A A A C
email

Sexta-feira, 05/10/2012

Uma História Especial

Tags: 3ªcre, entrevistas, diadoprofessor.


 

A professora Fátima França já completou 40 anos de magistério e continua cheia de ideias e vontade de ensinar. Sua História é marcada com um toque especial. Confira!

 

 

Mais um outubro chegou. Hora de homenagear o profissional que forma todos os outros e merece nosso carinho sempre. É o trabalho dos professores que faz a revolução acontecer e estamos aqui para registrá-lo. Hoje, vamos conhecer a professora Fátima França, que chamou minha atenção pelas atividades publicadas no grupo da E. M. João Kopke, escola em que está lotada. Mas a história dela começa muito antes.

 

 

 

 

 

 

Potiguar de nascimento, mas de família cearense, ela viveu sua primeira infância às margens do Rio Purus, no Amazonas. Longe das lojas de brinquedos e de escolas regulares, ela aprendeu a ler com sua mãe e tias e a brincar com o que tivesse à mão em um seringal chamado Igualdade.
Daí vem seu olhar especial sobre tudo que a maioria considera lixo. Ela acredita que tudo pode encontrar uma nova finalidade e recorda com carinho das atividades produzidas com suas turmas regulares e especiais. A Árvore de Natal, feita de guirlandas individuais reciclando CDs e o mural intitulado Cantarolendo por sua colega da Educação Especial Ana Viola são seus xodós. O Cantarolendo foi uma maneira de interagir com seus alunos através de músicas infantis ou folclóricas, dobraduras e trechos das músicas como ela mesma nos explica: “ Trabalhamos músicas e ritmos e pra cada música eu criava uma dobradura. Enquanto ia fazendo a dobradura, íamos cantando com eles e pra eles, usando vários sons, batendo palmas, fazendo mímicas, gestos, dançando, balançando o corpo etc. Depois, eu escrevia parte da música e colava a dobradura. Montamos o mural com músicas folclóricas e mais tarde repetimos a dose com músicas e dobraduras natalinas.”

 

 

 

 

 

 

 

Depois de anos trabalhando na E. M. Joaquim Ribeiro com turmas regulares, ela disse ter sido escolhida pela Educação Especial, segmento a que se dedica desde 2006, na E. M. João Kopke, ambas na 3ª CRE. A paixão transparece ao postar os progressos de seus alunos. Cada pequena vitória é comemorada e cada produção exposta com orgulho.

 

 

 

 

 

 

 

O depoimento de sua amiga professora Rita Lusiè Velozo nos conta um pouco de sua personalidade:

“ Fátima França traduz a verdadeira essência do professor por vocação e que gosta daquilo que faz. Está sempre de bem com a vida, em alto astral. Gosta de agregar as pessoas. Mesmo não estando mais na E. M. Joaquim Ribeiro, mantém a memória da escola reunindo as pessoas todo mês e mantendo em dia o grupo da escola na rede social. É muito criativa. Não me esqueço das sugestões de jogos e brinquedos que ela me passava, quando eu estava com o Acelera e Progressão, feitos com papel, sucata, caixinha de fósforo, palitos...Ela já fazia reciclagem quando isto nem era moda! Já dá aula há muitos anos e nunca perde o “pique”. E nos últimos anos abraçou uma missão belíssima que é o seu trabalho com alunos especiais. Ela sempre fala deles com muito carinho e é visível o resultado positivo obtido com estes alunos. Fátima é uma pessoa de fé, 'fé em Deus, ' na vida, no homem e no que virá ...'(parafraseando o poeta ) e merece os nossos parabéns por sua trajetória de vida!”

 

 

 

 

 

 

 

Ela diz que não é muito de tecnologia, mas, nas redes sociais, encontrou o prazer de registrar seu trabalho e lamenta não ter guardado lembranças dos livros feitos com as produções de seus alunos coladas em catálogos de cosméticos. O significado daquelas produções sobre os colegas de classe e sobre a turma como um todo se perderam ou estarão guardados no fundo das gavetas daqueles meninos e meninas. Esse risco ela não corre mais, pois a tecnologia jamais substituirá o professor na vida dos alunos e  nos ajuda a conhecer gente que cumpre sua missão com dedicação todos os dias.

Professora Fátima França, prazer em conhecê-la! Parabéns por sua carreira!

 

 

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (329)
entrevistas (33)
diadoprofessor (14)

Comentários
Parabéns Prof. pelo seu belíssimo trabalho e confiança em seus alunos, a Classe especial é merecedora de pesoas Especiais como vc!

Postado por Fernanda dos Santos em 05/10/2012 08:17

Parabéns Fátima França por esta merecida homenagem! Que vc continue sendo esta professora especial mantendo esta alegria de viver e fazendo a diferença principalmente neste lindo trabalho. Educação inclusiva de verdade é isto, é dar amor especial às pessoas especiais fazendo com que elas cresçam no amor e sejam educadas por quem acredita nelas, por quem escolheu este trabalho. Porque o professor por essência que trabalha e escolhe esta profissão por amor é capacitado por Deus e fará sempre o melhor: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. E eu sei bem o que quer dizer isto...Vc é o exemplo deste versículo da Bíblia, pois sua origem humilde não foi obstáculo para que se formasse e desse valor à educação e se tornasse esta grande professora. Estou com saudades também das piadas e anedotas que vc contava na hora do almoço na Joaquim Ribeiro ,rs... Parabéns também à Ângela Freitas que fez esta linda postagem e sempre valoriza as pessoas e atividades das escolas da nossa CRE. Nos dias de hoje em que há tanto desgaste pela pressão e problemas do cotidiano escolar é maravilhoso saber que temos uma pessoa iluminada como Ângela que se compraz com o sucesso de todos e sabe dar valor a este trabalho tão lindo que é o ofício de educar!

Postado por RITA LUSIÉ em 05/10/2012 12:50

Quando comecei a trabalhar na Escola Joaquim Ribeiro, a Fátima era Encarregada do Pessoal. Enfim, não podia mostrar sua verdadeira vocação. Quando saiu da Secretaria e continuou naquilo que ela tem de melhor: a relação carismática professora- aluno, é que vi que estava ao lado de uma pessoa especial. Ela se transformava a cada dia. Com sua amizade, compreensão, olhar de mãe,alegria,competência...Não estou mais nessa Escola, mas guardo na lembrança essa pessoa verdadeiramente merecedora de tantos elogios. Parabéns sempre, Fatima França!

Postado por Sônia Maria Naufel Vaz em 05/10/2012 15:58

Conheço a Fátima desde que eu estudava na E.M.Joaquim Ribeiro...Naquela época era a tia Fátima da escola!Hoje somos colegas de trabalho!!!Um exemplo!Parabéns Fátima!

Postado por Suzane em 05/10/2012 23:20

Obrigada por suas palavras carinhosas, Rita Lusiè! Espero representar bem o belo trabalho realizado na 3ª CRE.

Postado por Angela Regina de Freitas em 05/10/2012 23:43

muito merecida esta homenagem a profa Fatima, que conheci a anos atras qdo trabalhei na JR. Ja nesta epoca ela ja era um exemplo. Era aquela profa dedicada q gostava do que fazia. Que fazia por amor realmente. Sempre mto criativa e alto astral,admiravel de verdade. Qdo fui pra sala de aula, procurei me inspirar em professores exemplos pelos quais esbarrei e a Fatima foi uma delas. Parabens, Fatima, vc merece!

Postado por nair neta em 12/10/2012 13:32

Gosto muito do trabalho da professora Fátima pois trabalho no Educandário.Parabéns Professora!!! Uma brincadeirinha...Vc continua pertinho do Rio Purus....é só descer a rua e visitar o Edi Educandário...Rua Purus s/nº...abçs!Angela

Postado por Angela em 17/10/2012 07:06