A A A C
email

Sexta-feira, 19/10/2012

O Cabelo de Lelê e o Desfile de Penteados Afros

Tags: 5ªcre, blogdeescolas.

 

Um livro é uma beleza... É o começo de novas descobertas como uma caixa mágica que guarda muitas histórias fantásticas.

 

 

Histórias fazem parte da nossa vida desde que nascemos. Quando crianças, começamos a viver num mundo de fantasia, de alegria, de descobertas, de aprendizado. As Salas de Leituras têm uma grande responsabilidade nesse sentido, estimulando a criatividade, o pensamento crítico, a reflexão.

 


E nesse contexto de novos aprendizados, apresentamos um trabalho interessante que a professora Margareth Knupffer vem desenvolvendo na Sala de Leitura da Escola Municipal Irã.


 

Ouvindo e Desenhando Histórias

 


Desde a semana em que foi comemorada a Abolição da Escravatura na E.M. Irã, alunos participam de atividades que os fazem refletir sobre o negro em nossa sociedade, principalmente sobre o preconceito, buscando valorizar o que há de belo em cada um.

 

Para isso os alunos ouviram a história "O Cabelo de Lelê", de Valéria Belém. A partir dessa leitura, os alunos fizeram desenhos maravilhosos da personagem.

 

Os alunos maiores acompanharam a leitura do conto "As Mãos dos Pretos", do livro Contos Africanos dos Países de Língua Portuguesa, Ed. Ática, uma história sobre a igualdade dos homens, para além das suas cores.

 

“Como foi rica a discussão!” (professora Margareth Knupffer)
 

 

 

Após a leitura da historia “os alunos contornaram suas mãos e dentro delas deixaram uma pequena mensagem em forma de quadrinha contra o preconceito..."

 



 


 

"E para culminar nossas atividades fizemos um belíssimo desfile de penteados afros”, finaliza a professora.

 

Vamos conferir!

 

 

 

 

  

  

 

 As palavras são portas e janelas. Se debruçamos e reparamos nos inscrevemos na paisagem. Se destrancamos as portas, o enredo do universo nos visita. Ler é somar-se ao mundo, é iluminar-se com a claridade do já decifrado. Escrever é dividir-se. Cada palavra descortina um horizonte, cada frase anuncia outra estação. E os olhos, tomando das rédeas, abrem caminhos, entre linhas, para as viagens do pensamento. O livro é passaporte, é bilhete de partida.  

Bartolomeu Campos Queirós


 

 

A Escola Municipal Irã está situada a Rua São Leonardo, bairro Vista Alegre, e foi fundada em 18/08/1959 pelo prefeito Dr. José Joaquim Sá Freire Alvim.


 

Como gestoras as professoras Marli Torres Kovaliauskas e Lúcia Maria Gomes, assessoradas pela grande equipe de professores e funcionários.


 

Parabéns a professora Margareth Knupffer e aos alunos das turmas que participaram deste evento multicultural!

 

 

Conheçam e comentem nos Blogs:

Escola Municipal Irã http://escolaira.blogspot.com.br/

Sala de Leitura da Escola Municipal Irã http://www.saladeleituraira.blogspot.com.br/

 

 


 Escolas e professores participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do representante.

 

 

Regina Bizarro é Professora da Rede Municipal e Representante do Rioeduca na 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

Facebook: rebiza

 

 

                                


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (418)
blogdeescolas (54)

Comentários
Parabéns!

Postado por Fatima Lucia Braga em 19/10/2012 19:57

O portal Rioeduca está proporcionando a todos nós uma excelente oportunidade de troca de experiências. As escolas estão desenvolvendo trabalhos lindíssimos!

Postado por Margareth Knupfer em 20/10/2012 11:33

Mais um belíssimo trabalho da escola, desenvolvido pela Profª Margareth, que só nos orgulha ! Os alunos sempre muito participativos nas aulas da leitura , vão aprendendo valores importantes : respeito à diversidade, tolerância, amor ao próximo.... Lindo!Parabéns!

Postado por Ellen Fernandes em 20/10/2012 14:47

Parabéns pelo belo trabalho.Bjs Silvia (GEC Mario Paulo de Brito

Postado por silvia santos Amorim em 20/10/2012 16:17

Queridas, vcs não sabem a alegria de ver que estão interagindo com o Portal Rioeduca. Este Portal está sendo muito importante na apresentação ao Mundo dos trabalhos dos professores de toda rede municipal/RJ. Nosso desejo é disponibilizar projetos e atividades que impactaram a aprendizagem dos alunos, assim como este trabalho apresentado. Parabéns a profª Margareth e a Escola Municipal Irã, escola que meu filho estudou do 2º ao 5º ano. Bjs nos corações!

Postado por Regina Bizarro em 20/10/2012 20:58

Adorei o trabalho da prof. muito rico em cultura e valorização! Parabéns pela iniciativa, todas as escolas deveriam abrir espaço para essa cultura rica e bela!!!

Postado por Fernanda dos Santos de Oliveira em 22/10/2012 08:22

Adorei o trabalho da prof. muito rico em cultura e valorização! Parabéns pela iniciativa, todas as escolas deveriam abrir espaço para essa cultura rica e bela!!!

Postado por Fernanda Oliveira em 22/10/2012 08:37