A A A C
email

Quinta-feira, 20/09/2012

Quem Lê Jornal Sabe Mais

Tags: 6ªcre, riodeleitores.

 

Vagner Lúcio de Lima, professor da turma 1301, da E.M. Cláudio Ganns, trabalha com jornais em sala de aula. No primeiro momento, houve uma sensibilização com a criançada. Depois o jornal foi apresentado, manipulado e explorado. Um verdadeiro exemplo de formação de Um Rio de Leitores.

 

Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais não é tarefa fácil, mas certamente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem informados.

 

O jornal é considerado um material muito importante, desde que utilizado com sabedoria e, principalmente com planejamento . Oferece uma visão ampla e atualizada e proporciona o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.

 

Enquanto educador, o ideal é favorecer a interação do aluno com a realidade social, sendo o jornal uma das formas para atingir tal objetivo. O jornal coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando-o um ser ativo e, consequentemente, participante da realidade social.

 

O professor Vagner Lúcio de Lima, da Escola Municipal Claudio Ganns, realizou com os alunos da turma 1.301 uma excelente atividade de incentivo à leitura, à escrita e à criatividade. Estou falando do Expressinho Claudio Ganns. Proposta esta que surgiu da necessidade da valorização das produções escritas dos alunos.

 

 

Ação desenvolvida pelo professor Vagner Lúcio com os alunos da turma 1301

 

 

Esta atividade integra o projeto de trabalho da Unidade Escolar Lendo na Boa, que incentiva a leitura e a escrita de textos jornalísticos, buscando aproximar cada vez mais os alunos da função social da escrita e da leitura.

 

Como estavam na semana do folclore, o professor Vagner Lúcio decidiu experimentar reescrever algumas cantigas na linguagem jornalística. Os alunos toparam o desafio e o resultado foi incrível!

 

 

 

Jornal produzido pelos alunos da turma 1301 sob a orientação do professor Vagner Lúcio

 

 

Distribuídos em grupos, os alunos escreveram, leram, trocaram textos e modificaram suas produções jornalísticas. A preocupação de todos era escrever observando se os recursos linguísticos presentes no texto jornalístico estavam sendo respeitados.

 

Quem acabava primeiro, solidariamente, oferecia ajuda a quem estava necessitando. E, assim, nasceu o Expressinho Claudio Ganns, que além de ampliar o universo dos alunos, ajudará a formar leitores competentes e tornar as aulas mais interessantes.

 

Parabéns ao professor Vagner Lúcio por desenvolver um trabalho que promove a autonomia das crianças, tornando-as verdadeiros leitores críticos.

 

 

Gostou da ação desenvolvida pelo professor Vagner Lúcio? Deixe um comentário! Não esqueça de enviar o seu projeto e/ou ação para ser publicado no Portal Rioeduca! Este espaço é meu, é seu, é nosso! Nós somos a seXta CRE!

 

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)
riodeleitores (213)

Comentários
Parabéns Profº Vagner pelo maravilhoso trabalho. Parabéns queridos alunos, verdadeiros escritores. Parabéns equipe Cláudio Ganns!!!!!

Postado por KATIA BARBOZA em 20/09/2012 13:17

Amei as notícias produzidas pelos alunos... integrando e reiventando saberes. Parabéns professor Vagner!!!

Postado por Christiane Penha em 21/09/2012 14:09

Muito interessante o trabalho desenvolvido com a linguagem jornalística.Os textos ficaram ricos e criativos.As crianças demonstram amadurecimento na elaboração dos textos.Parabéns professor!Parabéns Claudio Ganns!

Postado por cassia cilene em 21/09/2012 17:12

Muito interessante o trabalho desenvolvido com a linguagem jornalística.Os textos ficaram ricos e criativos.As crianças demonstram amadurecimento na elaboração dos textos.Parabéns professor!Parabéns Claudio Ganns!

Postado por cassia cilene em 21/09/2012 17:12

Parabéns Professor!! Seu trabalho engrandece a nossa CRE!

Postado por Claudia Soares em 24/09/2012 13:00