A A A C
email

Sexta-feira, 01/03/2013

Acolhimento e Capacitação

Tags: 10ªcre, semana de capacitação.


 

 

Professores das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro retornaram às atividades no dia 1º de fevereiro de 2013 para mais um ano letivo com muitas novidades. 

 

Começou vigoroso o ano letivo de 2013. No dia 31 de janeiro, foi realizada a aula inaugural pela secretária Claudia Costin para todos os diretores das escolas do Rio de Janeiro.

 

O encontro da secretária com os diretores aconteceu na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na última quinta-feira do mês de janeiro, e foi centrada na proposta de expansão gradativa do programa de horário integral.

 

Em seu discurso, Claudia Costin apresentou como uma das suas metas, já para 2013, que 156 escolas estejam funcionando em turno único, com sete horas para alunos do 1º ao 6º ano e com oito horas para alunos do 7º ao 9º ano.

 

Escolas são prédios que só funcionam se puder contar com alunos, professores e funcionários, e, nessa aula inaugural, Claudia Costin lembrou que vai dar continuidade à política de contratação de professores com 40 horas, para que os mesmos trabalhem em uma única escola e venham a criar cada vez mais vínculo afetivo e profissional com seus alunos.

 

Visando estreitar os laços dos professores com sua escola, suas turmas e seus alunos, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, pelo quarto ano consecutivo, promove uma semana inteira voltada para o acolhimento e para a capacitação profissional.

 

Em 2012, foram oferecidos cerca de setenta encontros, cursos, oficinas, seminários e outras modalidades de eventos, não apenas para professores, mas também para auxiliares de creches, merendeiras e funcionários administrativos.

 

Para 2013, além dos 59 cursos oferecidos para os profissionais da Rede Municipal de Educação, incluindo todas as disciplinas, níveis de ensino e áreas de atividades, com palestras na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire e em todas as Coordenadorias Regionais de Educação, as unidades escolares também promoveram atividades de acolhimento e de capacitação, tendo como público-alvo a sua própria clientela.

 

Foi o caso da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, localizada no bairro de Santa Cruz, que promoveu um ciclo de palestras focalizando temas de interesse dos professores.

 

Na apresentação do dia 1º de fevereiro, além da alegria do reencontro amistoso, os professores da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes também assistiram ao vídeo da aula inaugural, marcando o início do ano letivo.

 

A semana de 4 a 7 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, foi totalmente dedicada ao ciclo de palestras com a apresentação de convidados especiais.

 

Mantendo contato antecipado com profissionais de áreas diversas, o diretor João Luiz e a diretora adjunta Denise, contando com o apoio da coordenadora pedagógica Sheila e do professor de apoio à direção Márcio Lemos, convidaram quatro especialistas para falarem sobre temas de interesse geral dos educadores.

 

Na segunda-feira, dia 4 de fevereiro, foi a vez do professor e psicólogo José Zaib falar sobre programação neurolinguística, abordando o estudo integrado entre a mente, o cérebro, a linguagem e o comportamento.

 

Semana de Capacitação na Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, dia 4 de fevereiro de 2013. Dinâmica: Aprendendo a contar de “Um até três”.

 

A palestra do diretor técnico do Instituto de Neurolinguística e Psicologia Aplicada (INeP) foi de grande interesse e motivação, tendo em vista uma série de exercícios e atividades práticas, que contou com a participação de todo o grupo presente.

 

 


O Estatuto da Criança e do Adolescente (E.C.A.), direitos e deveres das crianças e do adolescente, composição e objetivos dos conselhos tutelares foram temas tratados no encontro realizado no dia 5 de fevereiro. Evento que proporcionou uma oportunidade para que os professores pudessem apresentar suas dúvidas, relatar vivências em sala de aula e em outros espaços sociais e também conhecer alguns dispositivos legais que devem ser levados em consideração, sempre que as questões disciplinares envolvendo o aluno ultrapassem o limite normal do bom convívio escolar.

 

Para falar sobre os socorros de urgência, que muitas vezes são necessários em atividades de educação física, ou nas ações normais dentro de uma escola, foram convidadas duas profissionais.

 

Alessandra de Oliveira Nascimento, capitã do Corpo de Bombeiros Militar e enfermeira do Centro Municipal de Saúde Lincoln de Freitas Filho (CMSLFF), e Jaqueline Rodrigues da Silva, acadêmica de Enfermagem, também do CMSLFF, apresentaram uma palestra seguida de inúmeras experiências práticas, contando com a colaboração dos próprios professores, que fizeram inúmeras perguntas no decorrer da exposição.

 

 

 

 

 


Coube à professora II aposentada, Márcia Moraes da Fonseca, que também é psicóloga e já foi regente da Sala de Leitura da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, fazer o encerramento do ciclo de palestras da Semana de Capacitação.

 

Com sua experiência de quase trinta anos como educadora, tendo atuado com destaque em núcleos de adolescentes, a professora Márcia Moraes focalizou principalmente a relação dos adultos com as crianças e com os jovens, trazendo muitas informações e esclarecimentos que certamente serão de grande valia para o trabalho dos profissionais da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes.

 

 


Sinvaldo do Nascimento Souza, professor representante do Rioeduca na 10ª CRE
Contatos: E-mail: sinvaldosouza@rioeduca.net

Facebook/SinvaldoSouza
Twitter: @SinvaldoNSouza
 

 

 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
10 (1)

Comentários
A capacitação visa promover a melhoria da qualidade do Ensino oferecido e tem foco na preparação dos trabalhadores em Educação para o desenvolvimento humano e social dos educandos de nossa rede de ensino!

Postado por Helena(bytroia) em 04/03/2013 02:04