A A A C
email

Sexta-feira, 26/10/2012

Aprendendo com Luiz Gonzaga

Tags: 3ªcre, artesmusicais, artesvisuais, blogsdeescolas.


 

Ele andou por todo o país, dançou baião, xaxado e xerém e defendia a ecologia em prosa e verso. As escolas da  3ª  CRE aprenderam muito com Luiz Gonzaga no ano do seu centenário. 

 

 

Suas músicas não podem faltar em nenhuma festa junina que se preze.  Ele foi o homenageado deste ano e podemos ver toda a animação que suas canções trazem nos blogs das escolas: E.M. Carlos Gomes, C.M. Sylvia Orthof, E.M. Brigadeiro Faria Lima, E.M. Maria Braz, E.M. Oswaldo Cruz, C.M. Nosso Cantinho, E.M. José Marti, E.M. Brício FilhoE.M. Rubens Berardo e E.M. José Lins.

 

 

 

 

 

 

 

A mensagem do cancioneiro de Luiz Gonzaga vai muito além das músicas para a festa. Suas letras são bastante pedagógicas quando buscam nos ensinar o que é o baião e nos transportam, com emoção, ao sofrimento do nordestino com a seca, como em Asa Branca. Seu linguajar popular e muito bem estudado favorecem a identificação do povo brasileiro não só com o conteúdo, mas também com a forma que usa para transmiti-lo.

 

 

 

 

 

 

 

Suas visitas de Norte a Sul do país para divulgar sua arte nos deram canções que registram nosso folclore como o Boi Bumbá. Até um Pagode Russo, com a marca do bom humor, está entre suas viagens.

 

 

 

 

 

 

Retratou também as mudanças da adolescência no famoso Xote das Meninas. Ele certamente ficaria orgulhoso ao ver seu lado sustentável sendo lembrado em murais de material reciclado e seu Xote Ecológico na boca dos alunos que são o futuro de país.

 

 

 

 

 

Esta é apenas uma mostra das atividades realizadas pelas escolas da 3ª CRE. Ainda não teve oportunidade de conhecer a obra desse grande compositor brasileiro? O caderno pedagógico de Língua Portuguesa do 6º ano deste bimestre traz uma ótima compilação de suas obras. No vídeo, confiram o trabalho da professora Zenilda da sala de recursos da E.M. Brigadeiro Faria Lima.

 

 

 

 

 

 

Com certeza, Gonzagão, como é carinhosamente chamado, estará sempre em nossos corações. Ainda temos muito a aprender com ele. A E.M. Carlos Gomes registrou seu desejo.

 

 

 

 

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
3ªcre (329)
artesvisuais (69)
artesmusicais (37)

Comentários
Adorei a homenagem!!! Como sempre a Angela com idéias maravilhas para as suas postagens. Luiz Gonzaga não poderia ser esquecido e homenageado. Nós da Escola Brício Filho esse ano tratando junto com nossos alunos o cuidado com a natureza não deixou de homenageá-lo já que ele era um grande defensor da ecologia. Parabéns Angela bela postagem.

Postado por MONICA FONSECA em 26/10/2012 17:58

Como deixar de homenagear uma pessoa tão especial no nosso país. Bela postagem.

Postado por Ana Lucia em 29/10/2012 07:50

É mesmo minha diretora Ana Lúcia seria muito injusto a não homemangem a esse grande mestre da nossa cultura. A Brício Filho é demais mesmo... bjão a todos e Angela obrigada mais uma vez por essa divulgação.

Postado por MONICA FONSECA em 29/10/2012 09:26

Como é prazeroso ver o trabalho de uma equipe com seus alunos sendo reconhecido. Parabéns a todos !

Postado por Ana Lucia - Brício Filho em 12/11/2012 11:43