A A A C
email

Terça-feira, 05/03/2013

O Dia da Mulher Está Chegando...

Tags: 7ªcre, projetos, diadamuher.

 

 

No dia 8 de março, será comemorado o Dia Internacional da Mulher. A importância desta data pode ser trabalhada desde a Educação Infantil. Pensando desta forma, as professoras Vera Lúcia dos Santos e Stefânia Franco Fontana da E.M. Octavio Frias de Oliveira iniciaram atividades voltadas  para esse tema, que fazem parte do projeto Identidade.

 


O Projeto Político Pedagógico da E.M. Octavio Frias de Oliveira tem como um dos principais objetivos a construção do conhecimento através de projetos significativos que permitam à criança interagir com seu grupo social de forma lúdica, criativa, autônoma e harmoniosa. Em 2013, o tema gerador é Educação de Verdade: Educação de Qualidade.


Na educação infantil, a questão da Identidade é fundamental para despertar na criança o interesse pela sua história, da sua família, seu relacionamento com a comunidade e com o mundo em que vivem. A partir da história Maria Vai Com as Outras, os nomes das crianças foram apresentados, assim como o nome Maria, que é a personagem principal da história.

 

 

A partir de uma roda de conversa e do nome Maria, as crianças relataram nomes femininos e também puderam falar das tarefas, profissões e importância das mulheres, lembrando, é claro, de suas mães. 


 

 

As crianças também ouviram a música Garota de Ipanema (de autoria de Vinícius de Moraes e Tom Jobim) que, além de exaltar a beleza feminina, também fala de uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro. Desta forma, as professoras conseguiram reunir uma atividade para lembrar do aniversário da cidade, mostrando os pontos turísticos, assim como, ressaltando a importância da presença feminina em nossas vidas.


Durante o ano, as professoras da Educação Infantil trabalharam outras músicas de Vinícius de Moraes juntamente com a Sala de Leitura em um projeto dedicado ao compositor, por ocasião de seu centenário.


No dia 8 de março, as crianças da Educação Infantil produzirão tulipas de dobradura para homenagear suas mães e também as mulheres da escola.

 

 

 

Conheça a origem do Dia da Mulher:

 

 

 

A filosofia educacional da E.M. Octavio Frias de Oliveira é desenvolver a personalidade do educando em seu destino singular como um ser produtivo para a comunidade a que pertence. Trabalhando datas comemorativas, inseridas dentro de um projeto pedagógico, as crianças podem conhecer e entender melhor a vida em sociedade e suas próprias histórias de vida.

 

CURIOSIDADE

 

 

Você conhece as unidades escolaresda da 7ª CRE com nomes femininos?

Veja aqui: 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 

x

p> x

x


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
7ªcre (337)
diadamuher (1)

Comentários
Que tal usar o Dia da Mulher para, de fato, se aprofundar mais na natureza feminina e na história de luta que combateu e ainda combate a opressão do então considerado sexo frágil?

Postado por Helena(by troia) em 06/03/2013 00:54