A A A C
email

Quarta-feira, 20/02/2013

Está na Hora de Pensar nas Reuniões de Responsáveis

Tags: professor.



 

As reuniões de responsáveis geralmente deixam todos os envolvidos um tanto ansiosos. Pais, alunos e, inclusive, professores aguardam ansiosamente por este momento.

 

 

 

 

 

Muitas reuniões destinadas aos responsáveis ocorrerão durante o ano letivo. Elas têm por objetivo agregar a família ao ambiente escolar compartilhando interesses e metas em prol do aluno, precisam tornarem-se produtivas e agradáveis.

 

Os encontros devem ser planejados não só por professores, mas também com o envolvimento do coordenador pedagógico e da direção para, previamente, estabelecerem o objetivo principal (ou específicos) daquela reunião.

 

A primeira reunião do ano pode ser feita através de um convite e deve priorizar o acolhimento aos responsáveis, afinal, eles precisam sentir que estão sendo bem recebidos. Geralmente, além da apresentação da professora, são repassados informes da escola, objetivos do ano o qual a criança irá cursar, além de dicas de como auxiliar seu filho no dia a dia.

 

 

 

 

 

Ao longo do ano, ocorrerão outras reuniões e, obviamente, terão outros objetivos, porém a receptividade precisa ocorrer em todas.

 

Seguem algumas sugestões que podem tornar as reuniões de responsáveis mais prazerosas e próximas ao sucesso:

 

  • trace o(s) objetivo(s), juntamente com a equipe pedagógica conforme o que se pretende: reunião de apresentação, reunião temática ou bimestral;
  • distribua bilhetes com o convite previamente;
  • faça a divulgação na escola utilizando-se de cartazes sobre reunião, reforçando dia e hora;
  • seja pontual e sucinto: não deixe que a reunião torne-se aparentemente “interminável”;
  • apresente a pauta da reunião;
  • leitura de textos são interessantes;
  • propor uma dinâmica tende a deixar reunião mais agradável e informal;
  • é interessante o professor utilizar recursos tecnológicos existentes em sua escola (como computador e data show) no decorrer da reunião, a fim de torná-la mais atrativa e menos tediosa;

 

 

Exemplo de um vídeo com mensagens que pode ser usado numa reunião.

 

 

 

  • não trate especificidades dos alunos. Lembre-se que o objetivo não é esse, já que os pais não convocados para tratar assuntos individuais, isso poderá ser feito num outro momento e, inclusive, deve ser esclarecido para que eles se sintam mais à vontade;
  • caso o espaço permita, exponha trabalhos dos alunos ou fotos. É uma maneira de envolvê-los nas atividades desenvolvidas pelos alunos;
  • faça uma retrospectiva do que foi traçado como objetivo no ano anterior (caso seja a primeira reunião) ou no bimestre anterior.
  • não deixe de registrar a presença dos responsáveis, desta forma, você professor, tem mais um registro de acompanhamento da família.

 

Professor, discuta com sua equipe os benefícios de se pensar em equipe, trace coletivamente os critérios da reunião da sua escola, e lembre-se: não deixe de avaliá-los posteriormente e... boa sorte!

 

 

 Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal

e colaboradora do Portal Rioeduca.

E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 


 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

professor (110)

Comentários
Neste encontro a Escola apresenta as intenções educacionais, o planejamento anual, as mudanças em relação ao ano anterior e faz a apresentação formal da equipe que vai atuar diretamente naquela série...A presença dos responsáveis é de extrema importância!

Postado por Helena (by troia) em 20/02/2013 01:52