
Quarta-feira, 31/10/2012
Sujeitos da Ação
A arte de contar histórias nos encanta desde sempre. Na E.M. Reverendo Álvaro Reis, da 3ª CRE, os alunos encantam e contam histórias de uma maneira especial. Me acompanhem no próximo capítulo!
Há uns dez dias, o país parou para assistir ao final de uma novela de sucesso. Até mesmo quem não seguiu os capítulos anteriores, conhecia os personagens e viu-se envolvido pelo último episódio. Nossa índole humana nos leva a seguir histórias e não abandoná-las, ainda mais se forem bem contadas.
A Escola Municipal Reverendo Álvaro Reis pretende em seu projeto político pedagógico educar o aluno para a ação consciente sobre a comunidade em que vive, reconhecendo-se e ao outro com que interage. Na postagem Formando Valores através da Cultura Indígena, podemos ver um pouco deste trabalho.
Agora, vamos conhecer o projeto Sujeito da Ação, realizado pela professora Fabiana Costa da Sala de Leitura da escola. Com o objetivo de incentivar a leitura e a produção textual através da vivências das histórias, ela colocou os alunos para envolver-se em todas as partes da produção de uma fotonovela.
A fotonovela era um tipo de narração muito famoso na década de 1960 e 1970. Publicadas nas revistas mais famosas da época, faziam sucesso entre as leitoras. As crianças, nativas digitais, adoram a facilidade de produção que a informática e o acesso à tecnologia proporciona. Eles mesmos podem escrever, fotografar e editar suas produções.
A escolha dos temas e a produção dos diálogos ficou por conta da imaginação de cada grupo. O 1º ano, sempre envolvido em fábulas e contos de fadas ficou com "Enquanto Seu Lobo não Vem", canção popular na boca dos pequenos.
A turma 1401 resolveu registrar uma das lendas do folclore escolar: "A Loura do Banheiro". Assim desmistificam a lenda, ao repensá-la e vivenciá-la teatralmente.
A aluna Yasmim, da turma 1402, produziu o texto que foi encenado pela turma. "O Monstro" é uma narrativa com elementos do universo dos pré-adolescentes e elementos fantásticos. Os efeitos especiais também estão presentes.
A professora Fabiana Costa nos conta o passo a passo: “Este trabalho foi realizado em etapas específicas para cada grupo, que consistem em:
- Escolha do texto, contação da história, música e fotografia para o 1º ano.
- Escolha do texto, contação da história, elaboração do figurino e fotografia para o 2º ano.
- Aula sobre quadrinhos, produção textual, montagem, elaboração do figurino e fotografia no 3º ano. - Escolha do gênero, produção textual, escolha dos melhores textos, dos grupos de trabalho (atores, figurino, cenário, informática) e fotografia no 4º ano.”
Assim, cada ano de escolaridade pode produzir de acordo com suas habilidades e potencialidades. A turma 1301 produziu a fotonovela "A Dorminhoca" é de autoria da aluna Marcele.
O prazer da produção textual com papel social e da leitura de textos produzidos por seus pares são grandes incentivadores para a fruição da leitura. As tarefas que envolveram a produção das fotonovelas resgatam nossa cultura, desenvolvendo a criatividade interpretativa e facilitando a capacidade de ação de cada aluno para o sucesso do trabalho. Os sujeitos da ação, nesee projeto, vão continuar interagindo na assimilação dos conteúdos e na construção de seus conhecimentos.
Para visualizar todo o projeto e as demais fotonovelas criadas, o blog E.M. Reverendo Álvaro Reis aguarda sua visita. Confiram as ações dos sujeitos e deixem seu comentário.
Contate-nos:
angela.freitas@rioeduca.net twitter @angeladario facebook Angela Regina de Freitas
|


blogsdeescolas (402)
3ªcre (329)
protagonismojuvenil (89)
artesvisuais (69)
Postado por Fabiana Fonseca da Costa em 10/11/2012 20:10