A A A C
email

Sexta-feira, 07/12/2012

Leitura no Berçário! Por que não?

Tags: 6ªcre, riodeleitores, educaçãoinfantil.

 

Durante o ano de 2012, a professora Ana Paula Oliveira do Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Rosenice Rocha Roque, realizou com os bebês entre 6 e 24 meses o projeto No meu Berço tem Lugar para Livros, tendo por objetivo principal desmistificar a capacidade dos bebês pelo prazer em ler.

 

 

 

Leitura no Berçário! Por que não?

 

 

Acredite: não é perder tempo ler para quem ainda nem aprendeu a falar! Quando a escritora de livros infantis Tatiana Belinky perguntou ao pediatra em que momento deveria começar a educar seu filho, então com 3 meses de vida, ouviu como resposta: "Você já está atrasada".

 

 

Parece mera  frase de efeito. O fato, porém é que o  doutor está coberto de razão. Não há idade para dar início à educação de uma criança. Isso vale também para o incentivo à leitura! Bebês podem até não entender todo o enredo de uma história, mas a leitura em voz alta os coloca em contato com outras dimensões da linguagem oral e escrita, que serão importantes em seu desenvolvimento.

 

 

 

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus alunos.

 

 

"Eles percebem que a fala do dia a dia é diferente daquela usada numa leitura, que tem cadência, ritmo e emoção. Entendem, por exemplo, que há um começo, um clímax e um desfecho", explica Fraulein de Paula, doutora em Psicologia Escolar.

 

 

Especialistas acreditam que, para alguém se  interessar por livros na vida adulta, é  fundamental que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo. Ou seja, estimular a leitura dentro  do berçário pode  ser o caminho mais curto para a  formação de um Futuro Leitor.

 

 

 

"Manuseando um livro, as crianças são capazes de identificar a existência da grafia e passam a estabelecer uma relação direta com a linguagem escrita", afirma Fraulein.

 

 

Berçário de Lê!

 

 

Para despertar a paixão pelos livros nos pequenos do EDI - Espaço de Desenvolvimento Infantil -  Professora Rosenice Rocha Roque, a Professora Pesquisadora Ana Paula Oliveira realizou com os bebês entre 6 e 24 meses o projeto No meu Berço tem Lugar para Livros.

 

 

Este projeto tem por objetivo principal desmistificar a capacidade dos bebês pelo prazer em ler. Além disso, pretende estimular o acesso e o prazer pela leitura, estreitar laços entre a instituição e a família e entre os próprios familiares.

 

 

 

O projeto foi desenvolvido com a ajuda das agentes auxiliares de creche Fernanda, Marisa Batista, Zilza, Jussara e Simone.

 

 

O projeto foi desenvolvido em três etapas que foram sendo colocadas em prática  durante o ano de 2012. Na 1ª etapa foi feita a apresentação dos livros aos bebês, com o objetivo de estimular a exploração individual e em pequenos grupos dos mesmos; criar o hábito da contação de história e favorecer o acesso à cultura letrada.

 

 

A segunda etapa contou com a parceria dos pais e responsáveis, que fizeram visitas à sala de atividades para contar histórias e degustar este momento tão importante ao lado do bebê, podendo, assim, conscientizá-los sobre os benefícios do hábito de ler.

 

 

Na terceira e última etapa foi realizada a Ciranda de Livros, que procurou favorecer o momento família e despertar o interesse e o prazer pela leitura.

 

 

 

O interesse pela leitura deve-se inculcar desde o berço, e tratar com persistência e dedicação, que se converta num hábito. É fundamental para as crianças que aprendam a buscar conhecimentos mediante a leitura desde a mais tenra idade.

 

 

A professora Ana Paula, juntamente com as agentes auxiliares de Creche, comprovaram que com o desenvolvimento deste projeto, os bebês e a família obtiveram vários benefícios: prazer em ler e ouvir histórias; foi  desenvolvida a função social da leitura; facilitou o desenvolvimento da fala; proporcionou prazer entre pais e filhos; fortaleceu a parceria entre família e escola e, principalmente, a reflexão sobre a importância e o prazer pela leitura.

 

 

 

Os benefícios do livro para as crianças são incalculáveis e para toda a vida. Leva a criança a querer ler, a buscar saber, a adentrar-se no mundo da arte, do desenho e da imagem através das ilustrações. Aumenta sua habilidade de escutar, desenvolve seu sentido crítico, aumenta a variedade de experiências, e cria alternativas de diversão e prazer para ela.

 

 

Diante dos resultados obtidos, considera-se imprescindível que a leitura seja feita desde o berçário, com o objetivo de levar as crianças a desenvolverem seus próprios sentimentos com relação ao que ouvem, que interajam com seus pares e professores, que sintam-se acolhidos em um momento de cuidado e que vivenciem experiências para o desenvolvimento das múltiplas inteligências; principalmente aquela referente à linguagem.

 

 

Parabéns à professora Ana Paula e às Auxiliares de Creche por ajudarem na construção da identidade dos alunos e por oportunizarem o acesso à cultura letrada.

 

 

Envie o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca! Aproveite este espaço para divulgar o seu trabalho! Este espaço é meu, é seu, é nosso! Nós somos a seXta CRE!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)
riodeleitores (213)

Comentários
Parabéns Profª Ana Paula pela maravilhosa iniciativa! Parabéns EDI Rosenice pela qualidade, compromisso e paixão na realização do trabalho! À vocês todo o meu carinho e admiração!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado por KATIA BARBOZA em 08/12/2012 12:37

"O desenvolvimento da leitura é um processo constante que aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora" Parabéns professora pelo rico trabalho!

Postado por Emyli em 19/01/2013 20:26

Parabéns!!!! Adorei a iniciativa de vocês. Peguei algumas sugestões para orientar a professora que também trabalha no berçário. Partindo dessa iniciativa é construímos cidadãos para a vida.

Postado por ILDELENA PRADO AMARAL em 21/04/2015 11:24

Olá professoras também sou professora, sempre trabalhei com maternal e esse ano aceitei o desafio de trabalhar com a turma de berçário estou em constante pesquisa nos sites e parabéns pelos trabalhos garotas e logo voltarei para ver as novidades que me ajudam muito.

Postado por Denise Beltramini em 27/03/2016 19:02