A A A C
email

Sexta-feira, 12/10/2012

Pequenas Crianças, Grandes Descobertas

Tags: 6ªcre, educaçãoinfantil.

 

A Creche Municipal Albert Sabin realiza com seus alunos o projeto "Pequenas Crianças, Grandes Descobertas" que tem por objetivo caracterizar a instituição escolar como um ambiente sadio e adequado para a descoberta de si mesmo e dos outros.

 

Segundo a presidenta Dilma Rousseff, investir em creche é a chance que o país tem de enfrentar na raíz o problema da desigualdade entre ricos e pobres.

 

 A fala acima reflete a importância da creche na vida escolar da criança, pois é neste ambiente que ela terá acesso aos melhores estímulos pedagógicos, sendo despertada a curiosidade.

 

A escola para crianças de até 3 anos deixou de ser significado apenas de cuidado ou assistência social há muito tempo.  Trata-se agora de um espaço de ampliação do repertório de experiências da criança.  Neste repertório, está incluída também a vivência da cultura escrita, que nada tem a ver com alfabetização precoce. São estórias lidas pela professora, receitas seguidas pelas crianças e outras atividades que ajudam no interesse e na aprendizagem futura.

 

Diante desta realidade, a Creche Municipal Albert Sabin realiza com seus alunos o projeto "Pequenas Crianças, Grandes Descobertas" que tem por objetivo caracterizar a instituição escolar como um ambiente sadio e adequado para a descoberta de si mesmo e dos outros.

 

 

Alguns momentos do projeto Pequenas Crianças, Grandes Descobertas

 

 

Os professores da Creche Municipal Albert Sabin acreditam ser imprescindível que as creches levem em conta que as crianças, desde que nascem, são cidadãos de direitos, indivíduos únicos e singulares e, principalmente, seres sociais e históricos que produzem e consomem cultura.

 

Para construir esses cidadãos, a Creche realiza atividades que ajudam os alunos a desenvolverem conceitos em diferentes áreas de conhecimento, utilizando as linguagens artísticas, experimentando situações de aprendizagem e tendo da brincadeira como  instrumento de apropriação.

 

As ações realizadas também despertam o gosto e o prazer pela leitura, através do contato com diversos portadores de texto de forma lúdica e significativa, desenvolvendo uma postura investigativa em relação ao mundo social e natural.

 

 

Alunos fazem descobertas entrando em contato com diversos portadores textuais

 

 

 

Alunos realizam descobertas através da linguagem artística e da brincadeira

 

 

 

Alunos da Creche Municipal Albert Sabin experimentam o espaço escolar

 

 

 

Alunos despertam para o letramento através de atividades de investigação

 

 

O conhecimento nesta fase, como vimos nas imagens mostradas, ocorre, basicamente, por meio da ação, da interação com os colegas e com os adultos, da brincadeira, da imagianção e do faz de conta.

 

Portanto, a dinâmica de trabalho da Creche Municipal Albert Sabin demonstra considerar o aspecto lúdico e contribui para a construção de conhecimentos imprescindíveis aos alunos da Educação Infantil. 

 

Parabéns a toda equipe da Creche Municipal Albert Sabin por oferecer a seus alunos um ambiente com diferentes e novas oportunidades de aprendizagem.

 

Gostou desta postagem? Deixe um comentário sobre o projeto da Creche Municipal Albert Sabin! Vamos prestigiar e valorizar o trabalho realizado pelos professores da rede municipal de ensno. Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)

Comentários
Sou apaixonada por esta Creche. É perceptível o carinho da Equipe pelas crianças!!!!!!!!!!!!! O trabalho realizado é nota mil! Parabéns GRANDE EQUIPE!

Postado por Flávia Sardinha em 16/10/2012 15:51