A A A C
email

Quarta-feira, 10/10/2012

Jovens Cientistas

Tags: 6ªcre.

 

 

 

A professora Heloísa do Ciep Doutor Adão Pereira Nunes, em parceria com o Bairro Educador e o SESC, realizou  a Oficina Sustentabilidade e Educação com os alunos da turma 1.302, ensinando a transformar óleo de cozinha em sabão.  A ação procurou despertar o pensamento científico e investigativo das crianças .

Você já parou para pensar que estudar Ciências é essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes? Disciplina obrigatória no currículo escolar, ela é tão importante quanto o estudo da língua e da matemática.

 

O conhecimento científico ajuda a compreender o mundo e suas transformações.  Mostra que há sempre inúmeras explicações por trás de tudo o que acontece.  Isto estimula a reflexão e a formulação de hipóteses.

 

É muito importante que o aluno aprenda a pensar cientificamente, ou seja, a formular hipóteses e desenvolver um raciocínio.   Quando tenta entender o mundo e a natureza, o estudante passa a pensar de maneira cada vez mais lógica.

 

Por meio da Ciência, a criança entenderá como funciona todo a planeta e, principalmente, que tudo que é vivo está interligado, conectado de alguma maneira. Vai compreender, ainda, a necessidade de se preservar a natureza, reciclar o lixo, poupar água e não poluir o ar.

 

Procurando desenvolver estas e outras habilidades em seus alunos, o Ciep Doutor Adão Pereira Nunes está trabalahndo com o projeto Sustentabilidade e Educação.  Contando com a parceria do Bairro Educador, a equipe do Ciep conseguiu levar aos alunos, através do SESC, uma oficina que ensinou a turma 1.302  da professora Heloísa a transformar óleo de cozinha em sabão.

 

 

 

Alunos participam da Oficina oferecida pelo SESC

 

 

Inicialmente, a professora Heloísa discutiu com os alunos alguns assuntos.  Ela ensinou que, depois de usado, o óleo de cozinha pode ter dois destinos que são: dar uma enorme dor de cabeça e prejuízo tanto para o seu bolso como para o meio ambiente ou se transformar em economia e, eventualmente, em receita extra.

 

Após inúmeras colocações, os alunos concluíram que a segunda opção era a mais adequada. Então, os representantes do SESC realizaram uma oficina na turma, ensinando os alunos a transformarem o óleo de cozinha, que seria jogado na natureza, em benefício para a escola e para o planeta.

 

Antes de iniciar a oficina, o SESC passou para os alunos os cuidados que devemos ter ao manipular os ingredientes desta receita.  É preciso usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura, pois a soda cáustica pode causar queimaduras na pele.

 

 

 

Alunos da turma 1.302 ouvem atentos as explicações do representante do SESC

 

 

Em seguida, os alunos foram observando e aprendendo sobre os ingredientes, suas quantidades e o modo de fazer o sabão. Conheça abaixo os detalhes da receita usada para transformar o óleo de cozinha em sabão.

 

Ingredientes:

 

- 5 litros de óleo de cozinha usado

- 2 litros de água

- 200 milímetros de amaciante

- 1 quilo de soda cáustica em escama

 

Modo de Fazer:

 

Coloque a soda cáustica em escamas no fundo de um balde. Adicione água fervendo e mexa até diluir a soda. Acrescente o óleo  de cozinha usado e continue mexendo. Misture bem o amaciante. Jogue a mistura em uma forma e deixe descansar por 24 horas. No dia seguinte, corte as barras de sabão e comece a usar.

 

 

Alunos observam atentos a ordem da mistura dos ingredientes da receita

 

 

 

Alunos da turma 1.302 participam da transformação do óleo em sabão e apresentam o produto final

 

 

As crianças fizeram o sabão e doaram para a cozinha Ciep. Eles compreenderam que a produção deve ser feita sob a orientação de um adulto devido ao manuseio de material perigoso para crianças.  Também aprenderam a reutilizar o que consumimos.

 

Eles levaram para casa a receita e aceitaram o compromisso de ensinar aos pais, familiares e vizinhos que o óleo não pode ser descartado de qualquer maneira para não poluir o meio ambiente.

 

Esta ação realizada no Ciep Doutor Adão Pereira Nunes, em parceria com com o SESC e o Bairro Educador, estimula a criatividade além de  ajudar os alunos a serem mais questionadores e responsáveis por suas próprias ações.

 

O estudo realizado com os alunos da turma 1.302 incentiva a imaginação, a observação e a capacidade de elaborar hipóteses para que depois sejam feitos os relatos.  Ensina, ainda, a buscar informações que permitam achar respostas para os questionamentos.

 

Além de importante para o futuro dos alunos, Ciências é a disciplina escolar que tem um grande potencial para entreter os alunos. Então, o que você está esperando para transformar suas aulas em pura diversão e aprendizagem? Coloque esta ideia em prática!

 

Parabéns à professora Heloísa e aos seus parceiros, Bairro Educador e SESC, por ajudarem a transformar o ensino de Ciências mais prazeroso e desafiador, através da interação de professores e alunos e de atividades investigativas.

 

Envie você também o seu projeto e/ou ação para ser publicado no Portal Rioeduca! Vamos compartilhar experiências em prol de um objetivo comum: a melhoria da educação carioca. Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)

Comentários
O que faz a diferença é o comprometimento e o desempenho de todos!Parabéns Turma 1302 e professora Heloisa!

Postado por Lúcia Brizzio em 10/10/2012 12:36

Adorei o trabalho, parabéns a professora, a escola, aos alunos e a todos envolvidos no projeto. Eu desejo que os saberes adquiridos, se multipliquem cada vez mais...

Postado por Christiane Penha em 10/10/2012 14:21

O trabalho da Heloisa é realmente maravilhoso,

Postado por gisele em 10/10/2012 18:37

Aprender de maneira lúdica é sempre mais divertido e faz com que a criança torne seu conhecimento mais significativo. Parabéns para os profissionais e alunos envolvidos no projeto.

Postado por Patrícia Lopes em 10/10/2012 22:23

Aprender de maneira lúdica é sempre mais divetido e faz com que a criança torne seu conhecimento mais significativo. Parabéns para os profissionais e alunos envolvidos no projeto.

Postado por Patrícia Lopes em 10/10/2012 22:23

Ensinar os nossos alunos a preservar o meio ambiente é muito legal e fica melhor ainda quando eles percebem que podem reciclar o que antes seria jogado no lixo.Parabéns turminha!!!!!! Beijinhos Tia Batatinha

Postado por cassia cilene em 11/10/2012 16:30

Fico muito feliz ao ver essas iniciativas em nossas escolas! Parabéns pelo trabalho!

Postado por Priscila em 14/10/2012 09:00

Ações assim garantem uma apredizagem verdadeiramente signifcativa. Parabéns!

Postado por Emyli de Castro em 22/10/2012 11:03

Conheço o trabalho da escola e acho maravilhoso a dedicação dos professores desse CIEP, parabéns!

Postado por Chen em 22/10/2012 16:56