A A A C
email

Sexta-feira, 16/11/2012

Varal Literário

Tags: 6ªcre, riodeleitores.

A Escola Municipal Guilherme Tell está desenvolvendo o projeto Varal Literário com todos os alunos desde a Educação Infantil até o 5º ano.  Esse projeto visa ao incentivo da leitura prazerosa no ambiente escolar.

 

 

A realidade atual afasta cada vez mais os alunos do ato de ler.  O uso execssivo das novas tecnologias bem como a falta de incentivo à leitura no ambiente familiar, têm como consequência dificuldades marcantes com relação ao vocabulário, à ortografia e a compreensão de textos escritos.  Essas dificuldades, por sua vez, são os principais fatores das produções escritas pouco significativas dos alunos.

 

 É necessário que a escola resgate o valor da leitura como ato de prazer; um dos requisitos para a emancipação social e promoção da cidadania.

 

 

A formação de leitores decorre da espontaneidade e do prazer pela leitura.  Aspectos que nem sempre estão presentes no ambiente escolar, fazendo predominar o pretexto instrucional e o  caráter didatista da leitura que se torna mecânica e rotineira.

 

 

Um ambiente onde a leitura é  apresentada aos sujeitos sem restrições e imposições, proporciona aos alunos o exercício de sua autonomia enquanto leitores  e fascínio pelo ato de ler, tranformando o relacionamento  com o texto em algo espontâneo, dialógico e afetivo .

 

 Dessa forma, além de ultrapassar a fronteira da mera decifração dos signos linguísticos, o aluno começa a delinear uma nova visão de mundo e de leitura.

 

 

 

 

Gostar de ler é uma questão de hábito. Quem é apresentado aos livros ainda pequeno, tem mais chances de descobrir o prazer da leitura e se tornar um grande leitor.

 

 

 

Nos Caminhos da Leitura Prazerosa

 

 

Não há fórmulas prontas para ensinar a leitura prazerosa do texto literário, mas existem trajetos que se definem dentro de cada escola com seus professores e alunos.  Cabe ao primeiro o papel de estimular a criança a apreciar uma boa leitura e intervir adequadamente, contribuindo para a busca de uma aprendizagem significativa.

 

 

O projeto Varal Literário, desenvolvido pela Escola Municipal Guilherme Tell, está voltado para a questão do incentivo à leitura no ambiente escolar. Os livros são cuidadosamente escolhidos pelos professores e arrumados em varais ao longo da escola.

 

 

Alunos, professores, funcionários e responsáveis tem acesso livre, durante os intervalos do lanche, café e almoço, a esse acervo literário .

 

 

 

 A leitura permite entrar em contato com um mundo desconhecido, viajar e conhecer lugares e épocas diferentes, ampliando a capacidade cognitiva de cada ser.

 

 

 

 A leitura não é só uma das ferramentas mais importantes para o estudo e o trabalho, é um instrumento muito prazeroso para a vida.

 

 

 

O professor é, sem dúvida, o grande responsável pela busca de estratégias de leitura que melhor atendam aos alunos, e a sua ação será base do processo de formação de leitores.

 

 

 

 

Para que o gosto e o compromisso com a leitura aconteçam, a escola precisa mobilizar seus alunos internamente.  Aprender a ler (e também ler para aprender) requer esforço.  Para tanto, deve-se compreender que o ato de ler é interessante, desafiador e, se conquistada plenamente, dará autonomia e independência a quem o pratica.

 

 

Com o projeto, a Escola Municipal Guilherme Tell demonstra reconhecer a importância da literatura infantil e do incentivo para a formação do hábito de leitura na infância, idade em que todos os hábitos se formam.

 

 

Segundo Bamberger, o desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.

 

 

Concluindo, é fundamental o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe da unidade escolar que aposta na literatura infantil como um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa e significativa.

 

 

Parabéns a toda equipe da Escola Municipal Guilherme Tell por desenvolver nos seus educandos a capacidade de aprender a aprender através do domínio da linguagem, através da leitura e da escrita, com repercussão em todas as áreas do conhecimento.

 

 

Gostou deste projeto? Deixe uma mensagem para a escola e depois visite o seu blog para conhecer os outros projetos e atividades realizadas por seus professores. Você vai se encantar!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)
riodeleitores (213)

Comentários
Parabéns equipe da EM Guilherme Tell pelo maravilhoso trabalho! Adorei!!!!!!!!!!

Postado por KATIA BARBOZA em 16/11/2012 21:18