A A A C
email

Quarta-feira, 31/10/2012

Saúde e Educação, a parceria que vem dando certo

Tags: 10ªcre, pse, dentescola.

 


O Programa Saúde nas Escolas, lançado no Rio de Janeiro no início de 2011, vem proporcionando excelentes resultados nas unidades escolares da 10ª Coordenadoria Regional de Educação

 

A Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, é uma das unidades beneficiadas com a parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, principalmente a partir da gestão da secretária Claudia Costin no início de 2009.

 


Além das Salas de Saúde, implantadas nas Escolas do Amanhã, para primeiros atendimentos aos alunos com o programa Saúde nas Escolas, são inúmeras as ações contando com a parceria das duas secretarias.  Essas ações incluem, desde a inserção de alunos surdos em escolas municipais, passando pelo Programa de Promoção de Saúde e Cidadania “Dentescola”, até consultas oftalmológicas, com distribuição de óculos, vacinação, palestras e visitação às unidades municipais de saúde.

 

 

Foto enviada pela assistente social Janaína de Souza Mattos

Foto copiada do Blog http://oticssantacruz.blogspot.com.br/2011/09/odontologia.html

 


 

No dia 25 de setembro de 2012 (terça-feira), alunas do 9º ano, turma 1903, da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, em companhia do professor de Matemática, Raul, visitaram o Centro Municipal de Saúde Lincoln de Freitas Filho (CMSLFF), localizado na Rua Álvaro Alberto, em Santa Cruz.

 


O convite, feito pelo Dr. Marcelo, odontólogo sanitarista do CMSLFF, incluiu uma programação matinal de visitação, palestras e oficinas.
 

 

Em relato feito à professora Sheila Silva, coordenadora pedagógica da E.M. Joaquim da Silva Gomes, as alunas da turma 1903 descreveram alguns dos temas, que incluíram conceitos de promoção à saúde, abordados durante a visita e a palestra,

 

 


 

Após a palestra apresentada pelo Dr. Marcelo, o professor Raul e as alunas da turma 1903, visitaram todas as dependências do CMSLFF e conheceram os diversos serviços prestados à população da Zona Oeste, em particular aos moradores de Santa Cruz.

 


A aluna Maiara Oliveira disse que ficou muito bem impressionada com a dedicação dos profissionais do Centro Municipal de Saúde e considerou importante a palestra do Dr. Marcelo, principalmente por ele ter chamado a atenção para inúmeras doenças que precisam de cuidados especiais como a hanseníase e a tuberculose.

 


Fabrícia disse que gostou quando o odontólogo falou sobre dentição, esclarecendo que os dentes não têm que ser, como algumas pessoas supõem, totalmente brancos.

 


De um modo geral, as alunas da E.M Joaquim da Silva Gomes que visitaram o Centro   Municipal de Saúde  Lincoln de Freitas Filho, elogiaram a abrangência da abordagem da palestra apresentada pelo Dr. Marcelo.  Ele deu exemplos de várias doenças, citou formas de tratamento e resumiu, segundo palavras da aluna Alexia Andrade, dizendo que todas as pessoas devem ser tratadas e olhadas com especial carinho, principalmente em relação aos cuidados que cada um deve ter com a sua saúde.

 


Por ter sido tão positiva e proveitosa a visita da EMJSG ao Centro Municipal de Saúde Lincoln de Freitas Filho, as alunas do 9º ano já planejam ações para divulgar na escola tudo o que aprenderam com o Dr. Marcelo, além de produzir murais com informações sobre os cuidados que todos devem ter com a saúde e incentivar a visita de outras turmas ao CMSLFF.

 


A professora Sheila, coordenadora pedagógica da escola, responsável pela organização da visita, e o professor Raul, que acompanhou as alunas ao CMSLFF, também elogiaram a iniciativa do Dr. Marcelo e o comportamento das alunas, que se interessaram e fizeram muitas perguntas durante a palestra.

 


 

Fotos acima: 1 - Alunas da 1903 visitando o CMSLFF. Foto enviada

por Janaína de Souza Mattos

Foto 2 - Professora Sheila dos Santos, sentada à esquerda, com as alunas que participaram da visita ao Centro Municipal de Saúde Lincoln de Freitas Filho.

 

Contato: Professor Sinvaldo do Nascimento Souza, representante do Rioeduca na 10ª Coordenadoria Regional de Educação.

E-mail: sinvaldosouza@rioeduca.net
Twitter: @SinvaldoNSouza
Facebook: Sinvaldo Souza


 


 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
pse (44)
10 (1)
dentescola (1)

Comentários
A Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, mostra que a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionam uma melhor qualidade de vida aos nossos alunos.

Postado por Helena (by troia) em 05/02/2013 17:27