A A A C
email

Quarta-feira, 28/11/2012

Por que é Importante Jogar?

Tags: 6ªcre.

 

A professora Andréa Cardoso se destaca como grande alfabetizadora, utilizando o Programa Alfa e Beto.  Em 2011, ela foi homenageada pela Secretaria Municipal de Educação por ter conseguido um resultado de 100% dos alunos alfabetizados.   Para repetir o sucesso,  desenvolve suas aulas  com o auxílio de jogos que formam tanto o cognitivo quanto o afetivo.

 

Os jogos e brincadeiras estão entre os vários recursos que os professores têm a sua disposição.  São  instrumentos pedagógicos importantes e determinantes para a formação da criança.  O ato de jogar e brincar possibilita o desenvolvimento de habilidades necessárias para o processo de alfabetização e letramento.  Durante a realização dessas atividades, as crianças vivenciam diversas experiências, interagem, organizam o pensamento, tomam decisões, desenvolvem a abstração e criam maneiras diversificadas de jogar, brincar e produzir conhecimento.

 

 Sabendo que tanto o jogo quanto a brincadeira estão atrelados ao mundo infantil, a professora Andréa Cardoso utiliza-o como parte do ato de educar.  Esta opção demonstra seu compromisso consciente, intencional e modificador da sociedade.

 

 

 


Incluindo jogos e brincadeiras aos conteúdos aplicados, poderemos tornar o processo educativo mais agradável, resgatar a cultura e a tradição folclórica além de propiciar o desenvolvimento de conhecimentos nos aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais.

 

 

A professora Andréa Cardoso desenvolveu com os alunos da turma 1.101, da Escola Municipal Claudio Ganns, um jogo denominado Bingo de Palavras. Em um primeiro momento, ela realizou, com as crianças, a leitura das palavras que utilizaria no bingo.  As palavras foram retiradas do manual de consciência fonética do Programa Alfa e Beto. Em seguida, os educandos dobraram o papel oferecido pela professora para confeccionarem as cartelas.

 

 

 


A escola precisa facilitar a aprendizagem, utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de aquisição da linguagem escrita. Para tanto, o saber escolar deve ser valorizado socialmente e a alfabetização deve ser um processo dinâmico e criativo.

 

 

 

O jogo educativo surgiu no século XVI como suporte da atividade didática e sua utilização expandiu-se no início do século XX estimulada pelo crescimento da rede de ensino infantil e pelas discussões sobre as relações entre jogos e Educação. Em qualquer tipo de jogo a criança se educa, já que o jogo é educativo em sua essência.

 

 

Depois da cartela devidamente dividida, cada criança escolhia, no manual de consciência fonética, as palavras que gostaria de ter na sua cartela de bingo. Trabalhando com jogos, a professora Andréa conta com um ambiente descontraído, onde a aprendizagem acontece naturalmente.

 

 

O momento do sorteio foi de grande alegria e expectativa para os alunos. Todos ficaram ansiosos para ver a palavra que seria sorteada e verificar se estava em sua cartela. A felicidade tomava conta daquele que a tinha escrita.

 

 

 

Bertoldi (2003) ressalta que a criança que tem seus primeiros contatos com a aprendizagem de forma lúdica, provavelmente, poderá desenvolver um vínculo mais positivo com a educação formal e estará mais fortalecida para lidar com os medos e frustrações inerentes ao processo do aprender.

 

 

 

O lúdico é um trabalho de ação pedagógica com enfoque no desenvolvimento e construção da linguagem, gestos, sons, imagens, fala e escrita.

 

 

A professora Andréa Cardoso se destaca como grande alfabetizadora  devido a este trabalho de excelência que realiza, utilizando o Programa Alfa e Beto. Em 2011, ela foi homenageada pela Secretaria Municipal de Educação por ter conseguido um resultado de 100% dos alunos alfabetizados.

 

 

 

É possível, através de jogos e brincadeiras, formar indivíduos com autonomia, motivados para muitos interesses e capazes de aprender rapidamente.

 

 

Parabéns à professora Andréa Cardoso pelo brilhante trabalho de alfabetização que vem desenvolvendo com seus alunos. Com o emprego de jogos em suas aulas,  está garantindo um clima de prazer fundamental para ela, enquanto educadora, e para seus educandos; pois a sala de aula é um espaço de encontro, de inclusão e de trabalho mútuo. E, somente assim, ela pode ser significativa para o aluno e para o professor.

 

 

Gostou desta postagem? Envie você também o seu projeto para a representante do Rioeduca da sua CRE! Vamos aproveitar este espaço de interação e troca de experiências! Nós somos a seXta CRE!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)

Comentários
A professora Andrea vem desenvolvendo um lindo trabalho com seus alunos. É um orgulho tê-la em nossa Equipe. Parabéns professora Andrea Cardoso!!! Obrigada pela linda postagem Patrícia Fernandes. Nós somos a 6ª CRE!!!

Postado por Valdéris em 30/11/2012 13:51

Parabéns professora pelo belo trabalho!

Postado por Christiane Penha em 01/12/2012 12:31

Parabéns Andréa seu trabalho é magnifico. Sinta-se feliz e motivada! Bjs

Postado por Luciane em 02/12/2012 23:38

Parabéns minha querida pela valorização do seu trabalho. Muito sucesso na sua vida profissional.

Postado por Andréa dos Anjos Arêas em 10/12/2012 21:14