A A A C
email

Terça-feira, 09/10/2012

Em Plena Ativa Idade!

Tags: 2ªcre, creches, educaçãoinfantil.

 

“Ativa Idade: É Bom Ser Criança na Creche Municipal Dr. Sérgio Arouca!” é o título do projeto pedagógico desenvolvido este ano em uma das creches de nossa rede.  Nesta publicação, conheceremos um pouco do trabalho realizado em uma das etapas mais importantes da vida escolar do aluno, a Educação Infantil.

 

 

A Creche Municipal Dr. Sérgio Arouca iniciou o ano de 2012 com mudanças em sua gestão, atualmente composta pela professora Eliete do Nascimento, diretora, e pela professora Ana Paula Chaves, diretora-adjunta.   A nova equipe traz uma filosofia de valorização do trabalho da creche, de todos os profissionais que nela atuam e da sua comunidade escolar, enfatizando a troca de saberes e fazeres no dia a dia.

 

O objetivo geral do projeto é desenvolver atividades básicas de educação e cuidados na perspectiva do movimento e da transformação, levando em consideração as diversas fases de crescimento e desenvolvimento da criança, as suas diversas linguagens além do envolvimento da comunidade escolar neste processo.

 

 

 

Na imagem acima, vemos o mural construído pela turma 40 com o auxílio dos educadores. A criação deste mural foi inspirada em um dos livros da série "O Mundinho".

 


Para que isto aconteça, os profissionais da Creche têm desenvolvido várias atividades com os alunos ao longo do ano, tratando assuntos que estejam de acordo com o objetivo geral do projeto. Hoje, vamos conhecer algumas destas atividades realizadas na C.M. Dr. Sérgio Arouca.

 


No dia 22 de agosto, comemoramos do Dia do Folclore e as crianças trabalharam o tema conhecendo parlendas, instrumentos musicais, cantando, brincando, aprendendo palavras diferentes e movimentando o corpo. Sempre em Ativa Idade!

 


As fotos abaixo mostram os momentos de algumas atividades realizadas sobre o Folclore brasileiro que é tão rico.

 


A turma 30 trabalhou com a parlenda da aranha. Aproveitando o papelão que acompanha as maçãs da merenda, fizeram as aranhas, com tinta, papel, e lã. Cantaram a música e criaram um cartaz com tanta aranha que deu muito medo!” ( Retirado do blog da creche)

 

 

 

 

Os bebês do berçário também participaram das atividades sobre o tema. Cantaram, dançaram e ouviram histórias folclóricas.


 

“Senta que lá vem história: ouvindo história, recontando, ou mesmo "lendo" com suas próprias mãos e olhos (e braços e pernas e o corpo todo!), aqui, a literatura começa no berço!” (Retirado do blog da creche).


 

 

 

No mês de setembro, foi a vez de trabalhar o tema “Natureza em Ativa Idade”. Os alunos brincaram e vivenciaram  água, ar, terra, elementos da natureza e vegetais.


 

As atividades começaram com o material que existe dentro da creche, os pequeninos prepararam um suco de laranja.


 

“As turmas do maternal 1  (EI 40 e EI 41) brincaram de fazer suco de laranja. Com isto,  exploraram, sentiram gosto, o cheiro, a forma e descobriram que dentro da laranja tem "água"! Depois, fizeram um delicioso refresco de laranja para amenizar o calor de setembro!” ( Retirado do blog da creche)


 

 

 

Parabéns à equipe da C.M. Dr. Sérgio Arouca por proporcionar atividades que colaborem com o desenvolvimento e a construção da autonomia dos alunos da Educação Infantil.

 

Conheça mais sobre o trabalho da C.M. Dr. Sérgio Arouca visitando seu blog.


http://cmarouca.blogspot.com.br/

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
creches (105)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.