A A A C
email

Quinta-feira, 23/01/2014

A 9ª CRE Tem Um Líder Carioca

Tags: 9ªcre.

Hoje vamos conhecer o Líder Carioca da 9ª CRE: o professor Holem Martins! Ele é diretor da E. M. Professor Manoel Maurício e faz parte do grupo de servidores selecionados e capacitados para ocupar os cargos estratégicos da Administração Municipal

 

 

 

Formatura dos Líderes Cariocas no Palácio da Cidade no dia 18 de janeiro.

 

De um total de 1.300 inscritos no processo seletivo do Programa Líderes Cariocas, foram selecionados 130 servidores. São médicos, arquitetos, enfermeiros, professores e tantos outros técnicos da prefeitura que, além de treinamento nas Secretarias, passaram por um ciclo de capacitação, incluindo um curso de gestão da COPPEAD, escola de pós-graduação em negócios da UFRJ.

 

A avaliação para a formação desses líderes levou em conta o cargo, as habilidades em lógica, matemática, comunicação e a competência para liderança.

 

 

Prefeito Eduardo Paes: capacitação em cargos-chave.

 

Segundo o prefeito Eduardo Paes, a formação vai melhorar o desempenho da administração pública. “O Rio está vivendo um momento decisivo e temos uma chance de virada fantástica. Neste cenário, temos que consolidar ainda mais a administração pública para que o processo virtuoso seja irreversível”, acredita.

 

Além de oferecer uma nova especialização profissional aos servidores da Prefeitura, o Programa Líderes Cariocas tem como objetivo realocar talentos de reconhecida competência em cargos-chefe da administração pública municipal.

 

Gerido pela Fundação João Goulart, o Programa tem seu aporte logístico na Casa Civil, cabendo a esse Órgão o acompanhamento das metas a serem cumpridas por cada Líder Carioca. Além do pagamento de bônus de até dois salários como prêmio anual de desempenho, a permanência dos servidores líderes no Programa está condicionada ao alcance dessas metas.

 

Falando de Metas

 

Cada líder carioca apresentou à Fundação João Goulart suas metas individuais para este ano de 2013. Essas metas foram submetidas ao titular de cada pasta para que sejam validadas e publicadas no Diário Oficial do Município.


Para que sejam validadas, as metas devem atender aos seguintes critérios:

 

  • Impacto no Plano Estratégico;
  • Impacto no Acordo de Resultados;
  • Impacto nas atividades do Órgão;
  • Dificuldade de implantação (o quanto as metas são desafiadoras);
  • Clareza da Meta Individual apresentada.

 

 

Professor Holem com sua equipe administrativa.

 

Tendo como referência o Pacto pela Alfabetização, que norteia as ações da SME, o Professor Holem apresentou as seguintes metas ao Programa Líderes Cariocas:


  • Ampliação do Programa de Alimentação Escolar, buscando atingir 75% do total de alunos e aumentando em 50% o número de alunos atendidos no ano de 2012;
  • Implantação da escovação supervisionada, com a meta de atingir 75% dos alunos, contra os atuais 50% de alunos que fazem escovação diária;
  • Combate ao absenteísmo dos responsáveis às reuniões escolares, buscando reduzir os índices de ausência de 70% no final de 2012, para 35% ao final de 2013;
  • Implantação de recursos de acessibilidade em 50% dos espaços de uso coletivo da escola, com instalação de piso tátil e placas com sistema Braille, além de rampas e corrimãos;
  • Ampliação no número de alunos alfabetizados no 3º ano, saindo dos atuais 80% (resultado de 2012), para 90% ao final de 2013.

 

 

Professor Holem com os alunos do 5º ano – o objetivo principal de todo o trabalho de gestão.
 

 

Em todas essas ações, buscou-se oferecer aos alunos da Escola Municipal Professor Manoel Mauricio condições plenamente satisfatórias para que o processo de aprendizagem se coadune com as Metas previstas pela SME.

 


Nas palavras do professor Holem: 

 

Avaliando o Programa Líderes Cariocas em seus diversos aspectos, podem ser destacados nessa iniciativa da Prefeitura do Rio:

 

  • A valorização dos servidores e o resgate da credibilidade na instituição, a partir de um processo seletivo transparente e idôneo que possibilitou aos servidores que se destacaram por seus méritos e competências acesso a um curso de excelência numa Escola de Gestão de nível internacional (COPPEAD/UFRJ), capacitando-os para ocuparem cargos estratégicos na administração municipal. Vale destacar que alguns desses Líderes já estão ocupando as “cadeiras quentes” de diversos órgãos da Prefeitura do Rio.

 

  • Outro aspecto bastante positivo desse Programa é a possibilidade de um maior conhecimento e integração dos diversos órgãos da prefeitura, surgido em decorrência da formação de turmas e grupos de trabalho multidisciplinares, em que servidores de diferentes cargos e funções se debruçaram sobre os problemas da cidade, estudando e formulando projetos que possibilitem o resgate do “prazer de ser carioca” e de viver numa cidade, de fato, maravilhosa.”

 

Professor Holem apresentando as metas de Líder Carioca à sua equipe de trabalho.

 

 

Para saber mais sobre essa matéria acesse os links abaixo:

http://www.rio.rj.gov.br/web/portaldoservidor/exibeconteudo?article-id=3525328

http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=3524558

 

 

Profª Márcia Cristina Alves Representante da 9ª CRE:

E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net

Twitter: @marciacrisalves


 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (326)

Comentários
Pude verificar de perto o trabalho realizado pelo Professor Holem e parabenizo a contribuição dada ao Programa de Alimentação Escolar!

Postado por Roberta Lopes em 28/02/2013 15:37

Parabéns Professor Holem Martins e sua equipe, também a 9ª CRE pela excelência em educação.

Postado por Helena(by troia) em 04/03/2013 02:40