A A A C
email

Sexta-feira, 08/03/2013

Meia Hora de Leitura

Tags: 10ªcre, incentivo à leitura, pé de vento, alfabetização.

 

O projeto “Meia hora de leitura”, da Escola Municipal Mário Lago, tem a professora Maria Cristina como a sua principal incentivadora.

 

 

 

Escrevo este texto em pleno período de férias escolares. É 23 de janeiro, quarta-feira bastante quente. Tarde convidativa para bons mergulhos em uma das praias lindas da nossa cidade. Mas as três professoras estão lá na escola, tal como havíamos combinado.

 

Chego à Escola Municipal Mário Lago já com o expediente encerrado para o público externo. Na quadra, ao lado do estacionamento dos automóveis, várias crianças batendo bola. Converso com duas meninas que estão aparentemente melancólicas.

 

 - Queria que as aulas começassem logo, diz uma delas.

 

 - É muito chato, ficar sem fazer nada, acrescenta a outra.

 

São alunas da escola, com nove, talvez dez anos, que estão saudosas. Querem aulas. Querem “fazer alguma coisa nas férias”, como insistem em afirmar.

 

Se elas estão falando em voltar à escola em pleno período de férias, seria possível concluir que gostam da escola? Que indícios poderíamos apontar, além do bom trabalho dos profissionais da educação na Escola Mário Lago e do ótimo relacionamento da direção com toda a comunidade escolar?

 


 

Na escola, sou recebido pela diretora Kátia, pela diretora adjunta Nara e pela professora Maria Cristina. Pelo horário oficial estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação para este período de férias, já poderiam estar em casa, mas estão ali, pois fazem questão de prestar um depoimento para o Rioeduca.

 

Conversamos sobre os avanços alcançados na Escola Mário Lago, depois que as novas gestoras assumiram.

 

Em resumo, as principais transformações verificadas no período de um ano e alguns poucos meses são assinaladas com palavras como comprometimento, responsabilidade, bom relacionamento, planejamento participativo, seriedade no trabalho, bons exemplos, estreitamento das relações com os pais, mães, responsáveis e comunidade escolar, e realização de culminâncias dos projetos com maior frequência.

 

São muitos os projetos da Escola Municipal Mário Lago. Tanto os de âmbito interno, como aqueles propostos pela 10ª CRE ou pela SME Rio. E a diretora Kátia relembra as palavras da secretária de Educação, Claudia Costin, repetidas pela coordenadora pedagógica Gracinha Muller: que “o administrativo deve sempre trabalhar em proveito do pedagógico”, não o contrário.

 

 

 

Gravo um breve depoimento da professora Maria Cristina que, segundo a diretora Kátia, tem se destacado pelo excepcional desempenho das suas funções.

 

Maria Cristina Machado Inácio Borba, a Cris, é bastante jovem, mas já tem pelo menos dez anos de magistério.

 

Na Escola Mário Lago, a professora Cris tem dado aulas para alunos das turmas de 2º ano com atividades diversificadas, mas sempre buscando focalizar a leitura.

 

O projeto “Meia hora de leitura”, conforme explica a diretora adjunta Nara Vilar, foi encampado por todos os professores, com outros tantos desdobramentos, como a “Ciranda de livros”, empréstimos, roda de leitura e incentivo ao diálogo permanente dos alunos entre si sobre o conteúdo do livro que leu.

 

Cris também menciona o seu trabalho com o “Pé de Vento” que, segundo ela, tem contribuído muito para ampliar o interesse dos alunos pela leitura e ajudado também no processo de alfabetização.

 

Para a professora Maria Cristina, o projeto “Meia hora de leitura” tem sido um verdadeiro sucesso porque, além de todas as ações promovidas pela escola para incentivar a leitura em sala de aula, os responsáveis também passaram a se envolver, já que as crianças levam os livros para casa e pedem aos pais e parentes para que façam a leitura em família.

 


Sinvaldo do N. Souza, professor representante do Rioeduca na 10ªCRE
Contatos: E-mail: sinvaldosouza@rioeduca.net

Facebook/SinvaldoSouza
Twitter: @SinvaldoNSouza


 

 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
10 (1)

Comentários
Parabéns professora Maria Cristina da Escola Municipal Mário Lago pelo trabalho de bom gosto e engrandecimento cultura. Funcionário valorizado individualmente e realizando seu trabalho fará sempre o coletivo profissional transparecer!

Postado por Helena (by troia) em 08/03/2013 21:40

Parabéns Mary!!! Além de amiga, meu filhinho estava nessa turma e sei como seu trabalho foi valioso. Sinvaldo como diretora da escola quero te agradecer por mais uma vez retratar lindamente o nosso trabalho. Volte sempre!!!

Postado por Katia Bezerra em 09/03/2013 14:00

Parabéns a professora Maria Cristina e a toda Equipe da Escola Municipal Mário Lago pelo excelente trabalho realizado.

Postado por Angelina Rodrigues em 20/03/2013 07:20