A A A C
email

Quinta-feira, 25/10/2012

Folclorices de Brincar

Tags: 7ªcre, projetos, creches.

  

 

 

A Creche Municipal Maria da Conceição Silveira de Carvalho está localizada em Jacarepaguá e atende cerca de 100 crianças diariamente em horário integral.  Recentemente, a creche desenvolveu o projeto Folclorices de Brincar que teve como objetivo principal apresentar as raízes folclóricas, nossa identidade e o mundo cultural em que vivemos.

 

 

 

Por meio das diversas linguagens, a equipe da creche Maria da Conceição Silveira apresentou aos pequenos as brincadeiras infantis atuais e do tempo que os adultos de hoje eram crianças. Todos tiveram a  oportunidade de aprender, relembrar e vivenciar diversas brincadeiras, podendo ainda construir seus próprios brinquedos.

 

O livro Folclorices de Brincar traz lindas ilustrações de Ivan Cruz que serviram para mostrar diversas brincadeiras que fazem parte do cotidiano de muitas crianças brasileiras. Os alunos também conheceram cantigas de ninar e de brincar, além dos tradicionais brinquedos cantados que fazem parte do nosso folclore.

 

 

 

O que as pessoas da rua, do prédio, da própria creche têm de tradições?

Essa foi a pergunta que serviu como ponto de partida para o projeto. As crianças tiveram contato com regras, cantigas de ninar, provérbios e pensamentos usados por várias gerações.

 


A equipe e os familiares dos alunos puderam reviver sua infância e participar das brincadeiras. Todas as crianças brasileiras deveriam encontrar nas instituições escolares um espaço para levar, discutir e trocar a cultura apreendida em casa, na rua e no bairro, ou seja, trabalhar com as tradições que ainda temos.

 

 

.

 

 

 

Quando os alunos chegam à creche trazem uma bagagem cultural e familiar: as histórias que ouviram da avó, da mãe, as cantigas de ninar, os ritos de passagem,os brinquedos e as brincadeiras.

A Creche Municipal Maria da Conceição, além de resgatar a riqueza das brincadeiras e brinquedos que fazem parte do nosso folclore, estreitou laços com a comunidade escolar a partir das atividades realizadas. 
 

 

 

 

 

 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

Roberta Vitagliano é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
7ªcre (337)
creches (105)

Comentários
Excelente tema!!! Vivenciar o passado,interagindo com o presente. Parabéns a todos os envolvidos, direta ou indiretamente.

Postado por Recesomel em 25/10/2012 08:59

Gostei muito de ver que estão usando as imagens dos nossos quadros no mundo pedagógico! Parabéns e que as crianças brinquem muito! Deus os abençoe! ivan cruz

Postado por ivan cruz em 25/10/2012 20:16