A A A C
email

Quinta-feira, 29/11/2012

I Mostra Cidade de Deus Mais Educação

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

 

A I Mostra Cidade de Deus Mais Educação foi realizada no dia 26 de outubro, de 13h às 17h, na Escola Municipal José Clemente Pereira. A Mostra contou com a participação de escolas localizadas na Cidade de Deus e com a integração das oficinas do Programa Mais Educação que acontecem nas Escolas do Amanhã.

 

 

 

A proposta de integração começou a ser pensada a partir da capacitação dos educadores comunitários, feita pelo Bairro Educador, onde foi ressaltada a importância da integração dos educadores e gestores de projeto, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento das atividades nas unidades escolares.

 

 

A educadora comunitária da Escola Municipal José Clemente, Darlene da Costa, levou a ideia adiante e realizou seis encontros com os educadores das Escolas do Amanhã da Cidade de Deus a fim de planejar a atividade. Os encontros foram itinerantes para que todos pudessem conhecer as escolas. Os encontros foram feitos no CIEP Luiz Carlos Prestes, na E. M. Pedro Aleixo, na E. M. José Clemente Pereira e na E. M. Alberto Rangel.

 

 

 

No último encontro, tivemos a adesão da E. M. Professoranda Leila Barcellos de Carvalho, com a presença da educadora Luisa Neves, que também se interessou em participar da atividade. Vale destacar o apoio dado pelas direções e coordenações que participaram dos encontros.

 

O objetivo geral da atividade foi a integração das oficinas do Programa Mais Educação nas escolas do Amanhã que fazem parte do Bairro Educador na Cidade de Deus. Além disso, buscou-se, através dessa integração, fazer com que os educadores comunitários, oficineiros, estudantes e escolas também interagissem, além de divulgar as oficinas realizadas nas escolas. As atividades dessas oficinas envolveram os seguintes temas: canto coral, dança, artes, horta, capoeira e percussão.

 

Os estudantes da Escola Municipal José Clemente Pereira realizaram uma apresentação de dança, coordenada pelo oficineiro Lucio Costa. Houve também uma integração da capoeira das escolas: E. M. Alberto Rangel, a anfitriã E. M. José Clemente Pereira e E. M. Pedro Aleixo. A apresentação foi promovida pelo Mestre Derli, que atua nas duas unidades escolares, acompanhada pela percussão dos oficineiros Iago e Yuri.

 

 

 

A oficineira de Horta Dirce Teixeira, do CIEP Luiz Carlos Prestes, preparou o espaço, na escola anfitriã, para construir uma mini-horta. Já as oficineiras de arte exibiram os trabalhos feitos pelos estudantes. O oficineiro de fotografia auxiliou as crianças nos registros das atividades e o músico Nadinho do Canto Coral fez a apresentação do Hino das Escolas com seu grupo.

 

 

 

A coordenadora do Programa Mais Educação Christiane Moraes Rosa disse ter ficado satisfeita com o resultado da integração e falou como foi importante aquele espaço de troca de experiências entre a comunidade escolar.

 

                                                                                                               Texto adaptado do parceiro Bairro Educador

 

 

Não deixem de acompanhar as próximas publicações!

 No mês de dezembro, vejam como foi a Maratona de Histórias da 7ª CRE em várias escolas!

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php

 

 

Roberta Vitagliano é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca na 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

 

 

                               

 

 

 

x

x


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
7ªcre (337)

Comentários
Cidade de Deus vem mostrando seus belos trabalhos!! Para melhorar é necessário incluir todas as Unidades Escolares!!! Bjs daquela que espera ser incluída nos Projetos do Bairro Educador! Ieda Ayres ( Diretora do CIEP João Batista dos Santos)

Postado por Ieda Costa Ayres em 29/11/2012 21:54

Participar do projeto mais educação tem sido de grande louvor, me sinto feliz com a satisfação das crianças nas oficinas.

Postado por Magnolia Regis em 30/11/2012 18:49