
Sexta-feira, 16/11/2012
Varal Literário
A Escola Municipal Guilherme Tell está desenvolvendo o projeto Varal Literário com todos os alunos desde a Educação Infantil até o 5º ano. Esse projeto visa ao incentivo da leitura prazerosa no ambiente escolar.
A realidade atual afasta cada vez mais os alunos do ato de ler. O uso execssivo das novas tecnologias bem como a falta de incentivo à leitura no ambiente familiar, têm como consequência dificuldades marcantes com relação ao vocabulário, à ortografia e a compreensão de textos escritos. Essas dificuldades, por sua vez, são os principais fatores das produções escritas pouco significativas dos alunos.
É necessário que a escola resgate o valor da leitura como ato de prazer; um dos requisitos para a emancipação social e promoção da cidadania.
A formação de leitores decorre da espontaneidade e do prazer pela leitura. Aspectos que nem sempre estão presentes no ambiente escolar, fazendo predominar o pretexto instrucional e o caráter didatista da leitura que se torna mecânica e rotineira.
Um ambiente onde a leitura é apresentada aos sujeitos sem restrições e imposições, proporciona aos alunos o exercício de sua autonomia enquanto leitores e fascínio pelo ato de ler, tranformando o relacionamento com o texto em algo espontâneo, dialógico e afetivo .
Dessa forma, além de ultrapassar a fronteira da mera decifração dos signos linguísticos, o aluno começa a delinear uma nova visão de mundo e de leitura.
Gostar de ler é uma questão de hábito. Quem é apresentado aos livros ainda pequeno, tem mais chances de descobrir o prazer da leitura e se tornar um grande leitor.
Nos Caminhos da Leitura Prazerosa
Não há fórmulas prontas para ensinar a leitura prazerosa do texto literário, mas existem trajetos que se definem dentro de cada escola com seus professores e alunos. Cabe ao primeiro o papel de estimular a criança a apreciar uma boa leitura e intervir adequadamente, contribuindo para a busca de uma aprendizagem significativa.
O projeto Varal Literário, desenvolvido pela Escola Municipal Guilherme Tell, está voltado para a questão do incentivo à leitura no ambiente escolar. Os livros são cuidadosamente escolhidos pelos professores e arrumados em varais ao longo da escola.
Alunos, professores, funcionários e responsáveis tem acesso livre, durante os intervalos do lanche, café e almoço, a esse acervo literário .
A leitura permite entrar em contato com um mundo desconhecido, viajar e conhecer lugares e épocas diferentes, ampliando a capacidade cognitiva de cada ser.
A leitura não é só uma das ferramentas mais importantes para o estudo e o trabalho, é um instrumento muito prazeroso para a vida.
O professor é, sem dúvida, o grande responsável pela busca de estratégias de leitura que melhor atendam aos alunos, e a sua ação será base do processo de formação de leitores.
Para que o gosto e o compromisso com a leitura aconteçam, a escola precisa mobilizar seus alunos internamente. Aprender a ler (e também ler para aprender) requer esforço. Para tanto, deve-se compreender que o ato de ler é interessante, desafiador e, se conquistada plenamente, dará autonomia e independência a quem o pratica.
Com o projeto, a Escola Municipal Guilherme Tell demonstra reconhecer a importância da literatura infantil e do incentivo para a formação do hábito de leitura na infância, idade em que todos os hábitos se formam.
Segundo Bamberger, o desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.
Concluindo, é fundamental o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe da unidade escolar que aposta na literatura infantil como um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa e significativa.
Parabéns a toda equipe da Escola Municipal Guilherme Tell por desenvolver nos seus educandos a capacidade de aprender a aprender através do domínio da linguagem, através da leitura e da escrita, com repercussão em todas as áreas do conhecimento.
Gostou deste projeto? Deixe uma mensagem para a escola e depois visite o seu blog para conhecer os outros projetos e atividades realizadas por seus professores. Você vai se encantar!
Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE Twitter: @PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Postado por Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE Comentar (1) Indicar para amigo(a)
6ªcre (346)
riodeleitores (213)
Postado por KATIA BARBOZA em 16/11/2012 21:18