A A A C
email

Terça-feira, 16/10/2012

Do Século XIX ao Século XXI – Dia do Professor

Tags: 5ªcre, rioeduca, diadoprofessor.

 

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro e o Rioeduca, através do seu representante na 5ª Coordenadoria Regional de Educação, vem homenageá-los com singelos cartões postais em agradecimento à importante missão de ensinar e de aprender.

 

Do Século XIX ao Século XXI

 

Em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas escolas de “primeiras letras”. Esse decreto falava da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

 

Após um século, as homenagens aos professores ainda eram ínfimas, porém, a partir de 1947, os estabelecimentos de ensino passaram a promover solenidades que enalteciam a função do mestre na sociedade moderna. Com a participação de alunos e suas famílias, comemoravam condignamente o Dia do Professor.

 

Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. Foram eles: Salomão Becker, Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko. A ideia de comemorar o Dia do Professor no dia de 15 de outubro partiu do professor Salomão, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A ideia estava lançada.

 

Essa celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

 

 

5ª Coordenadoria Regional de Educação e Rioeduca

 

 

De Janeiro deste ano até hoje, 16 de outubro, quase uma centena de trabalhos das Escolas da 5ª Coordenadoria Regional de Educação/SME/RJ foram publicados no Portal Rioeduca. E nada mais justo que, para homenagear os professores (que não medem esforços nessa difícil mas adorável missão de ensinar e aprender), apresentemos suas equipes através de singelos cartões postais.


Foram inúmeros projetos, eventos nas escolas (e fora delas), desfiles, mostras artísticas, ludicidade etc, que fizeram deste Portal uma referência no Brasil, e até mesmo no exterior, compartilhando muitos trabalhos realizados pelos professores com seus alunos. Temos recebido vários comentários nas publicações de todas as CREs e observamos que muitos que aqui nos leem são pessoas de locais distantes e amantes da educação.

 

Um carinho especial às escolas que nos enviaram fotos de suas equipes para que esta publicação pudesse ter um enfoque de congraçamento. Assim, reafirmamos nosso compromisso com a qualidade das publicações dos trabalhos tão bem realizados pelas escolas através de seus professores.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Parabéns, Professor, pelo seu dia! 

O que seria do mundo se não fossem seus ensinamentos, orientações e dinamismo?

Parabéns, Mestre!

Parabéns, Educador!

 

Fontes de pesquisa:

Portal da Família http://www.portaldafamilia.org.br/datas/professor/diaprof.shtml

Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_professor

 

 

 Escolas e professores participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do representante.

 

Regina Bizarro é Professora da Rede Municipal e Representante do Rioeduca na 5ªCRE
E-mail: reginabizarro@rioeduca.net / Twitter: @rebiza
 / FACE: rebiza

 

                                


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (418)
rioeduca (78)
diadoprofessor (14)

Comentários
Bela homenagem!

Postado por Neilda em 16/10/2012 11:04

Obrigada pela homenagem! Abraços!!!

Postado por Ângela em 16/10/2012 11:31

Justa homenagem a esses profissionais que fazem tanto pelo desenvolvimento deste país.

Postado por Erick Marques em 16/10/2012 17:52

Excelente homenagem! Ao mestre com carinho! Parabéns pela iniciativa de mostrar esses seres de luz que fazem a diferença na educação do Rio! Parabéns a todos!

Postado por Fernanda Oliveira em 17/10/2012 09:11

Obrigada pela mensagem. Ficou linda!

Postado por Elisa Bamonte em 17/10/2012 19:31

Parábéns, e obrigado peol carinho!

Postado por Margareth Knupfer em 20/10/2012 12:32

Parabéns e obrigada pela homenagem.

Postado por Margareth em 20/10/2012 14:06