados os medalhistas de prata e bronze, as escolas, os professores e os municípios. A outra premiação,de caráter nacional, aconteceu no dia 27 de agosto,no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A Escola Francis Hime, mais uma vez, ficou em destaque.

 

 

 

Sendo premiada, pela 3ªvez consecutiva , a Escola Francis Hime está entre as 127 melhores do país na 7ª OBMEP. Além disso,o professor Luiz Felipe, que é professor da rede e trabalha na escola,foi premiado pela 4ªvez (2007,2009, 2010 e 2011). E os alunos também brilharam:1 medalha de ouro, 1 de prata e 4 de bronze.

Na cerimônia de premiação nacional, estiveram presentes: a presidente Dilma Rousseff, acompanhada do ministro da Educação, Aloisio Mercadante, do ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp e do governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, além da secretária de Educação, Claudia Costin.


 

O aluno medalhista de ouro, Marlon Benjamin, de 15 anos, que está no 9º ano do Ensino Fundamental, respondeu as perguntas do Rioeduca:

 

 

 

 

 

Quando e como começou o seu interesse pela Matemática?


A verdade é que eu sempre fui um admirador da matemática, via o meu irmão fazendo cálculos e aquilo me impressionava, eu achava super difícil. Mas a minha paixão pela mesma só começou no ginásio, quando eu tive aulas com o professor Felipe e aprendi através de jogos e aulas bem dinâmicas uma matemática diferente e muito mais agradável.


Pensando em futuro, como você planeja usar esse conhecimento premiado em Matemática? Vai fazer uma faculdade relacionada à Matemática ou tem outros planos?


Eu penso sim em me formar em áreas relacionadas com a matemática, hoje tenho preferência pela engenharia, até por aspectos financeiros, mas tenho vontade de após formado em engenharia fazer uma faculdade de matemática.

 


A OBMEP, criada em 2005, é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e é promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e Inovação e da Educação. Os alunos que receberam medalhas em todo o Brasil poderão participar do Programa de Iniciação Científica Júnior com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por um ano, em 2013, caso sigam matriculados na rede pública de ensino. Quando estiverem na universidade, o desempenho na competição será levado em conta como critério para o programa do governo federal Ciência sem Fronteiras.

 


 

 

A Escola Municipal Francis Hime também ficou entre as 10 melhores escolas da prefeitura do Rio de Janeiro no IDEB 2011, batendo a meta estipulada e ficando em 7º lugar na rede.


Para saber mais sobre a premiação da 7ªOBMEP :


http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=3123427


Para conferir entrevista feita com professor Luiz Felipe no Rioeduca:


http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1965

 

 

  

  

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

7ªcre (337)
obmep (6)

Comentários
Parabéns equipe e alunos da FRANCIS. Estamos dividindo este orgulho com vcs. Eu especialmente estou muito feliz vendo exalunos. beijos IANA minha aluna quando era antiga C.A.

Postado por Dilma Vianna em 20/09/2012 14:16

Parabéns Marlon Benjamin e sucesso sempre.

Postado por Fatima Lucia Braga em 23/09/2012 21:58