A A A C
email

Terça-feira, 27/11/2012

Juventude e Poesia

Tags: 2ªcre, blogsdealunos.

 

Matheus e Gabriel, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Madrid, criaram o blog “Cartas de um Jovem Poeta” para compartilhar a autoria e o gosto pela poesia.

 

 

Os blogs são uma forma de publicação da Web 2.0 que propicia a autoria.  Eles integram uma geração da web que propõe o compartilhamento das informações e a colaboração na construção do saber. Uma das características da Web 2.0 é que podemos deixar de ser simplesmente receptores de informações - como acontecia na Web 1.0, vista apenas como repositório - para sermos produtores de conhecimentos e informações  compartilhadas e discutidas no universo online.

 

A professora Renata, representante do portal Rioeduca na 2ªCRE, ao visitar o blog “Cartas de um Jovem Poeta”, entrou em contato com a professora Nívea Segreto, professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Madrid, que mediou o contato com os meninos poetas.  Assim, conseguimos conhecer um pouco sobre estes jovens e o interesse deles pela poesia.

 

 

 

Imagem do blog criado por Matheus e Gabriel

 

A professora Nívea nos enviou um relato contando como os alunos desenvolveram o gosto pela leitura e pela criação de textos poéticos.


No último bimestre, a turma 1.802 da Escola Municipal Madrid realizou uma pesquisa e uma apresentação sobre a história do RAP (em inglês, a sigla significa "Rhythm and Poetry", ou seja, "ritmo e poesia") através do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) nas aulas de Língua Portuguesa.


 

 

Professora Nívea Segreto

 

A pesquisa incentivou a produção de textos visuais e muitos poemas que foram apresentados e lidos publicamente, em sala de aula, pela professora Nívea Segreto. Essas atividades motivaram os alunos Gabriel Cícero Veras e Matheus Mayworm, ambos com 14 anos, na criação de um blog no qual divulgariam suas produções poéticas.

 

Cartas de um Jovem Poeta – O gosto pela poesia

 

"O gosto pela poesia começou no 6° ano, quando minha professora de Língua Portuguesa, Eliana Dittadi, nos mostrou poetas famosos como Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Shakespeare. Tanto Eliana Dittadi quanto Nívea Segreto me ajudaram com a gramática e, principalmente, com a pontuação.   Desde então, escrevo minhas poesias.   Criei meu blog para que o mundo as visse.", diz Gabriel Cícero, da E.M. Madrid.

 

 

 

Aluno Gabriel Cícero - Escola Municipal Madrid

 

O encontro de Gabriel Cícero com Matheus Mayworm, na turma 1.802, aproximou as afinidades e o gosto por poemas. Segundo Matheus, suas primeiras produções poéticas aconteceram ainda na infância. Este ano, ele e Gabriel tornaram-se amigos e pensaram em uma forma de divulgar suas produções através da internet. Gabriel foi quem sugeriu a criação dos blogs poéticos para, inclusive, divulgar os textos um do outro.

 

"As aulas de português me incentivaram no momento em que a professora Nívea Segreto começou a recitar poesias e ler textos conosco em sala de aula.  Isso me ajudou, assim como ajudou o Gabriel. Principalmente com a pontuação que, até o momento, não era assim tão boa... Tudo começou quando a professora leu um poema, então me veio a ideia de mostrar para ela e ver como iria reagir. É... Deu no que deu...", afirma Matheus.

 

 

 

Matheus Mayworm - Aluno da Escola Municipal Madrid

 

"Fiquei um pouco envergonhado, porém feliz ao mesmo tempo. Acho que é um pouco de medo de ser ''zoado'' pelos meus colegas, mas depois que a professora Nívea as leu em sala, perdi o medo de escrever e recitar minhas poesias, tendo assim incentivo para a criação do blog.", afirma Gabriel.  Inicialmente, Matheus compartilhou da mesma insegurança: "Fiquei com um pouco apreensivo, pois não sabia se meus amigos iriam aceitar ou não."

 

Os jovens poetas chegaram a compor dois textos juntos para o blog, mas consideraram "saudável" a separação a fim de que cada um criasse seu próprio espaço virtual para a divulgação.  Atualmente, a timidez e insegurança iniciais se converteram em um sensacional processo criativo, respeitado e admirado por todos os colegas de classe. "Isso colaborou não só em um melhor desenvolvimento das habilidades linguísticas na produção escrita, mas também no incentivo à leitura, no desenvolvimento das sensibilidades, em uma melhor relação social com os colegas e na elevação da autoestima desses meninos.", diz a professora Nívea Segreto.

 

Gabriel amplia seu acervo poético através de leituras de escritores consagrados, nos quais se inspira: "Eu me volto muito às poesias e sonetos de Shakespeare, mas também leio muito Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, principalmente os poemas de amor que eles escrevem. Isso prende minha atenção aos poetas e poemas.". Já Matheus busca suas inspirações em situações experienciadas no dia a dia: "Sempre me inspirei em um amor, nas amizades, nos meus sentimentos... E também uso a poesia para denunciar governos corruptos!".

 

Parabéns ao Gabriel e ao Matheus pela iniciativa de compartilhar os textos poéticos e estimular o gosto pela poesia. Agradecimentos à professora Nívea Segreto por nos enviar o relato deste lindo trabalho.

 

Clique e conheça o blog Cartas de um Jovem Poeta

 

Gostou desta publicação? Clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook  e deixe um comentário.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Professora da rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
blogsdealunos (10)

Comentários
Parabéns professores e alunos! Lindo trabalho!

Postado por Elena Gurgel Pires em 27/11/2012 17:28

Esses dois são garotos muito bons, alegres e centrados, ao mesmo tempo. Parabéns pelo blog e pelo gosto pela poesia! E parabéns, Nívea, pelo incentivo! Beijões.

Postado por Paula Martins em 27/11/2012 18:38

Parabéns aos jovens poetas Gabriel e Matheus pelo belíssimo trabalho! Parabéns a você também, Renata Carvalho, pela 100ª publicação no Rioeduca! Vamos que vamos!

Postado por Nívea Segreto em 27/11/2012 19:06

Parabéns equipe Madrid!!!! Um abraço especial para os alunos Gabriel e Matheus e para querida Nívea!!!

Postado por Morgana Rezende em 29/11/2012 02:40