A A A C
email

Segunda-feira, 13/01/2014

Excelência Acadêmica e Protagonismo Juvenil

Tags: 1ªcre, capacitação, protagonismo juvenil, gecs.

 

 

É possível existirem escolas públicas inovadoras, com tecnologia de ponta, e professores exclusivos para estas unidades? É verdade que nelas o aluno é o personagem principal? Pode um jovem contar seus sonhos, expectativas de vida e ter ao seu lado professores que o apoiem em busca dessas realizações? Sim! Leia o texto na íntegra e se encante com a Educação de Qualidade realizada nos Ginásios Cariocas da cidade do Rio de Janeiro. São os GECs!

 

 

Ginásio Experimental Carioca - Sonho Possível

 

 

Implantado na rede desde 2011, os GECs atendem a jovens do segundo segmento (6º ao 9º anos). O programa é sustentando em três eixos – excelência acadêmica, apoio ao projeto de vida do aluno e educação para valores. Os alunos estudam em horário integral, têm mais tempos de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês, contam com salas temáticas e com professores em dedicação exclusiva.

 

 

 

 

Os GECs possuem uma estrutura física diferenciada, aulas digitais, tecnologia ao alcance dos adolescentes e material didático construído pelos próprios professores da rede. Além disso, a Educopedia é constante aliada nos estudos dos alunos.

 

 

Os Ginásios Cariocas são o exemplo de que a soma de inovação, tecnologia, protagonismo juvenil, determinação e garra da equipe envolvida, transformam, não só a realidade do aluno, mas de sua família e da comunidade no qual está inserido.

 

 

Protagonismo Juvenil - Salto de Qualidade na Educação

 

 

Experimente perguntar a um jovem o que sonha, sente, ou deseja para sua vida. Ouça com atenção aos seus anseios, ideias inovadoras, desejo de mudanças e transformação da realidade. É possível que o adulto se surpreenda com a gigantesca capacidade de sonhos que os adolescentes possuem. E é com esse olhar que os educadores dos GECs começam a alinhar a excelência acadêmica dos estudos ao protagonismo juvenil. Deste modo, cada aluno inicia o processo de se perceber como protagonista de sua vida, autor de sua própria história.

 

 

Alunos do GEC Rivadávia Corrêa em um estudo multidisciplinar sobre a Biodiversidade Fluminense.

 

 

Semana de capacitação nos GECs da 1ª CRE:
Formação e atualização em prol de uma escola inovadora

 

 

No dia 5 de fevereiro, o GEC Nilo Peçanha, localizado no bairro de São Cristovão, recebeu cerca de 70 professores de outros ginásios para formação e troca de experiências sobre Estudo Dirigido e Eletivas. São eles: GEC Mario Paulo de Brito, Orsina da Fonseca e Rivadávia Corrêa. Também estavam presentes professores do 1º GEA (Ginasio Experimental de Artes) Vicente Licinio Cardoso.

 

 

O acolhimento foi realizado de modo especial pelo GEC Nilo Peçanha, que preparou carinhosamente a recepção para os colegas. Todos os participantes estavam conscientes da grande responsabilidade que é ser um professor mediador, parceiro e integralmente dedicado. A união e o espírito de equipe era sentido em todos os momentos: no dar as mãos, no olhar, no sorriso e na emoção estampada no rosto ao ouvir as experiências relatadas pelos colegas.

 

 

Professores participam da dinâmica "Teia" na Capacitação realizada no GEC Nilo Peçanha.

 

 

Os professores descreveram os desafios vividos e as vitórias obtidas. Trocaram experiências sobre como deve ser o Estudo Dirigido e sobre a importância das Eletivas (disciplinas da parte diversificada do Ginásio, já que os alunos optam por uma a partir de seus sonhos e expectativas para o futuro). Os professores do GEC acolhedor disseram que as mais procuradas são: Karatê, Tênis de mesa, Xadrez, Jornal, Matemática para concursos, HQ e Multimídia e Teatro das Letras.

 

 

Professores em Capacitação trocando experiência sobre Estudo Dirigido e Eletivas.

 

 

Educar é e sempre será um exercício contínuo, desafiador e belo. O protagonismo juvenil gera mudanças decisivas na realidade dos alunos.  Ser um professor mediador e parceiro do jovem na descoberta de novos conhecimentos é um trabalho que dá resultados significativos que acompanham o aluno por toda vida.

 

 

Alunos do GEC Rivadávia Corrêa comemoram IDEB alcançado!

 

Para saber mais sobre nossos GECs, clique nos links abaixo,

e não esqueça de comentar a postagem!

 

Blog do GEC Nilo Peçanha

Blog do GEC Rivadávia Corrêa

Ginásio Experimental Carioca

Ginásio Experimental de Artes Visuais

Educopédia

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *


Professora Rute Albanita
   Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

1ªcre (383)
protagonismo juvenil (4)
gecs (1)

Comentários
É de impressionar o trabalho que a prefeitura esta fazendo com as escolas. Estou realmente maravilhado!!!!

Postado por Robson Souza em 25/02/2013 09:13

protagonismo juvenil é o mehor que se pode dar a estes adolescentes! Parabéns para os professores que se dedicam a este trabalho, dando a oportunidade dos jovens serem autônomos e se tornarem autores da própria história!

Postado por Lilia em 25/02/2013 09:43

GEC é uma novidade! Tomara que todas as escolas do rio sejam assim! Parabéns , professora Rute pela postagem! A gente acaba se emocionando mesmo.

Postado por Renata em 25/02/2013 10:07

A cada vez que leio esses relatos vejo o quanto melhorou a educação da cidade. Sorte dessas crianças!Parabéns!

Postado por luzivaldo Laurindo em 25/02/2013 11:47

Parabéns pelo trabalho!

Postado por Débora em 25/02/2013 16:35

Fico muito feliz em poder constatar estes resultados maravilhosos, em tão pouco tempo. Parabéns a toda equipe!

Postado por José Luiz em 25/02/2013 18:18

O protagonismo juvenil estimula a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal dos jovens atingidos, mas com o desenvolvimento das comunidades em que os jovens estão inseridos. Dessa forma, o protagonismo juvenil contribui para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito mais incorporados, o que contribui para uma proposta de transformação social. Parabéns a todos os professores do GEC!

Postado por Patrícia Fernandes em 25/02/2013 18:19

O Ginásio Carioca tem sido de muito importância para a melhoria da educação. Uma Educação de qualidade se faz assim também. Parabéns a todos da 1ª CRE pela correta utilização deste protagonismo juvenil.

Postado por Helena (by troia) em 25/02/2013 23:17

Minha filha ainda está na creche. Que eu amo! Fico feliz que as escolas estejam tão boas, sei que quando ela for adolescente, as escolas estarão ainda melhores!

Postado por Kelly em 26/02/2013 16:57