A A A C
email

Sexta-feira, 30/11/2012

Troféu Rioeduca 2012 - Noite de Alegrias

Em noite de festa no Viva Rio, 9 projetos e 3 blogs recebem o Troféu Rioeduca 2012

 

O que mudou na avaliação deste ano?


A elaboração do regulamento contou com a parceria da CED, representando a E/SUBE, de modo que houvesse um olhar ainda mais atento para a relevância pedagógica, o impacto sobre a aprendizagem e a observação das habilidades referendadas pelas Orientações Curriculares da Rede.


É importante que estejamos cada vez mais conscientes da finalidade pedagógica dos projetos desenvolvidos pelas Unidades Escolares, bem como da finalidade da utilização de blogs como ferramenta de aprendizagem.


No contexto escolar, os blogs devem favorecer aproximação entre a escola e sua comunidade, professores e alunos. Se bem utilizado, o blog escolar, por exemplo, permite maior reflexão sobre o Projeto Político Pedagógico.


Uma das grandes importâncias do blog é fazer com que a aula não fique restrita às horas em que o aluno passa na escola. Com o blog, os alunos acabam instigados a estudar mais e partilhar suas experiências para além do ambiente escolar.

 

Este ano a Seleção ocorreu em três etapas:


1ª Habilitação dos Inscritos – Foram ao todo 219 blogs e 162 projetos inscritos. A equipe E/SUBTE analisou e habilitou aqueles que estavam de acordo com as exigências do regulamento.


2ª Votação

Através do Portal Rioeduca – Foram selecionados e classificados mediante votação aberta a funcionários(as) e alunos(as) da rede, com e-mail rioeduca.net, através do formulário disponibilizado pelo Portal Rioeduca.


3ª Avaliação Final 


Este ano, os finalistas foram avaliados levando-se em consideração cinco critérios, sendo três subjetivos e dois objetivos.


Subjetivos:


Interação das Escolas com a comunidade;
Relevância Pedagógica
Relevância sociocultural dos projetos e blogs;


Objetivos:


Impacto na Aprendizagem (indicadores de rendimento IDEB e IDERIO das UEs)
Observância às Orientações Curriculares

 

Para avaliação dos critérios subjetivos, contamos com a participação de educadores renomados como Andrea Ramal (Doutora em Educação e Consultora de Educação da TV Globo), Mary Sue Carvalho Pereira (Educadora, Pesquisadora e Formadora de docentes nas áreas de integração Corpo e Mente), Marcos Cordiolli (educador e autor de Currículo Escolar: teorias e práticas e Sistemas de Ensino: políticas e legislação educacional no Brasil) etc.


Para avaliação objetiva, cruzamos dados dos resultados de avaliações como IDEB e IDERIO.

 

Outra novidade para este ano foi a criação da modalidade Blog de Aluno – Com a rede municipal do Rio de Janeiro incentivando cada vez mais a criatividade e o protagonismo do aluno, o Troféu Rioeduca, pela primeira vez, premiará um blog desenvolvido por alunos. Sob a tutoria de um professor, os blogs inscritos deveriam ter finalidade pedagógica e podiam ser do Grêmio Escolar, de uma determinada turma, de representantes de turmas, ou mesmo de em único aluno ou aluna da Unidade Escolar.

 

Para o ano de 2013, o subsecretário Rafael Parente anunciou algumas novidades, dentre elas a Metodologia de Projetos Rioeduca que será submetida às sugestões da rede antes de sua efetiva implementação que ocorrerá em fevereiro de 2013. Essa metodologia servirá como parâmetro para a participação de blogs e de projetos do Trofèu Rioeduca 2013.

 

Com uma linda cerimônia, à altura dos nossos finalistas, o vídeo gravado nas EM Pereira Passos e EM João de Camargo emocionou a plateia.  Afinal, depois de mais de dois anos de caminhada, o Portal Rioeduca consegue, cada vez mais, ser uma integração e uma extensão do que acontece nas nossas escolas.

ASSISTA AO VÍDEO:

 

 

Assista também ao vídeo com os finalistas e premiados

 

 

 

Professora Lilian Ferreira, Gerente do Portal Rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
Parabens a Escola Municipal leonardo da Vinci por mais esta Conquista "O troféu Rioeduca 2012". Neste Ano onde a Escola completa 50 anos, voces etão encerrando com chave de ouro. Parabéns a todos, Direção, Professores, Funcionário de Apoio, Alunos e Comunidade.

Postado por Sergio Almeida em 23/11/2012 09:23

Parabéns pela publicação! Clara, objetiva, elucidativa. Entendi perfeitamente os critérios que foram avaliados e pretendo participar em 2013 com a minha creche.

Postado por Selma em 01/12/2012 11:12

Muito bom ver o sucesso das Escolas Pereira Passos e João de Camargo da 1ª CRE! Escolas com gestores e professores que amam seu fazer pedagógico e marcam positivamente a vida de seus alunos. Um grande abraço às equipes. Ines Resende

Postado por Ines Resende em 02/12/2012 17:23