A A A C
email

Sexta-feira, 23/11/2012

Colhemos o que Plantamos!

Tags: 6ªcre, educaçãoinfantil.

 

Os alunos da Creche Municipal Zilka Salaberry estão cultivando diversos alimentos na horta, incentivados pelo projeto "Colhemos o que plantamos". A ação tem como objetivo ensinar a importância de uma alimentação saudável.

 

 

O papel desempenhado pela escola na formação de hábitos alimentares é muito importante.  É nela que grande número de crianças permanece por um longo período de tempo.

 

 

Estabelecendo um ambiente favorável à vivência de saberes e de sabores, a escola pode e deve estimular uma relação saudável da criança com o alimento, através de atividades recreativas e da construção de hortas. Com isso, propõe-se que o conhecimento sobre o processo de saúde seja construído, por cada aluno, pela ação compartilhada com os outros.

 

As informações básicas sobre saúde e nutrição transmitidas de maneira simples e atraente para crianças afetam a sua própria maneira de viver.  Elas serão transmissoras dessas informações para seus pais e para a comunidade onde estão inseridas.

 

 

 

 

Com a entrada na escola, um novo mundo se abre com novas amizades, outras formas de estar e de se alimentar. Este ciclo caracteriza-se pelo aumento da exigência intelectual, aumento da exigência física e aumento dos contactos sociais.

 

 

A má alimentação pode ter sérias consequências  para a criança em idade escolar. Ela pode ficar facilmente fatigada, incapaz de participar completamente das experiências de aprendizagem e  até perder aulas por estar frquentemente doente. Por este motivo, a escola e a família são muito importantes nessa idade, pois é por meio delas que a criança passa a conhecer novos alimentos.

 

 

Sabemos que, desde cedo, as crianças estão atentas ao mundo e aprendem com muita facilidade. Portanto, suas primeiras refeições são determinantes para formar hábitos alimentares, além de garantir condições de saúde para cresceram e se tornarem adultos que saberão fazer escolhas mais saudáveis.

 

 

Horta na Escola é Sinônimo de Alimentação Saudável

 

 

Como vimos, os hábitos alimentares são formados na infância e se mantêm por toda vida. Segundo Euclydes, a alimentação saudável, além de proporcionar prazer, fornece energia e outros nutrientes que o corpo precisa para crescer, se desenvolver e para manter a saúde . A alimentação deve ser a  mais variada possível para que o organismo receba todos os tipos de  nutrientes.

 

 

Pensando em promover bons hábitos alimentares e auxiliar no desenvolvimento de seus alunos, a Creche Municipal Zilka Salaberry, através do projeto Colhemos o que Plantamos, construiu, com suas crianças, uma horta no pátio da creche.

 

 

A equipe da creche aproveitou um dos espaços da instituição para criar canteiros e, cada turma pode plantar, colher, semear, apreciar o crescimento dos alimentos cultivados.  O projeto envolve toda  a comunidade escolar, pois os alunos levam os conhecimentos adquiridos para casa, influenciando os hábitos alimentares de seus familiares.

 

 

 

A prática de uma dieta balanceada e hábitos alimentares saudáveis desde a infância proporcionarão níveis ideais de saúde e favorecerão o perfeito desenvolvimento físico e intelectual, reduzindo os transtornos causados pelas deficiências nutricionais comuns a este estágio de desenvolvimento e evitando a manifestação da obesidade e outros distúrbios alimentares.

 

 

As educadoras levaram seus alunos para a horta que foi logo percebida pelas crianças como um espaço  envolvente, encantador e de muitas descobertas. Lá eles aprenderam como plantar, cuidar e colher os alimentos.

 

 

Depois de colhidas, as hortaliças foram encaminhadas para a cozinha da creche e utilizadas no preparo de lindas e saborosas saladas para serem consumidas pelos próprios alunos e professores. Tudo fresquinho e feito com muito carinho!

 

 

 

A família, a escola e a sociedade têm a responsabilidade de favorecer a adoção de um comportamento saudável por parte das crianças para que elas se tornem capazes de encontrar um equilíbrio alimentar e alcancem uma boa qualidade de vida com repercussões positivas na adolescência e na vida adulta.

 

 

 

A alimentação escolar tem como objetivos: suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos, melhorar a capacidade no processo ensino-aprendizagem e formar bons hábitos alimentares.

 

 

Ao realizar o projeto Colhemos o que Plantamos, a Creche Municipal Zilka Salaberry demonstra a consciência de que o tema deve ser inserido na escola devido a sua importância na promoção da saúde bem como na formação de valores e hábitos saudáveis.

 

 

Parabéns a toda equipe da Creche Municipal Zilka Salaberry  por investir e promover saúde através da alimentação e, assim, garantir a melhoria da qualidade de vida dos seus estudantes.

 

 

Envie o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca! Vamos trocar experiências e dividir saberes! Este espaço foi feito pra você, professor (a)! Utilize-o para aprimorar sua prática pedagógica!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatríciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)

Comentários
Maravilhoso trabalho da encantadora Creche Zilka. Parabéns a toda equipe e abraços nos meus miudinhos! Imagino a farra que foi o plantio e a colheita. Lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado por KATIA BARBOZA em 23/11/2012 21:19

Tive o prazer de conhecer a horta.A mesma feita com toda dedicação e carinho. Parabéns à direção,professoras,agentes e principalmente as lindas crianças.

Postado por Patrícia Lopes em 23/11/2012 23:24