A A A C
email

Quarta-feira, 24/10/2012

Estreitando Laços com o Povo Brasileiro

Tags: 3ªcre, escoladafamília, protagonismojuvenil.

 

 

A Escola Municipal Félix Pacheco da 3ª CRE continua estreitando laços e reconhecendo a identidade do povo brasileiro em seu projeto político pedagógico. Vamos nos identificar também?

 

Ano passado, tive o prazer de registrar o início do projeto Identidade do Povo Brasileiro da E.M. Félix Pacheco. Este ano, o projeto cresceu e se integrou ainda mais ao subprojeto Estreitando Laços Comunidade x Escola.

O projeto prevê que todo o trabalho do primeiro semestre da escola seja voltado para a cultura nacional com ênfase em nossas manifestações folclóricas. Entre agosto e setembro, as ações se intensificam na produção de material para a Feira Cultural da escola, que já está em sua segunda edição. Na verdade, a produção de conhecimento não para. Durante todo o ano, os alunos são estimulados na leitura de textos folclóricos e na construção de seus saberes através da cultura nacional. Identificando seus elementos, o aluno também se identifica com práticas, costumes e aprende a valorizar os diversos saberes, respeitando-os e conhecendo-os para crescer com eles.

 

 

 

 

 

 

 

Os personagens folclóricos, as brincadeiras e brinquedos populares foram o enfoque escolhido pela equipe da unidade escolar. Além disso, as danças folclóricas das cinco regiões do país também foram privilegiadas, sendo a melhor maneira para mergulhar no universo de cada uma delas. A identificação de cada personagem, suas características físicas e suas histórias foram registradas e apresentadas por cada turma. Assim, o saber é adquirido de aluno para aluno. E que prazer aprender algo novo que um colega ensinou! Após a apresentação, cada um pode conhecer de perto o resultado da pesquisa de cada turma.

 

 

 

 

 

 

 

As brincadeiras e brinquedos foram sendo trabalhadas ao longo do semestre nas aulas de Educação Física e de outras disciplinas. Petecas de jornal, fantoches, móveis de caixa de fósforos foram surgindo ao longo dos meses. Desafios com os da cama de gato, jogo feito com barbante entrelaçado nos dedos, movimentaram as aulas.

 

 

 

 

 

 

Ao mesmo tempo, o universo de cada região ia tomando conta das salas de aula, à medida que o estudo da dança de cada uma delas avançava. Afinal, como citado no blog da escola: “ No Brasil, a dança está diretamente ligada a história da nossa gente, pois representa nossas raízes: a mistura do índio, do negro e dos portugueses e desses três povos herdamos os costumes, as tradições e a cultura, transmitidos de geração em geração.
' O trabalho com danças folclóricas requer, assim como provavelmente qualquer outro conteúdo, que o professor apresente o contexto social em que a dança é executada na sua região de origem, o que apresenta múltiplas alternativas para o trabalho com alunos, desde a pesquisa em casa sobre a região em que a dança é praticada – o que engloba os costumes sociais, as comidas típicas da região, as práticas religiosas locais, entre outros – até o aprendizado da execução da dança. Nessa perspectiva, o que se propõe é enriquecer o aprendizado sobre a dança, ao invés de trabalhar o simples aprendizado da dança. Trata-se, então, de privilegiar o homem e sua produção cultural, em detrimento de uma cópia coreográfica despida de sentido.' (Fonte: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/dancas-folcloricas-apresentando-cultura-por-meio-corpo-movimento.)


Os preparativos foram se intensificando ,assim como o orgulho em mostrar o trabalho realizado. Desde a coordenadora pedagógica Laís Coutinho até os alunos da Educação Infantil, todos valorizaram o saber adquirido a ser compartilhado.

 

 

 

 

 

 

 

A II Feira Cultural ocorreu no final de setembro. As produções dos alunos foram expostas no mesmo salão em que os dançarinos se apresentaram.

De norte a sul, todas as regiões foram contempladas. Confira no blog da escola as danças de cada uma delas. O destaque é a Feira de Mangaio que representou a feira livre, uma verdadeira instituição nordestina. Outro destaque foi o carnaval carioca com a música "Cidade Maravilhosa". Os pais que assistiram às apresentações, convidados a participar, puderam estreitar os laços com a nossa identidade nacional.

 

 

 

 

 

Para saber mais, acesse o blog da escola e veja as ações, sugestões e os vídeos com as danças. Vocês vão adorar!

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (329)
protagonismojuvenil (89)

Comentários
Olá Angela , grata pelo comentário , você conseguiu relatar com maestria nossa proposta pedagógica que está dando muito certo. As crianças , os professores e responsáveis participaram efetivamente . Um abraço Lais

Postado por Lais Coutinho em 24/10/2012 18:55

é um prazer fazer parte dessa equipe. Sucesso!

Postado por Fernando Neder em 24/10/2012 22:13

Conheço bem o trabalho de equipe da Escola Félix Pacheco.É sempre feito com muita dedicação e muito carinho, visando sempre o bom desempenho e crescimento do aluno.Com certeza os "laços Comunidade x Escola" estão bem amarrados.Foi um sucesso! Eu me orgulho de já ter participado deste grupo.

Postado por Iracema Marcello em 24/10/2012 22:44

me sinto muito orgulhosa de participar dessa construçao do povo brasileiro. Pa rabens equipe. Parabensa coordenaçao. edna professora da turma 1101

Postado por edna do nascimento ardoso em 25/10/2012 08:34

gostei muito da festa. savia bezerra noberto mãe do pedro henrique noberto martins.

Postado por savia bezerra noberto em 25/10/2012 08:35

adorei a festa. jaqueline mãe da carla e camila.Da turma1201 e turma1301.

Postado por Jaqueline monteiro dos santos em 25/10/2012 08:39

Não tenho nem como espresar a imensa alegria de poder fazer parte dessa escola,pois meu filho tem cito muito bem assistido e fico muito feliz com a organização das nossas festas.Estou parabenizando nossa diretora Vera pelo seu compromisso conosco.Sou Leila mãe do Juan da turma 1201.

Postado por Leila Maria Lima de Brito em 25/10/2012 08:45

Nossa festa do Folclore foi, nada mais nada menos, um espetáculo. Teve a participação efetiva de todos os componentes da Unidade Escolar, tanto nos preparativos quanto no desenvolvimento. É extremamente gratificante participar de eventos como este onde podemos observar o prazer, a alegria e a satisfação nos olhares das pessoas. Professora Soraia. Turmas 1.401 e 8.601.

Postado por Soraia Fernandes de Castro Teixeira em 25/10/2012 08:47

Adorei a festa. Muito bonita, divertida e interessante. Foi uma honra e um prazer poder ajudar esse importante evento cultural.

Postado por Andre Mendes ( secretário ) em 25/10/2012 08:52

Nossa festa foi maravilhosa. Um show!

Postado por Terezinha moura em 25/10/2012 09:18

Fazer parte da equipe de E.M.Félix Pacheco é muito gratificante! Realizamos as atividades com muita dedicação e união...Superando obstáculos, visando proporcionar o melhor para nossos alunos!Parabéns, colegas! Demos um show...

Postado por Maria da Glória(SL) em 25/10/2012 09:21

O projeto é muito interessante pois podemos desenvolver muitas habilidades nos alunos, que constroem conhecimentos de forma lúdica e interessante, a festa foi perfeita pois houve a participação de todos professores, funcionários e responsáveis. As crianças estavam felizes e muito envolvidas . O grande destaque foi a apresentação Bumba meu boi. A alegria foi o ponto alto. Estamos todos de parabéns. Celia Cristina prof da turma EI11

Postado por Celia Cristina em 25/10/2012 21:17

Oi,Lais !Tudo bem?Adorei o projeto.Está lindíssima a festa!Parabéns a todos!Saudades e bjs!Zezé

Postado por Maria José em 26/10/2012 09:38

A festa estava muito boa. Alunos, funcionários e professores motivados e felizes. Todos estão de parabéns! Hail Félix Pacheco School!

Postado por Fábio T. Nascimento em 27/10/2012 12:30

Acompanho o trabalho pedagógico desta Unidade Escolar, sei do empenho dos professores , funcionários e da equipe pedagógica. A festa realmente foi um momento de integração. Parabéns a todos.

Postado por Antonio Miguel em 27/10/2012 17:58

Projeto excelente, com certeza a comunidade escolar foi envolvida. Abraços a todos

Postado por Liana Souza em 28/10/2012 15:20