A A A C
email

Segunda-feira, 22/10/2012

Superar e Navegar é com o PEJA

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A Escola Municipal João de Camargo, situada na Rua Ricardo Machado, nº 633, em São Cristóvão, atende a 25 turmas, divididas em dois turnos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além das turmas regulares, a unidade conta com o apaixonante trabalho desenvolvido no turno da noite com duas turmas de Jovens e Adultos (PEJA).

 

 

O que é o PEJA?

 

É um programa educacional da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro para pessoas com, no mínimo, 14 anos completos, sem limite máximo de idade, interessadas em completar os estudos referentes ao Ensino Fundamental. O programa tem a parceria dos professores, além de contar também com ações voltadas para a fortificação de uma política de educação pautada nos eixos de aumento de escolaridade, educação permanente e inclusão no mundo do trabalho, aspectos essenciais para o exercício pleno da cidadania.

 

A E. M. João de Camargo valoriza a dedicação e esforço de seus alunos adultos. Sabe que não é fácil somar trabalhos e tantas responsabilidades ao recomeço dos estudos, portanto se compromete com cada um, apresentando projetos que despertam e envolvem cada estudante.

 

Superar e Navegar é com o PEJA

 

 

Os alunos do PEJA foram ao Laboratório de Informática com a Professora Ana da Sala de Leitura para realizarem uma viagem pelo universo dos computadores. Animados, a concentração foi grande. A professora ensinou os alunos a manusearem o teclado, o mouse, visto que para alguns essa era uma experiência totalmente nova.

 

 

A professora Ana reconhece que, atualmente, conhecimentos básicos sobre computação e navegação na internet são requisitos importantes para qualquer cidadão. Além disso, a navegação abre um leque de possibilidades na Educação e na vida do aluno pois pode ampliar suas habilidades e conhecimentos navegando nos ambientes virtuais. Afinal, na internet encontramos livros completos, enciclopédias, blogs e diversos conteúdos educacionais.

 


Com a orientação dada individualmente, os alunos escreveram palavras que trabalham em sala de aula, frases para a professora, cabeçalhos, cartas, o próprio nome e treinaram o nome das famílias. Ana sabe que isso é apenas o começo para que aos poucos eles possam desenvolver cada vez mais o contato com o mundo digital.

 

A turma teve a oportunidade de conhecer melhor a Educopédia, portal que combina riqueza de conteúdo, formas de aprender e infraestrutura tecnológica que possibilita aos jovens alunos avançarem em seu próprio ritmo.

 

A equipe da E.M João de Camargo valoriza suas turmas de PEJA e se orgulha do trabalho realizado, pois acredita que a Educação é transformadora e é capaz de mudar os rumos sociais do nosso país. Acreditando no aluno, é possível sonhar com um Brasil mais justo e mais feliz!

 

Links importantes:

Escolas com PEJA.

Educopédia

 


Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,

clique no link abaixo:

http://emjcamargo.blogspot.com.br/

 


* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 

Contatos:
Rute Albanita
 Professora e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                                       

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
1ªcre (383)

Comentários
Parabéns!

Postado por Liliane Ravani em 22/10/2012 16:37

PARABÉNS!!!! Belo trabalho de inclusão digital!!!

Postado por jose luiz em 23/10/2012 07:41