A A A C
email

Quarta-feira, 03/10/2012

Direitos e Deveres: Exercício de Cidadania

Tags: 6ªcre, educopédia.

 

A professora Mara Malheiros, da Escola Municipal Thomas Jefferson, realizou com a turma 1.501 um trabalho voltado para a construção de noções de justiça e responsabilidade social através do livro Se Criança Governasse o Mundo, de Marcelo Xavier.

 

As eleições de outubro invadiram os noticiários brasileiros e as ruas do nosso país. Os alunos percebem isso em casa e na escola e, mesmo que ainda não sejam eleitores, acabam se interessando, comentando e até se informando a respeito dos candidatos locais e suas propostas.

 

 

Símbolo das Eleições 2012 retirado do site oficial do TRE

 

 

O momento favorece o trabalho com questões ligadas à cidadania, à democracia e à responsabilidade social. E é o que muitas escolas vêm fazendo, como mostra o trabalho realizado na Escola Municipal Thomas Jefferson pela Professora Mara Malheiros da turma 1.501, onde foram  trabalhados os direitos e deveres como exercício da cidadania através do livro Se Criança Governasse o Mundo, de Marcelo Xavier.

 

 

 

Capa do livro Se Criança Governasse o Mundo, de Marcelo Xavier

 

 

Trata-se  de uma história que promove soluções para diversas situações sociais que afligem a população na sociedade atual, apresentadas a partir do imaginário infantil.

 

A professora Mara Malheiros distribuiu uma folha para cada grupo, na qual escreveu o título do livro, que deveria ser completado pelo grupo livremente. As frases utilizadas foram as listadas a seguir:

 

* Se Criança Governasse o Mundo, as pessoas ...

* Se Criança Governasse o Mundo, o trânsito seria ...

* Se Criança Governasse o Mundo, as guerras ...

* Se Criança Governasse o Mundo, os pobres ...

* Se Criança Governasse o Mundo, todas as crianças...

* Se Criança Governasse o Mundo, todas as famílias...

* Se Criança Governasse o Mundo, os programas de televisão...

* Se Criança Governasse o Mundo, a saúde seria ...

* Se Criança Governasse o Mundo, a educação seria ...

* Se Criança Governasse o Mundo, as árvores ...

 

Durante algum tempo, os alunos registraram na folha o final de frase. Em seguida, os participantes de cada grupo fizeram a leitura da frase completada apresentando suas opiniões para a turma.

 

 

Alunos da turma 1.501 fazem o registro por escrito da continuação do nome do livro

 

 

 

Alunos da turma 1.501 leem para o grupo suas opiniões sobre como completaram o título do livro

 

 

Após a análise das propostas dos alunos, foi feita a apresentação do livro Se Criança Governasse o Mundo e a sua interpretação oral. Assuntos como o conceito de democracia, direitos  e deveres foram abordados pela professora.

 

A Cartilha Digital sobre os Direitos Humanos foi apresentada aos alunos. Nela, o Menino Maluquinho mostra aos jovens os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos de forma simples e divertida.

 

A professora Mara utilizou a cartilha como forma de ampliar o acesso a informações básicas de cidadania. Para trabalhá-la, realizou debates e uma campanha eleitoral na sala de aula para eleger o prefeito e os vereadores fictícios da turma.

 

 

Professora promove um debate com os alunos sobre os Direitos Humanos através da cartilha de Ziraldo

 

 

 

Alunos da turma 1.501 conhecem seus direitos e deveres através da cartilha digital

 

 

Os alunos candidatos preencheram uma tabela gerada no Word e projetada no quadro branco com suas propostas de trabalho, caso fossem eleitos.

 

 

Tabela preenchida pelos alunos candidatos da turma 1501

 

 

Cada aluno confeccionou o seu próprio Título de Eleitor digitando suas informações no computador. Ao término, o documento era impresso.

 

 

Alunos confeccionam o seu Título de Eleitor

 

 

 

 

Título de Eleitor confeccionado pelos alunos da turma 1501

 

 

Após todos os conhecimentos trabalhados, a professora propôs a produção de uma História em Quadrinhos coletiva com fotos dos alunos candidatos no Power Point.

 

 

 História em Quadrinhos produzida pelos alunos da turma 1501

 

 

As eleições ainda irão acontecer na turma 1501 da Escola Municipal Thomas Jefferson. Os alunos candidatos e os alunos eleitores aguardam esse dia com muita ansiedade!

 

Com esta atividade, a professora Mara Malheiros, da Escola Municipal Thomas Jefferson, construiu noções de justiça e responsabilidade social; refletiu com seu grupo sobre as condições sociais da infância no nosso país; destacou a importância de valores como igualdade, respeito e solidariedade para que todos tenham uma vida digna e; principalmente, mostrou a importância do exercício dos direitos e deveres do cidadão em uma prática democrática.

 

Essa é a Escola Municipal Thomas Jefferson! Um Novo Caminho, Novas Ideias!

 

Parabéns à professora Mara Malheiros por despertar a consciência cidadã das crianças e proporcionar oportunidades para que possam pensar, questionar, criticar e dar opiniões do que seria preciso para que possamos viver em um país melhor.

 

Gostou  desta postagem? Deixe um comentário para a equipe da Escola Municipal Thomas Jefferson. Vamos prestigiar e valorizar o trabalho de excelência realizado pelos nossos colegas. Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)

Comentários
Que belo projeto! Nosso PPP é "Para que a escola nos dê cidadãos" e gostamos muito do trabalho desenvolvido por essa UE.

Postado por EM Gastão Monteiro Moutinho em 03/10/2012 08:52

Parabéns pelo trabalho !!! Nossos alunos precisam ter espaço garantido para discussões, debates e compartilhamento de informações sobre questões políticas, porque é de pequeno que se aprende a escolher o seu representante de forma consciente e responsável.

Postado por Júlia Mendes em 03/10/2012 15:54

Parabéns a professora Mara pelo lindo trabalho que está sendo desenvolvido. Uma profissional de excelência que faz o trabalho acontecer. A ideia de realizar o trabalho da informática educativa com a literatura traz um diferencial enorme e resulta num aprendizado de qualidade. Parabéns Mara!

Postado por Tatiana Eliza Gomes de Carvalho em 03/10/2012 16:05

Parabéns à Mara! Eu, da Thomas Jefferson, tenho orgulho de tê-la como colega de trabalho na mesma unidade, parceira para troca de ideias e incentivadora constante do uso das plataformas e recursos digitais. Sua responsabilidade e compromisso são visíveis em sua postura. Que possamos sempre contagiar nossos alunos com a alegria do aprendizado e incluí-los nas questões sociais.

Postado por Suellen Rocha em 03/10/2012 17:36

Parabéns, belo trabalho! "Cidadania: direito de ter direito".

Postado por Joice Rodrigues em 03/10/2012 20:17

Parabéns pelo maravilhoso trabalho, Professora Mara! São de iniciativas assim que precisamos!

Postado por Aline Menduiña Calil em 03/10/2012 21:11

Parabéns, Mara, pelo excelente trabalho realizado com a sua turma!!!!

Postado por Andréa Rodrigues em 03/10/2012 21:12

Parabéns à Profa. Mara, sempre competente e dedicada!

Postado por Amanda em 03/10/2012 22:15

Maravilhoso trabalho realizado com nossos alunos tão carentes de informação. Parabéns Mara pela grandeza da proposta, pelo entusiasmo que demonstra, pelo trabalho que realiza. Bjs

Postado por KATIA BARBOZA em 04/10/2012 19:50

Mara, nosso orgulho !!! Parabéns Mara, excelente trabalho !!!

Postado por Adonias Ribeiro em 04/10/2012 21:38

Parabéns amiga! Essa é só mais uma prova da sua competência e da sua capacidade de fazer excelentes trabalhos!! Q Deus continue te abençoando e te dando forças para continuar trabalhando dessa forma brilhante!!!

Postado por Marilene em 06/10/2012 14:44