A A A C
email

Terça-feira, 27/11/2012

Mestre Vitalino - A Arte do Cotidiano

Tags: 9ªcre, blogdeescola.

A professora Carla Medeiros Brum da E. M. Atenas, uma das Unidades Escolares da 9ª CRE, após uma aula passeio com a turma 1304 ao Museu Casa do Pontal, desenvolveu o Projeto "Brasil, um país multicultural - contribuição do povo brasileiro através da arte do cotidiano".

 

 

Professora Carla Brum e a Turma 1304

 

 

Vitalino Pereira dos Santos, Mestre Vitalino, se consagrou com sua arte de fazer bonecos em Caruaru, onde nasceu, em 1909. Ele usava o barro para se comunicar com o povo, já que não conhecia o mundo da escrita e da leitura. Fez da sua arte um movimento de representação da sociedade da época através do relato fiel do cotidiano.

 

 

 

 

Um homem simples, de vida economicamente difícil, não deixou de representar a sua história para o mundo. Esse paralelo foi mostrado para os alunos já que eles também precisam potencializar suas próprias habilidades e competências para transformarem a sua realidade - assim como fez Mestre Vitalino ao desenvolver sua habilidade artística.

 

 

 

 

 

É nessa vertente que a escola tem um papel fundamental: mostrar a realidade e capacitar os alunos a fim de contribuírem para uma sociedade melhor, mais justa e igualitária.

 

 

Na escola, além de assistirem ao documentário sobre o Mestre Vitalino, algumas obras foram reproduzidas com massa de modelar, assim como foram ampliados os conhecimentos a respeito da vida e obra do artista através de pesquisa em grupo. Colocando a mão no "barro" quer dizer, na massinha de modelar...

 

 

 

Releitura da vida cotidiana em homenagem a Mestre Vitalino.

 

 

BRINCADEIRAS INFANTIS

 

 

TRABALHO: VIOLEIRO, CASA DE FARINHA, VENDEDOR

 

 

EMOÇÕES: RELAÇÕES FAMILIARES E MORTE

 

 

Textos produzidos em sala pelos alunos, a partir da proposta:
Desenhe e escreva, use a sensibilidade e a imaginação e seja também um artista.


 

 

Os textos selecionados mostram a pluralidade acerca da obra figurativa que tem como representante Mestre Vitalino. Os textos foram colocados na íntegra, com seus erros ortográficos para evidenciar uma prática pedagógica pautada na coerência de buscar no dia a dia a construção de uma educação significativa e com qualidade. Em que o erro faz parte do processo e é através dele que crescemos e desenvolvemos nossas potencialidades. Afinal, as práticas de leitura e escrita precisam ter significado para quem escreve, pois nada adiantaria se os educandos não refletissem sobre sua escrita e reproduzissem textos mecânicos desprovidos de significados e significantes.

 

 

O livro Mestre Vitalino de André Neves, editora Paulinas, faz parte do acervo da Sala de Leitura e é perfeito para produção textual e enriquecimento sobre a cultura nordestina.

 

 

 

 

Visite o Museu Casa do Pontal e descubra a arte de um povo simples que se reinventa através de suas obras. Para mais informações acesse www.museucasadopontal.com.br.

 

 

Acesse esse e outros projetos no Blog da E. M. Atenas

 

 

Venha participar você também deste espaço. 

Compartilhe conosco uma atividade que a sua escola realizou.
 

 

 

Contatos da Representante da 9ª CRE:
Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves
Tel.: 94420157


 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (326)
blogdeescola (75)

Comentários
Lindo! Parabéns a professora Carla e aos alunos da turma 1304, que como Vitalino mostram o poder de superação, da força de vontade para transformar o cotidiano na eterna arte de viver os sonhos.

Postado por maria em 27/11/2012 07:28