A A A C
email

Quinta-feira, 27/09/2012

A Caminho da Escola

Tags: 1ªcre, projetos.

As turmas do 4º ano da E. M. Floriano Peixoto estão desenvolvendo o Projeto "Percorrendo a Estrada para a Cidadania", que faz parte parte do programa de Educação para o Trânsito do Grupo CCR, responsável pela administração de algumas das principais rodovias do País. O maior objetivo do Grupo CCR é preservar vidas e, para isso, não bastam boas estradas e bons veículos circulando por elas. É preciso que as pessoas, motoristas ou pedestres, assumam uma postura responsável, de modo a evitar acidentes.

 

 

Acreditando na importância da educação e da conscientização para a cidadania, a unidade escolar investiu na Educação para o Trânsito e toda equipe de professores têm a convicção de que as crianças podem contribuir muito para a construção de um mundo melhor para todos. Um mundo sem violência, em que as pessoas vivam em paz e harmonia, com respeito e tolerância às diferenças.

 

Como a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação - Extensividade, divulgou o Projeto "A Caminho da Escola" da CET-Rio, que tem como objetivo discutir questões ligadas à segurança no trânsito, visando capacitar os alunos para tomada de decisões e desenvolvendo comportamentos adequados à prevenção de acidentes, a Escola Municipal Floriano Peixoto estabeleceu como prioridade um dia de aula com as turmas para desenvolvimento prático no conteúdo.

 

A Ação Educativa proposta pela CET- Rio

 

 

- atividade lúdico/educativa através de teatro com o conceito de trânsito realizada no pátio da escola;
- atividade de fixação com jogos de quebra-cabeça e da memória e dinâmicas que explicam o conteúdo e trocam experiências com os alunos na sala de aula;
- atividade de feedback com oficinas de concretização do aprendizado por escrito, por meio de redação ou desenho ou poesia na sala de aula
- atividade de encerramento com a entrega do certificado de participação e um distintivo "Amigo do Trânsito" para os alunos e os professores participantes.

 

Desta forma, a Ação Educativa proporcionou aos alunos participantes da E. M. Floriano Peixoto um valioso instrumento de reflexão que é a sensibilização da população escolar quanto ao trânsito e ao transporte seguro e, principalmente, o cuidado que devem ter a caminho da escola.

 

 

O nosso principal objetivo é fazer os alunos aprenderem de forma divertida a importância das regras de boa convivência, conhecendo as leis de trânsito e de sinalização necessárias para a segurança de todos, tornando os alunos capazes de identificar e praticar as atitudes que os fazem ser bons cidadãos. Por isso tudo, os estudantes não puderam deixar de pegar carona nas atividades, jogos e brincadeiras que foram propostas pela equipe da CET-Rio.

 

O Rioeduca parabeniza a todos pelo sucesso do projeto! Ressaltamos que as atividades realizadas na escola foram agendadas pela professora Ana Paula Serra, regente da Sala de Leitura, e o relato do projeto foi enviado pelo professor Antonio Carlos .

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita


 

                                       

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
1ªcre (383)

Comentários
PARABÉNS à direção, professores, alunos e toda a equipe envolvida no projeto.... Ficamos orgulhosos em saber que trabalhos de qualidade vem sendo desenvolvido por vocês!

Postado por jose luiz em 27/09/2012 08:22

Obrigado a CET-Rio e a SME pela oportunidade de enriquecer o trabalho da escola.

Postado por Antonio Carlos em 27/09/2012 11:30

Super legal o projeto.Parabéns!

Postado por fatima Lucia Braga em 28/09/2012 01:11

Excelente trabalho da escola. A Educação para o trânsito deve ser um conteúdo utilizado por todas as unidades escolares. Essa é uma atidude cidadã e que salva vidas!!! Parabéns a toda equipe!!!!

Postado por Fabio em 30/09/2012 12:02